Paris do Segundo Império

Diálogo visual entre progresso e memória pelas lentes de Charles Marville e Eugène Atget

Autores

  • Kattia Regina Mirabello Muraro Universidade Anhembi Morumbi https://orcid.org/0009-0007-1638-1142
  • Mirtes Cristina Marins de Oliveira cação da Universidade de São Paulo; Universidade Anhembi Morumbi.

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.980

Palavras-chave:

Paris do Segundo Império, Reformas de Haussmann, Fotografia, Charles Marville, Eugène Atget

Resumo

O artigo aborda a profunda transformação de Paris durante o Segundo Império, fundamentando-se em estudos de pensadores críticos da modernidade e estabelece um diálogo visual construído pelas lentes de dois fotógrafos icônicos: Charles Marville e Eugène Atget. Durante um período marcado pela modernização e pela reconstrução urbana, a cidade se torna palco de intensas mudanças que, registradas com precisão e sensibilidade artística, revelam muito mais do que simples documentos visuais. As obras desses fotógrafos capturam a essência de uma metrópole em transição, onde o progresso dialoga constantemente com a memória. A fotografia, nesse contexto, desponta como um meio poderoso de preservação histórica e de interpretação das dinâmicas sociais e culturais da época. O estudo instiga a reconhecer nas imagens do passado uma potente ferramenta para entender a complexidade de uma cidade em constante evolução e as múltiplas facetas que moldaram sua identidade ao longo do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kattia Regina Mirabello Muraro, Universidade Anhembi Morumbi

Mestranda em Design no PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), MBA Master of Business Administration pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER). Especialista em Retail Design e Visual Merchandising pelo Istituto Europeo di Design (IED) e em Design de Interiores pela Panamericana Escola de Arte e Design (EPA). Graduada em Design de Interiores pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e Design de Moda pela Universidade Paulista (UNIP). Possui ampla experiência nas áreas de Design de Interiores, Retail Design, Varejo de Moda, Cosméticos e Beleza, Visual Merchandising, Marketing e Branding, atuando como consultora no desenvolvimento de projetos estratégicos para esses segmentos.

Mirtes Cristina Marins de Oliveira , cação da Universidade de São Paulo; Universidade Anhembi Morumbi.

Mestre e doutora em Educação: História e Filosofia e Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP, 2020). É docente e pesquisadora na Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e Pós-Doutora pela FE-USP. Coordena o curso Histórias da Arte Moderna e Contemporânea no MASP (2021). É coordenadora do PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi.

Referências

ATGET, Eugène. Corsets: Boulevard de Strasbourg, Paris, 1912. 1 fotografia. Disponível em: https://onlyoldphotography.tumblr.com/post/41242840571/eug%C3%A8ne-atget-boulevard-de-strasbourg-corsets. Acesso em: 12 jan. 2025.

ATGET, Eugène. Rue de la Montagne-Sainte-Geneviève, 1898. 1 fotografia. Disponível em: https://www.photo12.com/fr/image/hrm19g02_288. Acesso em: 12 jan. 2025.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BENJAMIN, Walter. Passagens. São Paulo: Ufing, 2021.

HARVEY, David. Paris: capital da modernidade. São Paulo: Boitempo, 2015.

MARVILLE, Charles. Boulevard Haussmann (du Faubourg St Honoré). c. 1853-70. 1 fotografia. Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Marville-Charles-Boulevard-Haussmann-du-Faubourg-St-Honore-c-1853-70-StateLibrary_fig2_339426722. Acesso em: 12 jan. 2025.

MARVILLE, Charles. Percement de l’avenue de l’Opéra à travers la Butte des Moulins, vers 1877. 1 fotografia. Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Marville-Charles-Boulevard-Haussmann-du-Faubourg-St-Honore-c-1853-70-StateLibrary_fig2_339426722. Acesso em: 12 jan. 2025.

OLIVEIRA, Moracy. O fotógrafo de Paris. 2014. Disponível em: https://olhave.com.br/2014/01/o-fotografo-de-paris/. Acesso em: 8 dez. 2024.

REYNAUD, Françoise. Eugène Atget: Un choix de photographies extraites de la collection du Musée Carnavalet. Introduction par Françoise Reynaud. Parisby Centre National de la photographie, 1984.

THÉRY, Marie de. Charles Marville. Introduction par Marie de Théry. Paris: by Centre National de la photographie, 1996.

Downloads

Publicado

2025-04-14

Como Citar

Muraro, K. R. M., & Oliveira , M. C. M. de. (2025). Paris do Segundo Império: Diálogo visual entre progresso e memória pelas lentes de Charles Marville e Eugène Atget. DAT Journal, 10(1), 27–40. https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.980