Curso de ilustración digital para proyectos con tecnología de realidad aumentada

Autores/as

  • Eduardo Jorge Lira Antunes da Silva
  • Alef Vernon de Oliveira Santos
  • Claudete Barbosa Ruschival
  • Luana Bittencourt Saraiva
  • Bruno Raphael de Carvalho Santos https://orcid.org/0000-0002-4223-0176
  • Lúcio Vasconcellos Dias
  • Nelson Kuwahara

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.583

Palabras clave:

Aprendizaje en base a proyectos, Ilustración, diseño, Realidad aumentada

Resumen

En la última década, la Realidad Aumentada ha entrado en numerosos secto­res de la sociedad. La aplicación en el ámbito educativo aún está en desarrollo, aunque ya representa el 10% de las aplicaciones, el nivel de difusión en alternativas aún es in­cipiente. Así, este artículo presenta la propuesta de un curso en modalidad de educación a distancia para la formación de diseñadores que pretendan trabajar en el campo de la ilustración digital, enfocado en proyectos de nuevas tecnologías que involucren simula­ciones y experiencias inmersivas en realidad aumentada. El curso se basa en el método de Aprendizaje Basado en Proyectos, desarrollando la capacidad del alumno para ab­sorber los contenidos de forma autónoma y participativa. Se presenta una aplicación piloto del curso para verificar el cumplimiento de los contenidos y la carga de trabajo estipulada y probar la metodología con las actividades prácticas propuestas. Durante el curso se realizaron encuentros en línea sincrónicos para la presentación de problemas de diseño, discusión de hipótesis y orientación para el desarrollo de soluciones. Al final del curso, los participantes desarrollaron ilustraciones animadas para interacción vir­tual en un escenario real y adaptadas a las actividades definidas en el proyecto.

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Biografía del autor/a

Eduardo Jorge Lira Antunes da Silva

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Especialista em Design Digital, Licenciado em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Técnico em Computação Gráfica.

Alef Vernon de Oliveira Santos

Graduado em Design pela Universidade Federal do Amazonas, com foco em User Interface Design e User Experience Design, atuante como Product Designer em Plataformas Digitais e Ilustrador 2D. Mestrando do Programa de Pós- -Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas.

Claudete Barbosa Ruschival

Douto­ra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Cata­rina em 2012 , Mestre em Engenha­ria de Produção em 2004. Desenho Industrial pela Universidade Fede­ral do Amazonas (UFAM) em 1996. Especialista em Design de Embalagens bolsista do Posgrado Mercosul Design Program, uma cooperação italiana, espanhola e do Mercosul (2001) e em Publicidade e Marketing pela Uni­versidade Federal do Amazonas (1998). professora associada do curso de Design e professora do Programa de Pós-Graduação em Design. Tem vasta experiência na área de Design Indus­trial, com ênfase em Processos de Desenvolvimento de Produto e Ges­tão de Design, atuando principalmen­te nos seguintes temas: Metodologia de Design em Design, Design de Su­perfície, Design Estratégico, Educação Inclusiva e Design, Design de Interface Digital e Embalagem.

Luana Bittencourt Saraiva

Programadora Visual na Assessoria de Comunica- ção da Universidade Federal do Amazonas (Ascom/Ufam). Mestre no Programa da Pós-graduação em Design na Univer-sidade Federal do Amazonas (PPGD-UFAM). Especialista em Design, Comunica-ção e Multimídia pela Faculdade Fucapi. Graduada em Design pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Administração pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Bruno Raphael de Carvalho Santos

Mestre em Design pela Universidade Federal do Amazonas (PPGD-UFAM) com foco em Gestão do Design para Micro e Pequenas Empresas. Formou- se em design pela Faculdade Martha Falcão (FMF) com especialização em Design, Comunicação e Multimídia pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação (FUCAPI) em 2014. Sua área de interesse atual é gestão de negócios, tecnologia, educação e design. 

Lúcio Vasconcellos Dias

Designer de produto da Planta Projetos e Insta­lações de Móveis LTDA-ME. Mestran­do do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas. Pós Graduando em De­sign de Interiores pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação - IPOG. Gradu­ado em Design pela Faculda-de Martha Falcão.

 

Nelson Kuwahara

Professor Asso­cia-do da UFAM. Coordenador do Labora-tório TRANSPORTAR, Departa­mento de Design e Expressão Gráfica, Faculdade de Tecnologia, Universida­de Federal do Amazonas - UFAM. Graduado em Engenharia Mecâni­ca pela Universidade Federal do Pará. Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas. Douto-rado em Engenharia de Transportes, PET - CO­PPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD, e Professor dos Programas de Pós-Gra­duação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PPG-PROFNIT) da UFAM.

Citas

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Publicado

2022-03-23

Cómo citar

Silva, E. J. L. A. da, Santos, A. V. de O., Ruschival, C. B., Saraiva, L. B., Santos, B. R. de C., Dias, L. V., & Kuwahara, N. (2022). Curso de ilustración digital para proyectos con tecnología de realidad aumentada. DAT Journal, 7(1), 262–279. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.583