Curso de ilustração digital para projetos com tecnologia de realidade aumentada

Autores

  • Eduardo Jorge Lira Antunes da Silva
  • Alef Vernon de Oliveira Santos
  • Claudete Barbosa Ruschival
  • Luana Bittencourt Saraiva
  • Bruno Raphael de Carvalho Santos https://orcid.org/0000-0002-4223-0176
  • Lúcio Vasconcellos Dias
  • Nelson Kuwahara

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.583

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em Projetos, Ilustração, Design, Realidade Aumentada

Resumo

A Realidade Aumentada na última década tem sem inserido inúme­ros setores da sociedade. A aplicação no campo educacional ainda se mostra em desenvolvimento, embora já represente 10% dentre as aplicações, o nível de difusão em alternativas ainda é insipiente. Assim, este artigo apresenta a proposta de um curso em modalidade EaD para a capacitação de designers que pretendam atuar no campo das ilustrações digitais, voltadas a projetos de novas tecnologias que envolvam simulações e experiências imersivas em realidade aumentada. O curso se fundamenta no método da Aprendizagem Baseada em Projetos, desenvolvendo no aluno a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa. É apresentado aplicação pi­loto do curso para verificar a conformidade do conteúdo e da carga horária estipulada e testar a metodologia com as atividades práticas propostas. Du­rante o curso foram realizados encontros síncronos online para apresentação dos problemas de projeto, discussão das hipóteses e orientação para o desen­volvimento das soluções. No final do curso, os participantes desenvolveram ilustrações animadas para interação virtual em cenário real e adequadas as atividades definidas no projeto.

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Biografia do Autor

Eduardo Jorge Lira Antunes da Silva

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Especialista em Design Digital, Licenciado em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Técnico em Computação Gráfica.

Alef Vernon de Oliveira Santos

Graduado em Design pela Universidade Federal do Amazonas, com foco em User Interface Design e User Experience Design, atuante como Product Designer em Plataformas Digitais e Ilustrador 2D. Mestrando do Programa de Pós- -Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas.

Claudete Barbosa Ruschival

Douto­ra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Cata­rina em 2012 , Mestre em Engenha­ria de Produção em 2004. Desenho Industrial pela Universidade Fede­ral do Amazonas (UFAM) em 1996. Especialista em Design de Embalagens bolsista do Posgrado Mercosul Design Program, uma cooperação italiana, espanhola e do Mercosul (2001) e em Publicidade e Marketing pela Uni­versidade Federal do Amazonas (1998). professora associada do curso de Design e professora do Programa de Pós-Graduação em Design. Tem vasta experiência na área de Design Indus­trial, com ênfase em Processos de Desenvolvimento de Produto e Ges­tão de Design, atuando principalmen­te nos seguintes temas: Metodologia de Design em Design, Design de Su­perfície, Design Estratégico, Educação Inclusiva e Design, Design de Interface Digital e Embalagem.

Luana Bittencourt Saraiva

Programadora Visual na Assessoria de Comunica- ção da Universidade Federal do Amazonas (Ascom/Ufam). Mestre no Programa da Pós-graduação em Design na Univer-sidade Federal do Amazonas (PPGD-UFAM). Especialista em Design, Comunica-ção e Multimídia pela Faculdade Fucapi. Graduada em Design pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Administração pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Bruno Raphael de Carvalho Santos

Mestre em Design pela Universidade Federal do Amazonas (PPGD-UFAM) com foco em Gestão do Design para Micro e Pequenas Empresas. Formou- se em design pela Faculdade Martha Falcão (FMF) com especialização em Design, Comunicação e Multimídia pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação (FUCAPI) em 2014. Sua área de interesse atual é gestão de negócios, tecnologia, educação e design. 

Lúcio Vasconcellos Dias

Designer de produto da Planta Projetos e Insta­lações de Móveis LTDA-ME. Mestran­do do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas. Pós Graduando em De­sign de Interiores pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação - IPOG. Gradu­ado em Design pela Faculda-de Martha Falcão.

 

Nelson Kuwahara

Professor Asso­cia-do da UFAM. Coordenador do Labora-tório TRANSPORTAR, Departa­mento de Design e Expressão Gráfica, Faculdade de Tecnologia, Universida­de Federal do Amazonas - UFAM. Graduado em Engenharia Mecâni­ca pela Universidade Federal do Pará. Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas. Douto-rado em Engenharia de Transportes, PET - CO­PPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD, e Professor dos Programas de Pós-Gra­duação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PPG-PROFNIT) da UFAM.

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Publicado

2022-03-23

Como Citar

Silva, E. J. L. A. da, Santos, A. V. de O., Ruschival, C. B., Saraiva, L. B., Santos, B. R. de C., Dias, L. V., & Kuwahara, N. (2022). Curso de ilustração digital para projetos com tecnologia de realidade aumentada. DAT Journal, 7(1), 262–279. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.583

Edição

Seção

Dossiê PPG Design UFAM