Instalaciones sonoras y su entorno: consideraciones sobre la performatividad de los datos en los procesos creativos

Autores/as

  • Marcelo Bressanin
  • Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.711

Palabras clave:

Instalaciones sonoras, Performatividad de los datos, Transducción

Resumen

Este artículo aborda los procesos creativos y tecnológicos empleados en las instalaciones sonoras gestionadas a través de la performatividad de los datos infor- Instalações sonoras e seu entorno: considerações sobre a performatividade dos dados em processos criativos mativos recogidos en sus respectivos entornos. Para ello, aborda las posibilidades técnicas y poéticas potencialmente utilizadas en dichas obras a través de estudios de casos ya la luz del concepto de transducción de Simondon.

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Biografía del autor/a

Marcelo Bressanin

artista e pesquisador dedicado à produção em arte sonora, especificamente em formatos instalativos site specific. É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia – PPGMiT, na FAAC Unesp Bauru. Mestre em História Social pela UNICAMP. Participou das residências artísticas Rural Scapes (SP, 2015), Obras em construção – Casa das Caldeiras (SP, 2015 e 2016), TSONAMI (CH, 2017), La Ira de Dios (AR, 2018) e Em Residência: Bauru (2020), além de exposições coletivas em São Paulo, na Argentina e no Chile. Vive e trabalha em Bauru (SP).

Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Pós doutorado em Performances Culturais pela UFG e em Artes pelo IA UNESP. Docente permanente do PPGMIT Doutorado. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia - MP, e docente do curso de Artes Visuais da FAAC/UNESP/ Bauru. Líder do grupo de pesquisa LabIMAGEM – Laboratório de Estudos de Imagem/CNPq e do Projeto labVIDEO – Laboratório de Poéticas em Video.

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Publicado

2023-06-29

Cómo citar

Bressanin, M., & Sarzi Ribeiro, R. A. (2023). Instalaciones sonoras y su entorno: consideraciones sobre la performatividad de los datos en los procesos creativos. DAT Journal, 8(2), 28–46. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.711