Lugares da memória na obra de Ayrson Heráclito

Autores

  • Marcelo Rafael de Carvalho 0000-0001-5134-5963
  • Mirtes Marins de Oliveira 0000-0002-7132-0875

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.211

Palavras-chave:

Lugares da memória, Arte contemporânea, Videoinstalação, Arte afro-brasileira

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a videoinstalação Os Sacudimentos (2015), composta por dois vídeos denominados O Sacudimento da Casa da Torre (8’32’) e O Sacudimento da Maison des Esclaves em Gorée (8’32’), obra realizada pelo artista brasileiro Ayrson Heráclito (Macaúbas, Bahia, 1968), a partir da versão exibida no Museu de Arte de São Paulo Assis Chate­aubriand (MASP) em 2018. Como abordagem metodológica foi utilizada, para uma discussão sobre a obra, a perspectiva conceitual de lugares da memória (les lieux de mémóire) desenvolvido por Pierre Nora, em 1984. Para Nora, os lugares de memória são aqueles onde a memória se cristaliza e se refugia. Seriam uma espécie de substituto da memória, simbolicamente representam o que resta e o que se perpetua de um outro tempo até o presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rafael de Carvalho, 0000-0001-5134-5963

É Mes­trando pelo PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Capes Pro­sup/UAM/Bolsa. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Mackenzie. Atuou como supervisor do serviço educativo do MAB (Museu de Arte Brasileira), assistente de coordena­ção do educativo do Instituto Cultural Itaú e coordenador da ação educativa da 26º Bienal de São Paulo.

Mirtes Marins de Oliveira, 0000-0002-7132-0875

É curadora, pesquisadora e docente do PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi. Pós-Doutorado em Educação - DE-USP. Possui graduação em Educação Artística- Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado (1997) e doutora­do (2002) em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

ANDRADE, Renan; ARANTES, Priscila. Associar, dissimular e zelar: Estratégias de (re)existência na formação da objetuária sacra afro-brasileira. In: DATJournal, v. 4, n. 2, p. 77-83. ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.132. Acesso em: 16/02/2020. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.132

ARANTES, Priscila. Re/escrituras da Arte Contemporânea - História, Arquivo e Mídia. Porto Alegre: Sulinas, 2015. DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v13i2.40733

FORTES, Hugo. Dos objetos às coisas na poética da performance. In: DATJournal, v. 3, n. 1, p. 131-146. Jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.29147/dat.v3i1.77. Acesso em: 16/02/2020. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i1.77

HERÁCLITO, Ayrson. Ayrson Heráclito > The Shakings: The meeting of the Atlantic Margins / O Sacudimento: a reunião das Margens Atlânticas. Disponível em: https://inresidence.videobrasil.org.br/2015/08/24/os-sacudimentos-a-reuniao-das-margens-atlanticas-projeto-finalizado-durante-o-premio-de-residencia-sesc_videobrasil-na-raw-material-company-dacar-senegal/. Acesso em: 04/10/2019.

MOTT, Luiz. Bahia Inquisição & Sociedade. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2010. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523208905

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História. Tradução de Yara Aun Khouri. São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/12101/8763. Acesso em: 16/02/2020.

Downloads

Publicado

2020-06-19

Como Citar

Rafael de Carvalho, M., & Marins de Oliveira, M. . (2020). Lugares da memória na obra de Ayrson Heráclito. DAT Journal, 5(2), 345–354. https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.211

Edição

Seção

Design Estendido: da interculturalidade à tecnologia