Duregraph: Uma investigação sobre duração na imagem pósfotográfica
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.234Palavras-chave:
Durégraphs, Duração, Pós-fotografia, Pesquisa conduzida pela prática, TempoResumo
Este artigo considera como o tempo vivido pode ser percebido em imagens fotográficas manipuladas. A investigação é desenvolvida por uma série de imagens digitais cujo conteúdo é renegociado ao longo do tempo, enquanto o assunto da fotografia permanece dentro do quadro. As durégraphs resultantes constituem um espaço instável entre uma composição fotográfica e uma imagem em movimento. Os objetivos principais do estudo são questionar as convenções de poder na visualização e expandir a maneira como podemos conceber o tempo como duração nas imagens fotográficas digitais.
Tradução para o português: Marcos Mortensen Steagall
Downloads
Referências
BAKER, G. Photography's Expanded Field. October , v. 114, p. 121-140, 2005. ISSN 01622870 1536013X. DOI: https://doi.org/10.1162/016228705774889574
BARTHES, R. Camera Lucida : Reflections on Photography. Farrar, Straus and Giroux, 1981. ISBN 9780374521349.
BARTHES, R. The Photographic Message. In: (Ed.). Image Music Text . London: Fontana Press, 1977. p.15-31.
BAZIN, A.; GRAY, H. The ontology of the photographic image. Film Quarterly , v. 13, n. 4, p. 4-9, 1960. DOI: https://doi.org/10.1525/fq.1960.13.4.04a00030
BENJAMIN, W. The work of art in the age of mechanical reproduction. In: MORRA, J. e SMI- TH, M. (Ed.). Visual Culture : Experiences in Visual Culture: Routledge, v.4, 2006. p.114-137. ISBN 0415326451.
BERGER, J. Ways of Seeing . London: Penguin Books, 1972. ISBN 0563122447.
BERGER, J. Drawn to that moment. In: DYER, G. (Ed.). John Berger: selected essays . United States of America: Pantheon Books, 2003. p.419-423. ISBN 0375421564.
BERGSON, H. Time and Free Will . Edinburgh, Great Britain: George Allen & Unwin LTD, 1957. Germany. The prephotographic, the photographic, and the postphotographic image . Berlin: Mouton de Gruyter , 1997.
BRUBAKER, D. Andre Bazin on automatically made images. The Journal of Aesthetics and Art Criticism , v. 51, n. 1, p. 59-67, 1993. DOI: https://doi.org/10.2307/431971
FREDERICKS, D. C. Coping with Transience : Ecclesiastes on Brevity in Life. Sheffield, En - gland: JSOT Press, 1993.
HUNT, R.; MCDANIEL, M. The enigma of organization and distinctiveness. J ournal of Me- mory and Language , v. 32, n. 4, p. 421-445, 1993. DOI: https://doi.org/10.1006/jmla.1993.1023
HUSSERL, E. The Phenomenology of Internal Time-Consciousness . Indiana University Press, 1964.
JARRETT, C. Why meeting another’s gaze is so powerful. 2019. Disponível em: .
KESNER, L. et al. Perception of direct vs. averted gaze in portrait paintings: An fMRI and eye-tracking study. Brain and Cognition , v. 125, p. 88-99, 2018/08/01/ 2018. ISSN 0278-2626. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bandc.2018.06.004
MITCHELL, W. J. The Reconfigured Eye: Visual Truth in the Post-Photographic Era . MIT Press, 1992. ISBN 9780262631600.
MORTENSEN STEAGALL, M. The Process of Immersive Photography: Beyond the Cogniti - ve and the Physical . 2019. Doctoral thesis, Auckland University of Technology MORTENSEN STEAGALL, M.; INGS, W. Pesquisa de doutorado practice-led e a natureza dos métodos imersivos. DAT Journal , v. 3, n. 2, p. 392-423, 2018. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.98
MULVEY, L. Visual pleasure and narrative cinema. Screen , v. 16, n. 3, p. 6-18, 1975. DOI: https://doi.org/10.1093/screen/16.3.6
NASSAR, I. On Photographs and Returning the Gaze. Journal of Palastine Studies v. 31, p. 3–5, 2007. Disponível em: <https://www.palestine-studies.org/jq/fulltext/77758>.
RITCHIN, F. After Photography . W. W. Norton & Company, 2010. ISBN 0393337731.
ROWSE, D. Where is Your Subject Looking and Why Does it Matter? , n.d. Disponível em: <https://digital-photography-school.com/where-is-your-subject-looking-and-why-does-it-matter/. Acesso em: February 26, 2020.
SARTRE, J.-P. Being and Nothingness . Philosophical Library, 1956.
SONTAG, S. On Photography . United States of America: Farrar, Straus and Giroux, 1977.