Do metal à joia: o caminho artesanal
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i2.881Palavras-chave:
Design de Joias, Joalheria, Joias, OurivesariaResumo
Este artigo explora o design de joias sob uma perspectiva projetual, detalhando o processo artesanal de montagem em ourivesaria conforme metodologia proposta por Spinassé e Cateb (2022). O estudo descreve minuciosa- mente as cinco etapas envolvidas na confecção manual de joias: fundição dos metais preciosos para obtenção de lingotes ou rilhas; produção dos compo- nentes metálicos através de processos como laminação, trefilação e recorte; união das partes por técnicas de brasagem e fixação; aplicação de gemas e materiais complementares por meio de diferentes estilos de cravação; e, finalmente, o acabamento da peça, que pode incluir polimento, texturização ou galvanoplastia. Com base em observações sistemáticas realizadas em ateliê e referenciado por literatura especializada, o artigo se propõe a ampliar o repertório técnico dos designers de joias, oferecendo subsídios práticos e conceituais sobre o caminho artesanal de transformação do metal em adorno. Além disso, discute a separação das atribuições entre projeto e produção no contexto da joalheria contemporânea, ressaltando a relevância de compreender os processos de fabricação para qualificar a atividade projetual.
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