Seleção tipográfica no contexto do design editorial

Uma abordagem qualitativa para identificação de critérios

Autores

  • Mary Vonni Meürer de Lima
  • Berenice Santos Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p107-115

Palavras-chave:

design editorial, tipografia, critérios de seleção, consulta a especialistas

Resumo

O processo de seleção tipográfica constitui uma das etapas fundamentais para a o desenvolvimento de projetos de design editorial, onde a tipografia deve favorecer uma leitura imersiva. Diante do crescente número de fontes digitais disponíveis no mercado, com diferentes estilos e características este processo torna-se mais complexo principalmente para acadêmicos e profissionais em início de carreira. Buscando elencar critérios que possam orientar este processo foi realizada uma pesquisa qualitativa formalizada a partir de uma consulta a especialistas em tipografia e design editorial, para identificar os critérios adotados no processo de seleção tipográfica. Ao final da pesquisa observou-se que os critérios apontados pelos especialistas corroboram e completam a revisão de literatura, acrescentando relevantes considerações sobre licenciamento de fontes e o posicionamento da publicação no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

Vonni Meürer de Lima M., & Santos Gonçalves, B. (2016). Seleção tipográfica no contexto do design editorial: Uma abordagem qualitativa para identificação de critérios. DAT Journal, 1(1), 107–115. https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p107-115