Acciones estratégicas co-creadas bajo Métodos de Desig para el ecosistema del Porto Digital

Autores/as

  • Maria Chaves Pessoa Monteiro
  • Helda de Oliveira Barros

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.622

Palabras clave:

Economía creativa, Ecosistema de innovación, Design, Codesign

Resumen

Este artículo resume y relata investigaciones sobre el ecosistema Porto Digital y las acciones estratégicas creadas colectiva y colaborativamente para su eje de economía creativa. El proceso de construcción de las propuestas contó con la participación de varios actores del ecosistema, utilizó métodos y herramientas de codesign y proporcionó elementos y bases para la estructuración de un plan estratégico, además de alternativas de futuro para el eje de economía creativa del parque, que es un importante protagonista de este rubro en el estado de Pernambuco. Al final, demuestra cómo la experiencia de una maestría profesional tuvo consecuencias en la realidad del mercado local.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Chaves Pessoa Monteiro

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco, e pós-graduada nas especializações Lato-sensu de Fotografia: Linguagem e Expressão pela Universidade Cândido Mendes/ RJ, e em Economia da Cultura pela UFRGS/ Fundaj. Mestra em Design pela Cesar School/PE. Atualmente dedica-se à produção executiva de projetos culturais na função de sócia- diretora da Proa - Marketing Cultural e Projetos, empresa de economia criativa embarcada no Porto Digital.

Helda de Oliveira Barros

Pesquisadora sobre Neurodesign e Realidades Mediadas por Computadores. Atualmente, coordena o Mestrado Profissional da Cesar School, onde também atua como docente da Graduação em Design. É consultora de qualificação no CESAR, atuando na área de Desenvolvimento & Operações com foco em UX Design. Doutora em Design pela UFPE e Head do LIGA - Laboratório de Inovação e Geração de Artefatos.

Citas

ANASTASSAKIS, Zoy. Design e antropologia: novas interações para pensar as questões so¬ciais. [Entrevista concedida a] Leslie Chaves e Patricia Fachin. Revista IHU On-line, [s.l], 28 jul. 2016. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/558218-design-e-antro¬pologia-novas-interacoes-para-pensar-as-questoes-sociais-entrevista-especial-com-zoy-a¬nastassakis. Acesso em: 20 jun. 2020.

ANPROTEC. Estudo, análise e proposições sobre as incubadoras de empresas no Brasil: relatório técnico, 2012. Brasília: [s.n], 2012.

ANPROTEC. Mapeamento dos mecanismos de geração de empreendimentos inovadores no Brasil, 2019. Brasília: [s.n], 2019.

DIAS, Marina. Inovação, cultura e sustentabilidade: um estudo sobre a economia criativa. 2014. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

ENGEL, Jerome. Global Clusters of Innovation: Entrepreneurial Engines of Economic Grow¬th around the World. Northhampton: Edward Elgar Publishing, 2014. DOI: https://doi.org/10.4337/9781783470839

ETZKOWITZ, Henry. Hélice Tríplice: universidade – indústria – governo, inovação em movi¬mento. Porto Alegre: ediPUCRS, 2009.

ERIKSEN, Mette Agger. Material matters in co-designing. 2012. Tese (Doutorado em De¬sign), Malmo University, Malmo, 2012.

GUILHERME, Luciana. Economia criativa, desenvolvimento e estado-rede: uma proposi¬ção de políticas públicas para o fortalecimento de sistemas produtivos e redes econômicas de setores criativos na cidade do Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Economia) – Uni¬versidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

IBARRA HERNÁNDEZ, Maria Cristina. Entrelaçando design com antropologia: engajamen¬tos com um coletivo de moradora do bairro de Santa Tereza no Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Design). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Escola Superior de Dese¬nho Industrial, Rio de Janeiro, 2018.

MARTEL, Frederic. Smart: o que você não sabe sobre a internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

MARTINS, Carlos. Economia, Cultura e Criatividade - Encontro 5. [Lisboa], 2021. Palestra. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oKKO8LY1sq8&t=4106s>. Acesso em: 12 mar. 2021.

MEIRA, Sílvio. Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.

PORTO DIGITAL. O que é o Porto Digital, [S.l.] 2020. Disponível em: https://www.portodigi¬tal.org/parque/o-que-e-o-porto-digital. Acesso em: 10 jul. 2020.

SABOYA, Francisco. Porto Digital: 18 anos e uma breve cronologia. [S.l.], 20 out. 2018. Dis¬ponível em: https://www.memoriadofuturo.com.br/2018/11/11/porto-digital-18-anos-e-u¬ma-breve-cronologia/. Acesso em: 2 jul. 2020.

Publicado

2022-06-14

Cómo citar

Monteiro, M. C. P., & Barros, H. de O. (2022). Acciones estratégicas co-creadas bajo Métodos de Desig para el ecosistema del Porto Digital. DAT Journal, 7(2), 331–340. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.622