Curso de ilustração digital para projetos com tecnologia de realidade aumentada
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.583Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em Projetos, Ilustração, Design, Realidade AumentadaResumo
A Realidade Aumentada na última década tem sem inserido inúmeros setores da sociedade. A aplicação no campo educacional ainda se mostra em desenvolvimento, embora já represente 10% dentre as aplicações, o nível de difusão em alternativas ainda é insipiente. Assim, este artigo apresenta a proposta de um curso em modalidade EaD para a capacitação de designers que pretendam atuar no campo das ilustrações digitais, voltadas a projetos de novas tecnologias que envolvam simulações e experiências imersivas em realidade aumentada. O curso se fundamenta no método da Aprendizagem Baseada em Projetos, desenvolvendo no aluno a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa. É apresentado aplicação piloto do curso para verificar a conformidade do conteúdo e da carga horária estipulada e testar a metodologia com as atividades práticas propostas. Durante o curso foram realizados encontros síncronos online para apresentação dos problemas de projeto, discussão das hipóteses e orientação para o desenvolvimento das soluções. No final do curso, os participantes desenvolveram ilustrações animadas para interação virtual em cenário real e adequadas as atividades definidas no projeto.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Yuri Gomes Paiva; ARAUJO, Aneide Oliveira de; MEDEIROS, Vanessa. Câmara de. Conhecimentos, Habilidades e Atitudes Desenvolvidas Pelos Discentes de Contabilidade Através da Aprendizagem Baseada em Projetos. Contabilidade, Gestão e Governança - Bra¬sília · v. 20 · n. 1 · p. 153-174 · jan./abr. 201715. http://dx.doi.org/10.21714/1984-3925_2017v¬20n1a9 DOI: https://doi.org/10.21714/1984-3925_2017v20n1a9
BEHZADAN, Amir H.; KAMAT Vineet R. Enabling discovery based learning in construc¬tion using telepresent augmented reality. Automation in Construction. Volume 33, August 2013, Pages 3-10. https://doi.org/10.1016/j.autcon.2012.09.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2012.09.003
BENDER, Ivaneu; CECCONELLO, Ivandro. Aplicações da Realidade Aumentada na Manufa¬tura: uma Revisão da Literatura. Scientia cum Industria. V. 08, No 2. 2020. Doi ttp://dx.doi. org/10.18226/23185279.v8iss2p100 DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.v8iss2p100
BOTTANI, Eleonora; VIGNALI, Giuseppe. Augmented reality technology in the manu¬facturing industry: A review of the last decade, IISE Transactions, 51:3, 284-310. 2019. 10.1080/24725854.2018.1493244 DOI: https://doi.org/10.1080/24725854.2018.1493244
FRANÇA, Carlos Roberto. SILVA, Tatiana da. A realidade virtual e aumentada e o ensino de ciências. Educitec. Manaus, v.05, n.10, p.193-215, Março. 2019. Disponível em: Acesso em: 02 setembro 2020. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.414
Google for Education. Future of the classroom. Disponível em: <http://services.google. com/fh/files/misc/future_of_the_classroom_emerging_trends_in_k12_education.pdf> Acessado em: 26 agosto 2020.
HINTERHOLZ, L.T; SANTOS, W. O. Aprendizagem Baseada em Projetos: Relato de Introdu¬ção da Lógica no Ensino Fundamental. VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação – CBIE. 2017. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1154
LOPES, Luana Monique Delgado et al. Inovações educacionais com o uso da reali¬dade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.35, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi¬d=S0102-46982019000100403&tlng=pt>. Acessado em: 02 setembro 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698197403
MOURTZIS, D., ZOGOPOULOS, V., KATAGIS, I., & LAGIOS, P. (2018). Augmented Reality based Visualization of CAM Instructions towards Industry 4.0 paradigm: A CNC Bending Ma¬chine case study. Procedia CIRP, 70, 368–373. https://doi.org/10.1016/j.procir.2018.02.045 DOI: https://doi.org/10.1016/j.procir.2018.02.045
RE, G. M. (2013). Low Cost Augmented Reality for Industrial Problem. Politecnico di Mila¬no – Mechanical Department Doctoral Programme in Mechanical Engineering.
UFAM. Avaliação Final. Curso: Sistema de Ensino e Treinamento em Ilustração para Rea¬lidade Aumentada: Criando a Experiência Imersiva do Usuário. Projeto SUPER. Disponível em: <https://colabweb.ufam.edu.br/course/view.php?id=629> Acessado em: 15 março 2021.
Sales, André Barros; Serrano, Maurício; Serrano, Milene. Aprendizagem Baseada em Pro¬jetos na Disciplina de Interação Humano-Computador. Revista lbérica de Sistemas y Tec¬nologías de Información. RISTI, N. 37. 2020. Disponível em: https://search.proquest.com/ docview/2423815402?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true. DOI: https://doi.org/10.17013/risti.37.49-64
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.