Policía, Bandido, Perro, Dentista

Instalação audiovisual interativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.90

Palabras clave:

Arte mídia interativa, Audiovisual, Controladores não convencionais, Open source

Resumen

O artigo descreve o desenvolvimento da instalação audiovisual interativa Polícia, Bandido, Cachorro, Dentista inspirada na obra do músico e compositor Sérgio Sampaio. Exibida no Museu Nacional da Republica em Brasília, a instalação permite ao público a mixagem audiovisual por meio do toque sobre objetos de metal. Construída inteiramente com tecnologias open source, a obra converte ready mades como panelas e baldes em instrumentos de mídia que atuam sobre som e projeção de vídeo em tempo real. A partir da noção de metamídia e remixibilidade profunda, o artigo destaca como o processo artístico inspirado na Cultura Maker e DiY experimenta o uso de software, interatividade e mídias audiovisuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Anderson, Chris. Makers: The New Industrial Revolution. New York: Crown Business, 2012.

Daniels, Dieter. Television—Art or Anti-art? Conflict and cooperation between the avant-garde and the mass media in the 1960s and 1970s. Accessed May 09, 2018. http://www.medienkunstnetz.de/themes/overview_of_media_art/massmedia/print/

Dubois, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: CosacNaify, 2004.

Flusser, Vilém. Escrita: há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.

Huhtamo, Erkki. Twin-touch-test-redux: abordagem arqueológica da mídia para arte, interatividade e tatibilidade. In: DOMINGUES, Diana (org.). Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

Kwastek, Katja. Aesthetics of Interaction in Digital Art. Cambridge: MIT Press, 2013.

Levin, Golan. Audiovisual Software Art: A Partial History. Accessed June 14, 2009. http://www.flong.com/texts/essays/see_this_sound_old/

Machado, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

Manovich, Lev. Software Takes Command. Cambridge: MIT Press, 2013.

Mello, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: SENAC São Paulo, 2008.

Navas, Eduardo. Remix Defined. Accessed July 20, 2017. http://remixtheory.net/?page_id=3.

Paz, Octavio. Marcel Duchamp Appearance Stripped Bare. New York: Seaver Brooks, 1981.

Ribas, Luísa. Sound and image relations: a history of convergence and divergence. Journal Divergence Press. Accessed June 03, 2013. http://divergencepress.net/articles/2016/10/27/sound-and-image-relations-a-history-of-convergence-and-divergence

Ribas, Luísa. Performativity as a Perspective on Sound-Image Relations and Audiovisuality. In: Carvalhais, Miguel e Tudela, Pedro. Mono #2. I2ADS, Instituto de Investigação em Arte, Sociedade e Design. Porto: Invulgar Artes Gráficas, 2014.

Sogabe, Milton Terumitsu. Falsa interface como recurso poético na obra interativa. Accessed January 21, 2014. https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/96738/95911

Publicado

2018-11-16

Cómo citar

Marinho, J., & Venturelli, S. (2018). Policía, Bandido, Perro, Dentista: Instalação audiovisual interativa. DAT Journal, 3(2), 179–202. https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.90