Design cenográfico em museus: o caso Tim Burton
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.262Palavras-chave:
Exposição, Museu, Cenografia, MISResumo
O cinema engloba, desde seus primórdios, a cenografia, ou design cenográfico, como dispositivo auxiliar na construção da narrativa fílmica. Já os museus desenvolveram aproximações diversas com a cenografia, de acordo com a sua tipologia. No caso do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, MIS-SP, que abriga um acervo eminentemente audiovisual, tal ferramenta é utilizada, muitas vezes, como forma de atrair o público, transformando suas exposições em espetáculos. Partindo deste pressuposto este artigo é formado por três partes. A primeira, compreende apontamentos das relações entre o cinema e a cenografia. A segunda, elenca as afinidades do design cenográfico em museus. A parte final, formata o estudo de caso da mostra sobre o cineasta Tim Burton, compreendendo a utilização da cenografia no ambiente museal. As referências serão emprestadadas de Urssi (2006), Cohen (2015), Gonçalves (2004) e outros.
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