Digital illustration course for projects with augmented reality technology

Authors

  • Eduardo Jorge Lira Antunes da Silva
  • Alef Vernon de Oliveira Santos
  • Claudete Barbosa Ruschival
  • Luana Bittencourt Saraiva
  • Bruno Raphael de Carvalho Santos https://orcid.org/0000-0002-4223-0176
  • Lúcio Vasconcellos Dias
  • Nelson Kuwahara

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.583

Keywords:

Project-based learning, illustration, Design, Augmented Reality

Abstract

Augmented Reality in the last decade has inserted numerous sectors of so­ciety. The application in the educational field is still under development; although it already represents 10% among the applications, the level of diffusion in alternatives is still insipient. Thus, this article presents the proposal for a course in distance edu­cation to train designers who intend to work in digital illustrations, focused on new technology projects involving simulations and immersive experiences in Augmented Reality. The course is based on the Project-Based Learning method, developing the student’s ability to absorb content in an autonomous and participatory way. The pilot application of the course is presented to check the compliance of the content and the stipulated workload and test the methodology with the proposed practical activities. During the course, synchronous online meetings were held to present the design prob­lems, discuss the hypotheses, and provide guidance for developing solutions. At the end of the course, participants developed animated illustrations for virtual interac­tion in an authentic setting and appropriate to the activities defined in the project.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eduardo Jorge Lira Antunes da Silva

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Especialista em Design Digital, Licenciado em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Técnico em Computação Gráfica.

Alef Vernon de Oliveira Santos

Graduado em Design pela Universidade Federal do Amazonas, com foco em User Interface Design e User Experience Design, atuante como Product Designer em Plataformas Digitais e Ilustrador 2D. Mestrando do Programa de Pós- -Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas.

Claudete Barbosa Ruschival

Douto­ra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Cata­rina em 2012 , Mestre em Engenha­ria de Produção em 2004. Desenho Industrial pela Universidade Fede­ral do Amazonas (UFAM) em 1996. Especialista em Design de Embalagens bolsista do Posgrado Mercosul Design Program, uma cooperação italiana, espanhola e do Mercosul (2001) e em Publicidade e Marketing pela Uni­versidade Federal do Amazonas (1998). professora associada do curso de Design e professora do Programa de Pós-Graduação em Design. Tem vasta experiência na área de Design Indus­trial, com ênfase em Processos de Desenvolvimento de Produto e Ges­tão de Design, atuando principalmen­te nos seguintes temas: Metodologia de Design em Design, Design de Su­perfície, Design Estratégico, Educação Inclusiva e Design, Design de Interface Digital e Embalagem.

Luana Bittencourt Saraiva

Programadora Visual na Assessoria de Comunica- ção da Universidade Federal do Amazonas (Ascom/Ufam). Mestre no Programa da Pós-graduação em Design na Univer-sidade Federal do Amazonas (PPGD-UFAM). Especialista em Design, Comunica-ção e Multimídia pela Faculdade Fucapi. Graduada em Design pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Administração pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Bruno Raphael de Carvalho Santos

Mestre em Design pela Universidade Federal do Amazonas (PPGD-UFAM) com foco em Gestão do Design para Micro e Pequenas Empresas. Formou- se em design pela Faculdade Martha Falcão (FMF) com especialização em Design, Comunicação e Multimídia pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação (FUCAPI) em 2014. Sua área de interesse atual é gestão de negócios, tecnologia, educação e design. 

Lúcio Vasconcellos Dias

Designer de produto da Planta Projetos e Insta­lações de Móveis LTDA-ME. Mestran­do do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas. Pós Graduando em De­sign de Interiores pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação - IPOG. Gradu­ado em Design pela Faculda-de Martha Falcão.

 

Nelson Kuwahara

Professor Asso­cia-do da UFAM. Coordenador do Labora-tório TRANSPORTAR, Departa­mento de Design e Expressão Gráfica, Faculdade de Tecnologia, Universida­de Federal do Amazonas - UFAM. Graduado em Engenharia Mecâni­ca pela Universidade Federal do Pará. Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas. Douto-rado em Engenharia de Transportes, PET - CO­PPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD, e Professor dos Programas de Pós-Gra­duação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PPG-PROFNIT) da UFAM.

References

AZEVEDO, Yuri Gomes Paiva; ARAUJO, Aneide Oliveira de; MEDEIROS, Vanessa. Câmara de. Conhecimentos, Habilidades e Atitudes Desenvolvidas Pelos Discentes de Contabilidade Através da Aprendizagem Baseada em Projetos. Contabilidade, Gestão e Governança - Bra¬sília · v. 20 · n. 1 · p. 153-174 · jan./abr. 201715. http://dx.doi.org/10.21714/1984-3925_2017v¬20n1a9 DOI: https://doi.org/10.21714/1984-3925_2017v20n1a9

BEHZADAN, Amir H.; KAMAT Vineet R. Enabling discovery based learning in construc¬tion using telepresent augmented reality. Automation in Construction. Volume 33, August 2013, Pages 3-10. https://doi.org/10.1016/j.autcon.2012.09.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2012.09.003

BENDER, Ivaneu; CECCONELLO, Ivandro. Aplicações da Realidade Aumentada na Manufa¬tura: uma Revisão da Literatura. Scientia cum Industria. V. 08, No 2. 2020. Doi ttp://dx.doi. org/10.18226/23185279.v8iss2p100 DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.v8iss2p100

BOTTANI, Eleonora; VIGNALI, Giuseppe. Augmented reality technology in the manu¬facturing industry: A review of the last decade, IISE Transactions, 51:3, 284-310. 2019. 10.1080/24725854.2018.1493244 DOI: https://doi.org/10.1080/24725854.2018.1493244

FRANÇA, Carlos Roberto. SILVA, Tatiana da. A realidade virtual e aumentada e o ensino de ciências. Educitec. Manaus, v.05, n.10, p.193-215, Março. 2019. Disponível em: Acesso em: 02 setembro 2020. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.414

Google for Education. Future of the classroom. Disponível em: <http://services.google. com/fh/files/misc/future_of_the_classroom_emerging_trends_in_k12_education.pdf> Acessado em: 26 agosto 2020.

HINTERHOLZ, L.T; SANTOS, W. O. Aprendizagem Baseada em Projetos: Relato de Introdu¬ção da Lógica no Ensino Fundamental. VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação – CBIE. 2017. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1154

LOPES, Luana Monique Delgado et al. Inovações educacionais com o uso da reali¬dade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.35, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi¬d=S0102-46982019000100403&tlng=pt>. Acessado em: 02 setembro 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698197403

MOURTZIS, D., ZOGOPOULOS, V., KATAGIS, I., & LAGIOS, P. (2018). Augmented Reality based Visualization of CAM Instructions towards Industry 4.0 paradigm: A CNC Bending Ma¬chine case study. Procedia CIRP, 70, 368–373. https://doi.org/10.1016/j.procir.2018.02.045 DOI: https://doi.org/10.1016/j.procir.2018.02.045

RE, G. M. (2013). Low Cost Augmented Reality for Industrial Problem. Politecnico di Mila¬no – Mechanical Department Doctoral Programme in Mechanical Engineering.

UFAM. Avaliação Final. Curso: Sistema de Ensino e Treinamento em Ilustração para Rea¬lidade Aumentada: Criando a Experiência Imersiva do Usuário. Projeto SUPER. Disponível em: <https://colabweb.ufam.edu.br/course/view.php?id=629> Acessado em: 15 março 2021.

Sales, André Barros; Serrano, Maurício; Serrano, Milene. Aprendizagem Baseada em Pro¬jetos na Disciplina de Interação Humano-Computador. Revista lbérica de Sistemas y Tec¬nologías de Información. RISTI, N. 37. 2020. Disponível em: https://search.proquest.com/ docview/2423815402?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true. DOI: https://doi.org/10.17013/risti.37.49-64

Published

2022-03-23

How to Cite

Silva, E. J. L. A. da, Santos, A. V. de O., Ruschival, C. B., Saraiva, L. B., Santos, B. R. de C., Dias, L. V., & Kuwahara, N. (2022). Digital illustration course for projects with augmented reality technology. DAT Journal, 7(1), 262–279. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.583