Convivencialidade e Design: Interação, Aprendizado e Autonomia
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.179Palavras-chave:
Convivencialidade, Design, Sustentabilidade, EducaçãoResumo
O artigo apresenta o conceito de convivencialidade, criado por Ivan Illich na década de 1970. O conceito ainda é muito interessante para se repensar os parâmetros de produção, consumo e educação em nossa sociedade, uma vez que defende que as comunidades devem ter maior autonomia das instituições. Autores como Manzini e Thackara recentemente resgataram essas ideias. A Convivencialidade vem sendo associada à sustentabilidade, uma vez que reduz a demanda por bens materiais. É possível desenvolver sistemas descentralizados de ensino e aprendizagem com a internet e as redes sociais. E é possível criar objetos de maneira mais autônoma, de forma que as pessoas tenham uma participação ativa. O artigo investiga a convivencialidade na educação e no design e apresenta exemplos de aprendizagem e criação convivenciais que aconteceram em curso de Design na Universidade, e em workshops de design de bambu e de remodelagem de roupas.
Downloads
Referências
CORREIA DE MELO, J. V. A. M. ; RIPPER, J. L. M. ; YAMAKI, R. T. Form Finding Process for Bamboo Structures. In: IX World Bamboo Congress, 2012, Antwerp. The 9th World Bamboo Congress Proceedings. Antwerp, 2012.
ILLICH, I. Deschooling Society. New York: Harper & Row Publishers, 1970.
ILLICH, I. A convivencialidade. Lisboa: Publicações Europa-América, 1973.
JÉGOU, F.; MANZINI, E. Sustainable Everyday. Milão: Edizione Ambiente, 2003.
KENSKI, V. M. Educação e comunicação: interconexões e convergências. Educação Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, Especial, p. 647-665, oct., 2008.
MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-apers, 2008. (Cadernos do Grupo de Altos Estudos; v.1).
RIPPER, J. L. M.; Moreira, L. E. Métodos de Ensino de Design de Produtos e sua Aplicação às Estruturas da Engenharia Civil. In: COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2004, Brasília: COBENGE, 2004.
ROCHA, K. M. Sistema social em Ambiente Virtual de Aprendizagem: interações possíveis. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd): Educação e Justiça Social, 34, 2011, Natal. Anais. Natal: ANPEd, 2011.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
THACKARA, J. In the Bubble: Designing in a Complex World. Cambridge, MA: MIT Press, 2005.