Modelo de design colaborativo de soluções que envolvem jogos digitais ou seus elementos para a educação a distância

Autores

  • Priscilla Maria Cardoso Garone Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sérgio Nesteriuk Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.182

Palavras-chave:

Design de Jogos, Educação a Distância, Modelo projetual, Colaboração

Resumo

A pesquisa tem por objetivo apresentar um modelo de colaborativo para o design de soluções que envolvem jogos digitais ou seus elementos para a Educação Superior a Distância, contemplando designer, professor e estudante, pautado no contexto técnico, metodológico, organizacional e pedagógico. Nesse sentido, o designer de jogos é um articulador dessas experiências, sendo sua atuação junto ao professor e ao estudante fundamental para garantir a eficiência de um projeto que motive a aprender, enquanto o professor é agente mediador do processo e o estudante, o protagonista. A estratégia adotada envolveu a realização de pesquisa bibliográfica e revisão sistemática. Como resultado, a pesquisa gerou um modelo de design colaborativo que apresenta etapas, elementos, diretrizes e instrumentos de avaliação projetual e de colaboração para ampliar a atuação dos agentes.

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Biografia do Autor

Priscilla Maria Cardoso Garone, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Doutora, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Desenho Industrial, Vitória, ES, Brasil.

Sérgio Nesteriuk, Universidade Anhembi Morumbi

Professor Doutor, Universidade Anhembi Morumbi, PPGDesign, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2020-03-27

Como Citar

Cardoso Garone, P. M., & Nesteriuk, S. (2020). Modelo de design colaborativo de soluções que envolvem jogos digitais ou seus elementos para a educação a distância. DAT Journal, 5(1), 244–263. https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.182