A tipografia Armorial

A concepção de uma identidade visual sertaneja

Autores

  • Luciano Cardinali

DOI:

https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p160-180

Palavras-chave:

Tipografia, Tipografia Armorial, Tipografia Vernacular, Iluminogravura, Ariano Suassuna

Resumo

O artigo observa o trabalho do dramaturgo, romancista e poeta paraibano Ariano Suassuna que, em outubro de 1970, protagonizou as bases do Movimento Armorial: uma iniciativa que buscou construir o repertório de uma arte erudita baseado em referências da cultura regional e popular. Especificamente, analisa a tipografia armorial ou alfabeto sertanejo encontrada nos títulos das iluminogravuras de Suassuna, em conjunto com o Movimento Armorial na atuação como perpetuador de uma memória coletiva, visual e regional, pleiteando apresentar uma identidade popular, nordestina, brasileira. Como resultado, foi desenvolvido um projeto tipográfico que incorpora características formais desse alfabeto aplicadas em uma estrutura tipográfica clássica, estabelecendo a proposição fundamental do Movimento Armorial de unir o popular ao erudito.

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Publicado

2016-11-29

Como Citar

Cardinali, L. (2016). A tipografia Armorial: A concepção de uma identidade visual sertaneja. DAT Journal, 1(1), 160–180. https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p160-180