Ensino da fotografia e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: um estudo com discentes de uma graduação de Design

Autores

  • Ana Leticia Oliveira do Amaral Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Berenice Santos Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.180

Palavras-chave:

Design, Ensino da fotografia, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Estudo prospectivo

Resumo

Apesar da imagem fotográfica ter sido trivializada na atualidade, ela tem uma utilização fundamental e extensiva no estudo de diversas áreas do conhecimento. Diante disso, este estudo busca identificar as expectativas de discentes de um curso de Design quanto à disciplina de fotografia e quanto ao conhecimento prévio sobre tecnologias digitais que apresentam potencial para apoiar o ensino dessa disciplina. Dentre os resultados fica evidente que a relação dos alunos com a fotografia é basicamente construída pela utilização da câmera de seus smartphones para fotografar. Além disso, foi possível perceber o interesse dos alunos em compartilhar e trocar informações com os colegas sobre as atividades da disciplina e sobre fotografia, em um ambiente digital que não dependesse somente dos encontros presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Leticia Oliveira do Amaral, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

possui graduação em Desenho Industrial - Habilitação em Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialização em Fotografia pela Universidade de Araraquara (UNIARA) e mestrado em Design, linha de pesquisa Mídia e Tecnologia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Aluna de doutorado na mesma instituição, na linha de Mídia e Tecnologia.

Berenice Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente exerce a função de professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina onde ministra disciplinas nas áreas de Teoria da Cor e Ergonomia e usabilidade para o curso de Graduação em Design. Atua nos programas de Mestrado e Doutorado em Design. Desenvolve pesquisas nas linhas de Mídia e Tecnologia

Referências

ABRAHMOV, Shlomo. L.; RONEN, Miky. Double blending: online theory with on campus practice in photography instruction. In: Innovations in Education and Teaching International, v. 45, n. 1, p. 3-14, 2008.

AGUIAR, Rafael B.; ALENCAR, Marlyvan M. Interfaces ubíquas sob a perspectiva do Design de Interação. Iniciação: - Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística, São Paulo, v.4, n. 3, p.1-10, out. 2014. Disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wp-content/uploads/2014/11/68_IC_artigo.pdf. Acesso em: 31 maio 2019.

AMARAL, Ana Leticia Oliveira do; GONÇALVES, Berenice Santos; GITIRANA, Marcelo; Ensino da fotografia no âmbito da educação superior em Design: uma revisão sistemática de literatura, p. 1061-1074. In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

FAKRI, Siti. H. M.; YUSOFF, Amri,; SAID, Che. S. Applying gestalt variables in learning photography with virtual games. Jurnal Teknologi, Johor Bahru, Malásia, v. 75, n. 3, p.111-115, 2015.

GOOGLE. It’s Lit: a guide to what teens think is cool. Austin, 2017.

HAND, Martin. Ubiquitous photography. Cambridge: Polity Press, 2012. 200 p.

MANOVICH, Lev. Image future. animation, v. 1, n. 1, p. 25-44, 2006.

MANOVICH, Lev. Instagram and Contemporary Image. [S.L.]: [s.n.], 2017. 148 p. Disponível em: http://manovich.net/content/04-projects/144-instagram-and-contemporary-image/instagram_book_manovich.pdf. Acesso em: 29 jun. 2019.

MARTIN, Bella; HANINGTON, Bruce. Universal methods of Design. Beverly: Rockport Publishers, 2012.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. A Comunicação na Educação. São Paulo: Ed. Contexto, 2014.

MARZAL, Javier.; SOLER, María. Consumption Patterns and Uses of Photography in Digital Era among Communication Students. Comunicar, v. 19, n. 37, p. 109-116, 2011.

NIEBERDING, William J. Photography, phenomenology and sight: Toward an understanding of photography through the discourse of vision. 2011. Tese de Doutorado. The Ohio State University.

RIVERA, Carlos Delgado. Enseñanza de la fotografía en ambientes virtuales de aprendizaje. In: Undecima Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernetica e Informatica, Noveno Simposium Iberoamericano en Educacion, Cibernetica e Informatica, SIECI 2012, p. 289-293. Disponível em: http://www.ventanagrafica.co/datos/CursoFoto.pdf. Acesso em: 27 jun. 2019.

ROBBIE, Diane.; ZEENG, Lynette. IT’s evolving, they’re changing, we’re listening: everybody’s learning. In: ASCILITE 2008 - The Australasian Society for Computers in Learning in Tertiary Education, p. 809-818, Anais… 2008.

ROBBINS, J. Photographic education in the digital age. RPS Journal, v. 140, n. 5, p. 239-41, 2000.

RODRIGUES, Walace. Letramento imagético e midiático em arte-educação. Conhecimento e Diversidade, Niterói, v. 6, n. 12, p.90-101, 2014. Disponível em: http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/1607/1295. Acesso em: 08 abr. 2019.

ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação humano-computador. Bookman, 2013.

RUBINSTEIN, Daniel. Towards Photographic Education. Photographies, [s.l.], v. 2, n. 2, p.135-142, 8 set. 2009. Disponível em: <https://www.academia.edu/528410/Towards_Photographic_Education>. Acesso em: 10 abril 2019.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2014.

SEMESP, Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Ed.). Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro 2017. São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Diretrizes-de-Política-08-08-.pdf. Acesso em: 3 fev. 2019.

SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, Campina Grande, v. 17, n. 1, p.1-14, jan. 2015. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2113/1403. Acesso em: 16 abr. 2019.

SILVA, Wagner Souza e. Foto 0 | Foto 1. São Paulo: Fapesp, 2016. 200 p.

SOBRAL, João E. C. A linguagem fotográfica na formação do designer em um ambiente de convergência tecnológica. 2011. 145 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Design, Departamento de Artes e Design do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Puc-rio, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=21687@1. Acesso em: 24 jun. 2019.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac São Paulo, 2010. 254 p.

WAUTERS, Ricardo. La enseñanza de la fotografía en tiempos de cambio. In: Reflexión Académica En Diseño y Comunicación. Buenos Aires, v. 21, p.71-73, ago. 2013. Disponível em: http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/publicacionesdc/archivos/430_libro.pdf.

ZHANG, Yuhong.; HAO, Xiaofang.; WANG, Jing.; JIAO, Weiting.; DAI, Wei. The Thinking of Integrating between Informational Technology and Photography Course. In: International Journal of Digital Content Technology and its Applications, v. 7, n. 2, p. 487-494, 2013.

Downloads

Publicado

2020-03-27

Como Citar

Oliveira do Amaral, A. L., & Gonçalves, B. S. (2020). Ensino da fotografia e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: um estudo com discentes de uma graduação de Design. DAT Journal, 5(1), 206–219. https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.180