Abordagem tipográfica alusiva e interpretativa em design de livros em prosa

Autores

  • Iara Pierro de Camargo

DOI:

https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p90-106

Palavras-chave:

design de livros, tipografia, tipografia alusiva

Resumo

Há duas principais abordagens para a escolha tipográfica de livros em prosa: uma abordagem funcional, que leva em consideração aspectos práticos como legibilidade, leiturabilidade e neutralidade (para que essa escolha não interfira na leitura); e uma abordagem mais subjetiva e interpretativa, que busca estabelecer relações semânticas entre o texto e as formas ou questões históricas e culturais de uma família tipográfica. Essa abordagem pode privilegiar aspectos como alusão (tipografia alusiva), atmosfera, entre outros. Neste artigo, apresentamos a argumentação de críticos, designers e tipógrafos sobre escolhas tipográficas de livros de prosa que vão além de questões funcionais, e três estudos de caso em que os designers Rudolph Ruzicka, Helen Gentry, Daniel Berkeley Updike, William A. Kittredge, Wilber H. “Chip” Schilling e Elaine Ramos usaram a tipografia para estabelecer relações semânticas com o texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAINES, Phil. HASLAM, Andrew. Type & Typography. New York: Watson-Guptill Publications, 2005.

BENTON, Megan L. Beauty and the Book: Fine editions and cultural distinction in America. New Haven & London: Yale University Press, 2000.

BLUMENTHAL, Joseph. Typographic Years: A printer´s journey through a half century 1925-1975. New York: Frederic C. Beil, 1982.

FARIAS, Priscila. Tipografia Digital: O impacto das novas tecnologias. 3. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2001.

FERREIRA, Danilo Pegorara. Análise de fontes utilizadas no mercado editorial Brasileiro entre 2006 e 2007. Trabalho de Conclusão de Curso do Centro Universitário Senac: 2007.

HASLAM, Andrew. O livro e o Designer II: Como criar e produzir livros. Tradução Juliana A. Saad e Sérgio Rossi Filho. São Paulo: Rosari, 2007.

HENDEL, Richard.Aspects of Contemporary Book Design. Iowa City: University of Iowa Press, 2013.

HOCHULI, Jost. KINROSS, Robin. Designing Books: practice and Theory. London: Hyphen Press, 2007.

LEE, Marshal. Bookmaking: Editing, Design, Production. Third Edition. New York, W.W. Norton & Company: 2004

LOMMEN, Mathieu et all. The book of books: 500 years of graphic innovation. London: Thames & Hudson, 2012.

MELVILLE, Herman. Bartleby, o escrivão. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

MORISON, Stanley. DAY. Kenneth. The Typographic Book: 1450-1935. Chicago, The University of Chicago Press: 1963.

OVINK, G. W. Legibibility, Atmosphere-Value and Forms of Printing Types. Leiden: A. W. Sijthoff´s Uitgeversma Atschappij N.V, 1938.

PETERSON, William S. The Well-Made Book: Essays & Lectures by Daniel Berkeley Updike. New York: Mark Batty Publisher, 2002.

ROCHA, Cláudio. Projeto Tipográfico: Análise e produção de fontes digitais. São Paulo: Rosari, 2003.

RUDER, Emil. Typography: a manual of design. Verlag: Verlag Niggli AG, 1996.

SPENCER, Herbert. The visible word. London: Lund Humphries, 1969.

SUTTON, James. BARTRAM, Alan. Typefaces for books. New York: New Amsterdam books, 1999.

SWANN, Cal. Language and Typography. London: Lund Humphries Publishers: 1991.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

Pierro de Camargo, I. (2016). Abordagem tipográfica alusiva e interpretativa em design de livros em prosa. DAT Journal, 1(1), 90–106. https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p90-106