Strategic actions co-created under Design methods for the Porto Digital ecosystem

Authors

  • Maria Chaves Pessoa Monteiro
  • Helda de Oliveira Barros

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.622

Keywords:

Creative economy, Innovation ecosystem, Design, Codesign

Abstract

This article summarizes and reports a research on the Porto Digital ecosystem and the strategic actions created collectively and collaboratively for its creative economy axis. The process of building the research’s proposals had the participation of several stakeholders of this ecosystem, used methods and tools of codesign and provided elements and bases for the structuring of a strategic plan and future alternatives for the creative economy axis of the park, which is an important protagonist of this segment in the state of Pernambuco. In the end, it demonstrates how the experience of a professional master’s degree had consequences in the reality of the local market.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Chaves Pessoa Monteiro

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco, e pós-graduada nas especializações Lato-sensu de Fotografia: Linguagem e Expressão pela Universidade Cândido Mendes/ RJ, e em Economia da Cultura pela UFRGS/ Fundaj. Mestra em Design pela Cesar School/PE. Atualmente dedica-se à produção executiva de projetos culturais na função de sócia- diretora da Proa - Marketing Cultural e Projetos, empresa de economia criativa embarcada no Porto Digital.

Helda de Oliveira Barros

Pesquisadora sobre Neurodesign e Realidades Mediadas por Computadores. Atualmente, coordena o Mestrado Profissional da Cesar School, onde também atua como docente da Graduação em Design. É consultora de qualificação no CESAR, atuando na área de Desenvolvimento & Operações com foco em UX Design. Doutora em Design pela UFPE e Head do LIGA - Laboratório de Inovação e Geração de Artefatos.

References

ANASTASSAKIS, Zoy. Design e antropologia: novas interações para pensar as questões so¬ciais. [Entrevista concedida a] Leslie Chaves e Patricia Fachin. Revista IHU On-line, [s.l], 28 jul. 2016. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/558218-design-e-antro¬pologia-novas-interacoes-para-pensar-as-questoes-sociais-entrevista-especial-com-zoy-a¬nastassakis. Acesso em: 20 jun. 2020.

ANPROTEC. Estudo, análise e proposições sobre as incubadoras de empresas no Brasil: relatório técnico, 2012. Brasília: [s.n], 2012.

ANPROTEC. Mapeamento dos mecanismos de geração de empreendimentos inovadores no Brasil, 2019. Brasília: [s.n], 2019.

DIAS, Marina. Inovação, cultura e sustentabilidade: um estudo sobre a economia criativa. 2014. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

ENGEL, Jerome. Global Clusters of Innovation: Entrepreneurial Engines of Economic Grow¬th around the World. Northhampton: Edward Elgar Publishing, 2014. DOI: https://doi.org/10.4337/9781783470839

ETZKOWITZ, Henry. Hélice Tríplice: universidade – indústria – governo, inovação em movi¬mento. Porto Alegre: ediPUCRS, 2009.

ERIKSEN, Mette Agger. Material matters in co-designing. 2012. Tese (Doutorado em De¬sign), Malmo University, Malmo, 2012.

GUILHERME, Luciana. Economia criativa, desenvolvimento e estado-rede: uma proposi¬ção de políticas públicas para o fortalecimento de sistemas produtivos e redes econômicas de setores criativos na cidade do Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Economia) – Uni¬versidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

IBARRA HERNÁNDEZ, Maria Cristina. Entrelaçando design com antropologia: engajamen¬tos com um coletivo de moradora do bairro de Santa Tereza no Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Design). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Escola Superior de Dese¬nho Industrial, Rio de Janeiro, 2018.

MARTEL, Frederic. Smart: o que você não sabe sobre a internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

MARTINS, Carlos. Economia, Cultura e Criatividade - Encontro 5. [Lisboa], 2021. Palestra. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oKKO8LY1sq8&t=4106s>. Acesso em: 12 mar. 2021.

MEIRA, Sílvio. Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.

PORTO DIGITAL. O que é o Porto Digital, [S.l.] 2020. Disponível em: https://www.portodigi¬tal.org/parque/o-que-e-o-porto-digital. Acesso em: 10 jul. 2020.

SABOYA, Francisco. Porto Digital: 18 anos e uma breve cronologia. [S.l.], 20 out. 2018. Dis¬ponível em: https://www.memoriadofuturo.com.br/2018/11/11/porto-digital-18-anos-e-u¬ma-breve-cronologia/. Acesso em: 2 jul. 2020.

Published

2022-06-14

How to Cite

Monteiro, M. C. P., & Barros, H. de O. (2022). Strategic actions co-created under Design methods for the Porto Digital ecosystem. DAT Journal, 7(2), 331–340. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.622