Considerações sobre o "Pattern"

Autores

  • Andréa Graciano
  • Sérgio Nesteriuk
  • Gilbertto Prado

DOI:

https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i2p76-90

Palavras-chave:

Artes Visuais, Pattern, Design de superfície, Design patterns, Tipografia, Padronagem, Design de jogos

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar conceitos associados ao termo pattern e sua aplicação em diferentes áreas do conhecimento. Por meio da investigação bibliográ ca, surgem duas principais abordagens para o assunto: o pattern como motivo visual utilizado amplamente no design de superfície e como solução encapsulada, proposta originalmente para a arquitetura mas que, posteriormente, se torna referência no desenvolvimento de sistemas no campo da ciência da computação. Este trabalho apresenta, também, exemplos de utilização prática do pattern na tipografia e no design de jogos em função de seu caráter modular e reutilizável.

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Publicado

2016-12-27

Como Citar

Graciano, A., Nesteriuk, S., & Prado, G. (2016). Considerações sobre o "Pattern". DAT Journal, 1(2), 76–90. https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i2p76-90