Habilidades necessárias para gestão de negócio de moda

. Lacunas identificadas pela Revisão Sistemática da Literatura (RSL)

Autores

  • Susana Samagaia Garcia da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina; IFSC.
  • Fernanda Hänsch Beuren UFSC; UDESC. https://orcid.org/0000-0003-1338-9660

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.970

Palavras-chave:

Revisão Sistemática da Literatura, Negócios de Moda, Freelancers, Indústria do Vestuário de Santa Catarina

Resumo

Derivada da dissertação de mestrado “Framework Conceitual: Habilidades de gestão de negócio para freelancers que atuam nos sets fotográficos para a indústria do vestuário de Santa Catarina”, esse artigo apresenta lacunas de pesquisa relacionadas a gestão de negócio de moda para a indústria do vestuário a fim de contribuir com freelancers do setor, que atuam nos sets fotográficos nas funções de fotógrafos, maquiadores e/ou cabeleireiros, produtor/stylists de moda, videomaker e produtor executivo, ao produzir imagens e vídeos para indústria do vestuário. Inicialmente o trabalho buscou identificar as lacunas por meio da Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A pesquisa é aplicada e a metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura. Iniciou-se a pesquisa usando as combinações de palavras-chave aderentes a proposta (Ferenhof; Fernandes, 2016). Na sequência, determinou-se os filtros utilizados, como por exemplo a limitação de tempo (Silva, 2023). O relatório para revisões sistemáticas e metanálises PRISMA (Moher et al., 2015) estruturara a RSL em etapas, e classificou-se a pesquisa em identificação, seleção, elegibilidade e inclusão. Os resultados obtidos para análise de conteúdo foram quatro (4) artigos (Zhao; Davis; Copeland, 2018; Lang; Liu, 2019; Marniati; Witcjaksono, 2020; Nana; Staden; Coetzee, 2021), entre os setenta e quatro (74) selecionados para análise bibliométrica, destacando principalmente as necessidades identificadas (Nana; Staden; Coetzee, 2021): habilidades de planejamento, financeiras e habilidades de marketing, que orientam e embasam o desenvolvimento do Framework Conceitual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Samagaia Garcia da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina; IFSC.

Mestra em Design de Vestuário e Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora substituta do IFSC.

Fernanda Hänsch Beuren, UFSC; UDESC.

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Professora efetiva da UDESC.

Referências

AMARAL, Bárbara R. do. Real Realidade Plástica: O Glamour Do Feio E Do Sujo Na Indús- tria Da Moda. 2014. 36 f. Monografia (Especialização) – Curso de Faculdade de Comunicação, Publicidade e Propaganda, Universidade de Brasilia, Brasilia, 2014. Cap. 13. Disponível em: https://core.ac.uk/display/196880779 Acesso 18 jun. 2022

ANTONINI, Martina A. Lo Shooting Fotografico e la Fashion Stylist: Protagonista e Inter- prete Dell’Immagine che Cambia. 2015. 117 f. Tese (Doutorado) – Corso di Laurea Magistra- le In Design Per Il Sistema Moda, Scuola del Design, Politecnico di Milano, Milano, 2015. Cap. 6. Disponível em: https://www.politesi.polimi.it/handle/10589/117423 Acesso 14 dez. 2021

BAITENIZOV, Daniyar T.; DUBIDA, Igor N.; CAMPBELL, David F. J.; CARAYANNIS, Elias G.; AZATBEK, Tolkyn A. Freelance as a Creative Mode of Self-employment in a New Economy (a Literature Review). Journal of the Knowledge Economy, [S. 1], v. 10, n. 1, p. 1-17, dez. 2018. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s13132-018-0574-55 ACESSO DOI: https://doi.org/10.1007/s13132-018-0574-5

CHO, Wonho; CHO, Sung E.; Entrepreneurial Challenges in Business Model for the Gig Economy: Agendas for Research and Business Development. Internation Journal of Entre- preneurship, London, v. 24, n. 1, p. 1-11, 2020. Disponível em http://www.abacademies.org/articles/entrepreneurial-challenges-in-business-model-for-the-gig-economy-agendas-for--research-and-business-development-8962.html. Acesso 7 set. 2022

CHORDÀ, Henar L.; La Produccion Fotográfica em las Revistas de Moda Masculina: La edición Española de la Revista Esquire. Um Caso Concreto. 2018. 117 f. TCC (Graduação_- Curso de Ciências de La Comunicación, Universidad Rey Juan Carlos, Madrid, 2018. Cap. 8. Disponível em http://burjcdigital.urjc.es/handle/10115/15771. Acesso 20 jul. 2022

CHIAVENATO, Idalberto. Vamos Abrir um Novo Negócio? São Paulo: Makron Books, 1995. 139 p.

CIETTA, Enrico. A Economia da Moda: Porque Hoje um Bom Modelo de Negócios Vale Mais Do Que Uma Boa Coleção. 1. ed. São Paulo: Estação das Cores e Letras, 2017

COBRA, Marcos. Marketing & Moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007. 260 p.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Indústria Fica Menos Concentrada Regional- mente. Número Nota Econômica n.º 19. Ano 7. Número 19, jun. 2021

DAL BELLO, Letícia C.; Diretrizes Semióticas Aplicadas na Concepção de Editoriais de Moda. 2020. Dissertação (Mestrado em Moda) – Programa de Pós Graduação em Design de Vestuário e Moda – PPGMODA, Centro de Artes – CEART, Universidade do Estado de San- ta Catarina – UDESC, Florianópolis, 2020. Disponível em https://www.udesc.brarquivos/ceart/id_cpmenu/9601/diretrizes_semioticas_aplicadas_na_concepo_de_editoriais_de_modaleticia_dal_bello_16184231776129_9601.pdf. Acesso 14 dez 2021

DAMIAN, Daniela; MANEA, Criprian. Causal Recipes For Turning Fin-Tech Freelancers Into Smart Entrepreneurs. Journal of Innovation & Knowledge, [S. 1], v. 4, n. 3, p. 196-201, jul. 2019. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jik.2019.01.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jik.2019.01.003

DILLON, Susan. Princípios de Gestão de Negócio de Moda. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2012, 180 p.

FERENHOF, Helio A.; FERNANDES, Roberto F. Desmistificando a Revisão da Literatura como Base para Redação Científica. Método SFF. Revista ACB, [S. 1], v. 21, n. 3, p. 550-563, dez. 2016. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1194 Acesso em 16 jun. 2023

GIANESI, Irineu G. N.; CORRÊA, Henrique L. Administração Estratégica de Serviços. São Paulo: Atlas, 2006. 233 p.

KOEHLER, Ana L. Salão de Negócios: Uma Estratégia para o Setor Vestuarista. 2008. 77 f. TCC (Graduação) – Curso de Bacharelado em Moda, Departamento de Moda – DMO, Uni- versidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis, 2008. Cap. 5. Disponível em https://sistemabu.udesc.Br/pergamumweb/vínculos/000000/000000000000A/00000A3D. pdf. Acesso 14 jul. 2022

KREUTZ, Katia. Filmmaker e Videomaker: Existe Diferença? 2018. Disponivel em https://www.aicinema.com.br/filmmaker-e-videomaker-existe-diferenca/. Acesso 29 jul. 2022

KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 4.º ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2012, 179 p.

LANG, Chunmin; LIU, Chuanlan; The Entrepreneurial Motivations, Cognitive Factors, and Barriers to Become a Fashion Entrepreneurial: A Direction to Curriculum Development for Fashion Entrepreneurship Education. Internation Journal of Fashion Design, Tech- nology and Education, [S. L], v. 12, n. 2, p. 235-246, fev. 2019. Informa UK Limited. http:// dx.doi.org/10.1080/17543266.2019.1581844. Disponível em http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17543266.2019.1581844. Acesso 17 maio 2022 DOI: https://doi.org/10.1080/17543266.2019.1581844

LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel A. Marketing de Serviços: Pessoas Tecnologia e Estratégia. 7. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 530 p.

MACÊDO, Elena T. G. R.; Produção Executiva no Audio Visual Brasileiro. A Formação Profissional Sob a Ótica do Ensino Superior e do Curso de Cinema e Audio Visual da UFF. 2019. Monografia (Licenciatura em Cinema e Audio Visual) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Departamento de Cinema e Vídeo, Universidade Federal Fluminen- se, Niterói, 2019. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/12554/ELENA%20GOES%20-%20PRODU%C7%C3O%20EXECUTIVA%20NO%20AUDIOVISUAL%20BRASILEIRO_TCC.pdf;jsessionid=0D45D957609E53FF3D87A04F74F764E0?sequence=1. Acesso 14 dez. 2021

MCASSEY, Jaqueline; BUCKLEY, Clare. Styling de Moda. Porto Alegre: Bookman, 2013

MARNIATI; WITCJAKSONO, Andre D.; Curriculum Implementation, Entrepreneurship Mo- tivation, and Fashion Entrepreneurship – Case Study of Student Learning Outcomes in Regular Classes and Entrepreneurship Classes. Internation Journal of Fashion Design, Te- chnology and Education, [S. L], v. 13, n. 3, p. 317-324, jul. 2020. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/17543266.2020.1799078. Disponível em http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17543266.2020.1799078. Acesso 15 jun. 2023

MEADOWS, Toby. Como Montar e Gerenciar uma Marca de Moda. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013

MILLER, Piotr. Freelance Workers—Experiencing a Career Outside an Organization. Qua- litative Sociology Review, [S.L.], v. 16, n. 4, p. 90-104, 31 out. 2020. Uniwersytet Lodzki (Uni- versity of Lodz). http://dx.doi.org/10.18778/1733-8077.16.4.06. Disponível em: https://cza- sopisma.uni.lodz.pl/qualit/article/view/8563. Acesso 17 maio 2022

MOHER, David; SHAMSEER, Larissa; CLARKE, Mike; GHERSI, Davina; LIBERATI, Alessandro; PETTICREW, Mark; SHEKELLE, Paul; STEWART, Lesley A. Preferred Reporting Items for Sys- tematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P) 2015 Statement. Systematic Re- views, [S. L], v. 4, n. 1, p. 1-9, jan. 2015. Springer Science and Busiess Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/2046-4053-4-1. Disponível em http://www.systematicreviewsjournal-biomedcentral.com/articles/10.1186/2049-4053-4-1/#citeas. Acesso 15 jun. 2023

NANA, Keshni; STADEN, Hanlie Van; COETZEE, Nicolene. Business Skills Development for a Successful Fashion Business in Peri-Urban Communities, South Africa. The Southern African Journal of Entrepreneurship and Small Business Management, [S. L], v. 13, n. 1, p. 1-13, dez. 2021. AOSIS. http://dx.doi.org/10.4102/sajesbm.v13il.401 Disponível em http://dxdoi.org/104102/sabjesbm.v13il.401. Acesso 17 maio 2022

NICOLETTI, Maíra M. Diretrizes de Desenvolvimento de um Instrumento Metaprojetual para a Concepção e Condução de Negócios de Moda. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Moda) – Curso de Pós-graduação em Desing, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2019. Cap. 6. Disponível em https://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISI-NOS/8806. Acesso 18 jul. 2022

OPAIT, Gabriela; DAMIAN, Daniela; CAPATINA, Alexandru. Freelancer as an Entrepreneur: A Choice as Career Development. Marketing and Management of Innovations, [S. L], n. 3,

p. 327-340, 2019. Sumy State University. http://dx.doi.org/10.21272/mmi.2019.3-25 Disponível em http://mmi.fem.sumdu.edu.ua/sites/default/files/25_A312-2019_0.pdf. Acesso 13 out. 2022

PERIOTO, Adriano M. et al.; A Comercialização de Commodities. ANAIS DO FÓRUM DE INICIA- ÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, v. 6, n. 6, 2015. Disponível em: https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/1862/1791. Acesso 07 nov. 2022

PORTELA, Sara S.; Fotografia de Moda – do Making Of à Imagem Final. 2014. Dissertação (Mestrado em Design de Comunicação de Moda) - Escola de Engenharia, Universidade do Minho, out. 2014. Disponível em: https://is.gd/CgfojE. Acesso 14 dez.

MARNIATI; WITCJAKSONO, Andre D.; Curriculum Implementation, Entrepreneurship Motivation, and Fashion Entrepreneurship – Case Study of Student Learning Outcomes in Regular Classes and Entrepreneurship Classes. Internation Journal of Fashion Design, Te- chnology and Education, [S. L], v. 13, n. 3, p. 317-324, jul. 2020. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/17543266.2020.1799078. Disponível em http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17543266.2020.1799078. Acesso 15 jun. 2023 DOI: https://doi.org/10.1080/17543266.2020.1799078

MEADOWS, Toby. Como Montar e Gerenciar uma Marca de Moda. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013

MILLER, Piotr. Freelance Workers—Experiencing a Career Outside an Organization. Qua- litative Sociology Review, [S.L.], v. 16, n. 4, p. 90-104, 31 out. 2020. Uniwersytet Lodzki (Uni- versity of Lodz). http://dx.doi.org/10.18778/1733-8077.16.4.06. Disponível em: https://cza-sopisma.uni.lodz.pl/qualit/article/view/8563. Acesso 17 maio 2022 DOI: https://doi.org/10.18778/1733-8077.16.4.06

MOHER, David; SHAMSEER, Larissa; CLARKE, Mike; GHERSI, Davina; LIBERATI, Alessandro; PETTICREW, Mark; SHEKELLE, Paul; STEWART, Lesley A. Preferred Reporting Items for Sys- tematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P) 2015 Statement. Systematic Re- views, [S. L], v. 4, n. 1, p. 1-9, jan. 2015. Springer Science and Busiess Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/2046-4053-4-1. Disponível em http://www.systematicreviewsjournal-biomedcentral.com/articles/10.1186/2049-4053-4-1/#citeas. Acesso 15 jun. 2023 DOI: https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1

NANA, Keshni; STADEN, Hanlie Van; COETZEE, Nicolene. Business Skills Development for a Successful Fashion Business in Peri-Urban Communities, South Africa. The Southern African Journal of Entrepreneurship and Small Business Management, [S. L], v. 13, n. 1, p. 1-13, dez. 2021. AOSIS. http://dx.doi.org/10.4102/sajesbm.v13il.401 Disponível em http://dxdoi.org/104102/sabjesbm.v13il.401. Acesso 17 maio 2022 DOI: https://doi.org/10.4102/sajesbm.v13i1.401

NICOLETTI, Maíra M. Diretrizes de Desenvolvimento de um Instrumento Metaprojetual para a Concepção e Condução de Negócios de Moda. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Moda) – Curso de Pós-graduação em Desing, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2019. Cap. 6. Disponível em https://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISI-NOS/8806. Acesso 18 jul. 2022

OPAIT, Gabriela; DAMIAN, Daniela; CAPATINA, Alexandru. Freelancer as an Entrepreneur: A Choice as Career Development. Marketing and Management of Innovations, [S. L], n. 3, p. 327-340, 2019. Sumy State University. http://dx.doi.org/10.21272/mmi.2019.3-25 Disponível em http://mmi.fem.sumdu.edu.ua/sites/default/files/25_A312-2019_0.pdf. Acesso 13 out. 2022 DOI: https://doi.org/10.21272/mmi.2019.3-25

PERIOTO, Adriano M. et al.; A Comercialização de Commodities. ANAIS DO FÓRUM DE INICIA- ÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, v. 6, n. 6, 2015. Disponível em: https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/1862/1791. Acesso 07 nov. 2022

PORTELA, Sara S.; Fotografia de Moda – do Making Of à Imagem Final. 2014. Dissertação (Mestrado em Design de Comunicação de Moda) - Escola de Engenharia, Universidade do Minho, out. 2014. Disponível em: https://is.gd/CgfojE. Acesso 14 dez.

VALLEJO, Natalia M.; Set Design: El Espacio como Infraestructura de un Fashion Film. 2020. 125 f. Monografia (Especialização) - Curso de Arquitetura, Universidad Politecnica de Madrid, Madrid, 2020. Cap. 7. Disponível em: https://oa.upm.es/cgi/export/64995/. Acesso 19 jul. 2022

ZHAO, Li; DAVIS, Lizhu; COPELAND, Lauren. Entrepreneurial Intention: An Exploratory Study of Fashion Students. Journal of Enterprising Culture, Louisiana, v. 26, n. 1, p. 27-50, mar. 2018. Disponível em: www.worlddcientific.com. Acesso 17 maio 2022 DOI: https://doi.org/10.1142/S0218495818500024

Downloads

Publicado

2025-04-14

Como Citar

Silva, S. S. G. da, & Beuren, F. H. (2025). Habilidades necessárias para gestão de negócio de moda: . Lacunas identificadas pela Revisão Sistemática da Literatura (RSL). DAT Journal, 10(1), 225–242. https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.970