A fotografia artística como referência para a visualização do espaço escolar

Autores

  • Jaime Mena de Torres 0000-0003-3586-5234

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.205

Palavras-chave:

Investigação Educativa baseada nas Artes Visuais, Fotografia, Educação, Artes Visuais

Resumo

Neste artigo, a fotografia artística como enfoque metodológico para um conceito visual da educação, será apresentada fundamentalmente de duas for­mas: em primeiro lugar, propormos a validade e influencia da informação estéti­ca para além da informação documental nas investigações educativas baseadas em imagens; em segundo lugar, através de um ensaio visual, proporemos diversas composições visuais em torno de quatro temas fundamentais para a construção do conceito de educação. Os artistas visuais da área da fotografia têm tratado o âmbito escolar de forma recorrente, produzindo uma ampla coleção de imagens educativas que transcende o valor documental da fotografia. A nossa hipótese é que estas imagens podem ser determinantes nas nossas instituições e nas ideias acerca da escola e da educação. No trabalho que apresentamos em seguida faze­mos distinção entre fotografia artística e documental fundamentalmente para assinalar a decisiva influência que pode ter o uso explícito da informação estética para além do recurso ao realismo referencial do qual faz uso a fotografia docu­mental. A mais clara evidência disso é mostrada pelo impacto que as imagens dos artistas tiveram na educação ao longo da história. Por outro lado, o nosso dis­curso visual estrutura-se com base em cinco foto-ensaios, organizados com base em duas fotografias do autor com duas citações visuais da história da fotografia. Estes foram compostos contrapondo os quatro principais temas que a fotografia tem preferido tradicionalmente: o espaço escolar, os alunos, o professor e as inte­rações entre eles. Nos foto-ensaios que apresentamos em seguida propomos leitu­ras cruzadas entre estes quatro temas. O resultado destas interferências visuais e associações livres propõe algumas conclusões visuais para o nosso estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime Mena de Torres, 0000-0003-3586-5234

É Doutor em Ar­tes e Educação (credenciado pela ANECA), Mestre em Artes e Educação e Bacharel em História da Arte. Atuou como pro­fessor colaborador no mestrado interu­niversitário de Artes Visuais e Educação (Universidade de Granada). É professor do Departamento de Didática de Artes Plásticas e Visuais da Universidade In­ternacional de La Rioja (UNIR).

Referências

ANÓNIMA. Northwestern High School, main corridor, Detroit, Mich. Library of Congress, www.loc.gov/pictures/; http://www.loc.gov/pictures/item/det1994018823/PP/ [18/11/2009]. 1911.

ARNHEIM, R. Consideraciones sobre la educación artística. Barcelona: Paidós, 1993.

BARTHES, R. La cámara lúcida. Nota sobre la fotografía. Barcelona: Paidós, 1994.

BERGER, J. & MOHR, J. Otra manera de contar. Barcelona: Gustavo Gili, 2007.

BERGER, J. Mirar. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.

CASTELO, L. Del ruido en el arte. Madrid: H. Blume, 2006.

COLES, L. & NIXON, N. School. Vancouver: Bulfinch Pr., 1998.

DEWEY, J. El arte como experiencia. Barcelona: Paidós, 2008.

DUBOIS, P. El acto fotográfico. Barcelona: Paidós, 1986.

EISNER, E. El arte y la creación de la mente. Barcelona: Paidós, 2004.

EISNER, E.. & DAY, M. D. Handbook of research and policy in art education. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2004. DOI: https://doi.org/10.4324/9781410609939

FONTCUBERTA, J. El beso de Judas. Fotografía y verdad. Barcelona: Gustavo Gili, 2007.

FREUND, G. La fotografía como documento social. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.

GOODMAN, N. Los lenguajes del arte. Barcelona: Seix Barral, 1976.

GOODMAN, N. Maneras de hacer mundos. Madrid: La Balsa de la Medusa, 1990.

GRANT, A. ‘Headmaster of Hotchkiss Prep. School, George Van Santvoord, smoking pipe’. LIFE photo archive, 1954. Disponível em: http://images.google.com/hosted/life/3e-4191d69987e91b.html e em: http://images.google.com/hosted/life/d4ce748e9b7573b6. html. Acesso em: 12/12/2011.

HINE, L.W. Oct. 10, 1916. Comanche County, Oklahoma. Disponível em: http://www.shorpy. com/node/1689?size=_original.

La cámara de Pandora. La fotografía después de la fotografía. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.

MARÍN, R. Investigación en educación artística: temas, métodos y técnicas de indagación sobre el aprendizaje y la enseñanza de las artes y culturas visuales. Granada: Universidad de Granada, 2005.

MARÍN, R.; ROLDÁN, J. ‘Photo essays and photographs in visual arts- based educational research’. International Journal of Education through Art 6: 1, pp. 7–23, 2010. DOI: 10.1386/ eta.6.1.7_1. DOI: https://doi.org/10.1386/eta.6.1.7_1

MCCOMBE, L. ‘African American student at Woodward High School talking with hallway patrol’. LIFE photo archive, 1969. Disponível em: http://www.gstatic.com/hostedimg/ b8c2141c13d06a19_large e em: http://images.google.com/hosted/life/f?imgurl=b8c2141c-13d06a19. Acesso em: 06/12/2011.

PAPO, R. Auditions Day at the Vaganova Ballet Academy, St. Petersburg, Russia, 2007 (#14). Disponível em: http://www.rachelpapo.com/, http://www.rachelpapo.com/perfect13.html. Acesso em: 23/08/2009.

RAJOTTE, J. High school #10, 2010. www. jamesrajotte.net. Disponível em: http://james-rajotte.net/wp-content/uploads/11.jpg e em: http://jamesrajotte.net/photographs/high-s-chool/#10. Acesso em: 19/06/2011.

RAJOTTE, J. High school #7, 2010. www. jamesrajotte.net. Disponível em: http://jamesra-jotte.net/wp-content/uploads/53660013.jpg e em: http://jamesrajotte.net/photographs/ high-school/#7. Acesso em: 17/07/2011.

ROLDAN, J. ‘Emociones reconocidas. Formación, desarrollo y educación de las experiencias estéticas’. En MARÍN, R. (COORD.). Didáctica de la educación artística para primaria. Madrid: Pearson, 2003.

ROLDAN, J. Diálogos de imágenes: creación artística en papel. Granada: EUG, 2007.

ROLDÁN, J.; HERNÁNDEZ, M. El otro lado. Fotografía y pensamiento visual en las culturas universitarias. Aguascalientes (México) y Granada (España): Universidad Autónoma de Aguascalientes y Universidad de Granada, 2010.

SONTAG, S. Sobre fotografía. Barcelona: Edhasa, 1996.

Publicado

2020-06-18

Como Citar

Mena de Torres, J. . (2020). A fotografia artística como referência para a visualização do espaço escolar. DAT Journal, 5(2), 251–266. https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.205

Edição

Seção

Ensino da Arte