Colaboração e comunidade

design de uma rede social voltada para artistas com foco na experiência do usuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.867

Palavras-chave:

Design Digital, Aplicativo, Redes sociais, Artistas

Resumo

O período em que surgiram as primeiras redes sociais é denominado Web 2.0; é nesse contexto em que se observa a criação de comunidades na internet. Com as novas tecnologias, os usuários conseguem compartilhar seus próprios conteúdos, identificar interesses em comum e formar laços. Para os artistas, nota-se uma escassez de espaços seguros para esse público, já que as plataformas atuais têm um viés mercadológico, de portfólio; resultando em ambientes pouco acolhedores para obras amadoras. Nesse cenário, este estudo teve como objetivo projetar uma rede social que permita o desenvolvimento da comunidade artística, com foco na experiência do usuário. Para tal, utilizou-se o framework proposto por Garrett (2011), que estrutura o projeto para experiência do usuário em cinco planos: Estratégia, Escopo, Estrutura, Esqueleto e Superfície. Por fim, obteve-se um protótipo de alta fidelidade da rede social “Cheers!”, cuja finalidade é incentivar o engajamento mútuo e positivo entre usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Arissa Kawagoe, Universidade Estadual Paulista

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Designer Gráfica graduada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem como temas de interesse: design digital, design de interfaces (UI), experiência do usuário (UX) e ilustração.

Maurício Elias Klafke Dick, Universidade Estadual Paulista

Professor Assistente Doutor no Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde integra o Laboratório de Pesquisa e Extensão Inky Design e o grupo de pesquisa "Design Contemporâneo: sistemas, objetos e cultura". Designer Gráfico graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é doutor e mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem como temas de interesse: publicação digital, design editorial, design digital, experiência do usuário (UX) e design da informação.

Isabella Mari Ono, Universidade Estadual Paulista

Designer Gráfica graduada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem como temas de interesse: design digital, design de interfaces (UI), experiência do usuário (UX) e ilustração.

Referências

APPTOPIA. About Paigeeworld - Art Community. 2018. (https://apptopia.com/ios/app/571154498/about)

BADIGER, K. G., PRABHU, S. M., & BADIGER, M. 2018. Application of Web 2.0 and Web3.0: An Overview. International Journal of Information and Movement, 119–125. DOI: https://doi.org/10.26761/IJRLS.3.2.2017.1263

BAXTER, Mike; IIDA, Itiro. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2011.

COOPER, Alan. About Face: The Essentials of Interaction Design. 4 ed. Indianapolis: Wiley Publishing, 2014.

DECK, Andrew. AI-generated art sparks furious backlash from Japan’s anime community. Rest of World, 27 out. 2022. (https://restofworld.org/2022/ai-backlash--anime-artists/)

EDWARDS, Benj. Artists stage mass protest against AI-generated artwork on ArtStation. Ars Technica, 15 dez. 2022. Disponível (https://arstechnica.com/information-technology/2022/12/ArtStation-artists-stage-mass-protest-against-ai-generated-artwork/)

FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. In: Renote. Novas tecnologias na Educação. V. 11. N. 1. Cinted – UFRGS. 2013. (https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/41629/26409) DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41629

GARRETT, Jesse James. The elements of user experience : user-centered design for the Web and beyond. 2. ed. [S. l.: s. n.], 2011.

GIBBONS, Sarah. Journey Mapping 101. Nielsen Norman Group, [s. l.], 9 dez. 2018. (https://www.nngroup.com/articles/journey-mapping-101/)

GOOGLE PLAY. Artfol – Apps on Google Play. 2024. (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.Artfol&hl=en_US)

HASSENZAHL, Marc. The hedonic/pragmatic model of user experience. 2007. In: LAW, Effie; VERMEEREN, Arnold;

HASSENZAHL, Marc; BLYTHE, Mark (org.). Towards a UX Manifesto. Lancaster, p. 10-14, 2007.

LOWDERMILK, Travis. Design centrado no usuário. [S. l.]: Novatec, 2013. (https://www.google.com.br/books/edition/_/_XqKDQAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&pg=PA4)

MURR, Caroline Elisa; FERRARI, Gabriel. Entendendo a gamificação: o que é, para que serve, potencialidades e desafios. Florianópolis: UFSC : UAB, 2020. Recurso eletrônico. (https://sead.paginas.ufsc.br)

PAIGEEWORLD. Goodbye from PaigeeWorld. 2019. (https://web.archive.org/web/20190917235722/https://membership.paigeeworld.com/goodbye/)

SCHLATTER, Tania; LEVINSON, Deborah. Visual Usability: Principles and Practices for Designing Digital Applications. Waltham: Morgan Kaufmann, 2013.

SIMÃO, J. Relação entre os Blogs e Webjornalismo. PRISMA.COM, 3, 148-164, 2006 (https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2115)

Downloads

Publicado

2025-04-14

Como Citar

Kawagoe, C. A., Dick, M. E. K., & Ono, I. M. (2025). Colaboração e comunidade: design de uma rede social voltada para artistas com foco na experiência do usuário. DAT Journal, 10(1), 125–148. https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.867