Convivencialidade e Design: Interação, Aprendizado e Autonomia

Autores

  • Julia Teles da Silva Pontifícia Universidade Católica (PUC)
  • Cynthia Macedo Dias Pontifícia Universidade Católica (PUC)
  • Jackeline Lima Farbiarz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.179

Palavras-chave:

Convivencialidade, Design, Sustentabilidade, Educação

Resumo

O artigo apresenta o conceito de convivencialidade, criado por Ivan Illich na década de 1970. O conceito ainda é muito interessante para se repensar os parâmetros de produção, consumo e educação em nossa sociedade, uma vez que defende que as comunidades devem ter maior autonomia das instituições. Autores como Manzini e Thackara recentemente resgataram essas ideias. A Convivencialidade vem sendo associada à sustentabilidade, uma vez que reduz a demanda por bens materiais. É possível desenvolver sistemas descentralizados de ensino e aprendizagem com a internet e as redes sociais. E é possível criar objetos de maneira mais autônoma, de forma que as pessoas tenham uma participação ativa. O artigo investiga a convivencialidade na educação e no design e apresenta exemplos de aprendizagem e criação convivenciais que aconteceram em curso de Design na Universidade, e em workshops de design de bambu e de remodelagem de roupas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Teles da Silva, Pontifícia Universidade Católica (PUC)

holds a PhD in Design from PUC-Rio and is currently a Visiting Professor at the Design Graduate Program at UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) and collaborates with DeSSIn (Grupo de Pesquisa Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação) at PPGDesign from PUC-Rio. She has a master’s degree in Design from the same course at PUC-Rio and a bachelor’s degree in Social Communication (Cinema) from the Universidade Federal Fluminense. She researches design with natural materials and collaborative design,
in interaction with users. She also works in Graphic Design and Video.

Cynthia Macedo Dias, Pontifícia Universidade Católica (PUC)

is a professor- -researcher technologist at Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde (NUTED) at Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV Fiocruz). Master in Design from the Design Graduate Program at PUC-Rio and specialist in Design also at PUC-Rio, where she takes part in the Grupo de Pesquisa Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação. She holds a bachelor’s degree in Social Communication - Journalism at PUC-Rio (2006) and in Cinema PUC-Rio (2008). She works mainly on the following themes: design, educational technologies, audio-visual education, game design, serious games, conviviality and the use of virtual learning environments.

Jackeline Lima Farbiarz, Universidade de São Paulo

holds a PhD in Education from the Universidade de São Paulo (2001). She is currently Director of the Department of Arts & Design at PUC-Rio and an Associate Professor and Researcher in the Design Graduate Program. Between 2008 and 2012, she was coordinator of the Undergraduate Design course , which includes Visual Communication, Product Design, Digital Media and Fashion. She is creator and coordinator of Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos/Design and leader of the Research Groups Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação and Livros, Materiais, Recursos e Novas Tecnologias em Contextos de Ensino-Aprendizagem.

Referências

BONFIM, Gustavo A. Coordenadas cronológicas e cosmológicas como espaço de transformações formais. In: Formas do Design – por uma metodologia interdisciplinar. Edited by Rita Maria de Souza Couto & Alfredo O. Jefferson. Rio de Janeiro: 2AB & PUC-Rio, 1999.

CORREIA DE MELO, J. V. A. M. ; RIPPER, J. L. M. ; YAMAKI, R. T. Form Finding Process for Bamboo Structures. In: IX World Bamboo Congress, 2012, Antwerp. The 9th World Bamboo Congress Proceedings. Antwerp, 2012.

ILLICH, I. Deschooling Society. New York: Harper & Row Publishers, 1970.

ILLICH, I. A convivencialidade. Lisboa: Publicações Europa-América, 1973.

JÉGOU, F.; MANZINI, E. Sustainable Everyday. Milão: Edizione Ambiente, 2003.

KENSKI, V. M. Educação e comunicação: interconexões e convergências. Educação Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, Especial, p. 647-665, oct., 2008.

MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-apers, 2008. (Cadernos do Grupo de Altos Estudos; v.1).

RIPPER, J. L. M.; Moreira, L. E. Métodos de Ensino de Design de Produtos e sua Aplicação às Estruturas da Engenharia Civil. In: COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2004, Brasília: COBENGE, 2004.

ROCHA, K. M. Sistema social em Ambiente Virtual de Aprendizagem: interações possíveis. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd): Educação e Justiça Social, 34, 2011, Natal. Anais. Natal: ANPEd, 2011.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

THACKARA, J. In the Bubble: Designing in a Complex World. Cambridge, MA: MIT Press, 2005.

Downloads

Publicado

2020-03-27

Como Citar

Teles da Silva, J., Macedo Dias, C., & Farbiarz, J. L. (2020). Convivencialidade e Design: Interação, Aprendizado e Autonomia. DAT Journal, 5(1), 190–205. https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.179