Pesquisa em Design: a Informação e a Interação no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.266Palavras-chave:
Pesquisa em Design, Design da Informação, Design de Interação, Sociedade da Informação, Tecnologias da Informação e ComunicaçãoResumo
Este artigo apresenta as pesquisas desenvolvidas pela linha Design, Informação e Interação (DII), no Programa de Pós-Graduação em Design (PPG Design) da Universidade de Brasília (UnB), por meio de suas contribuições para o avanço do campo no Brasil e no exterior. As pesquisas desenvolvidas buscam investigar os contextos que envolvem a informação na vida em sociedade, por meio de análises sobre os diversos tipos de sistemas mediadores a ação humana e pesquisas que envolvem abordagens críticas e estéticas no design contemporâneo. Para além das dimensões críticas do design, as pesquisas buscam compreensão sobre o estudo das relações entre tecnologias, meios e lugares e suas implicações, promovendo um debate sobre os recursos teóricos e práticos relativos à mediação e interação nos processos comunicativos e suas possibilidades de cruzamento com outras áreas do conhecimento, no processo de construção do design.
Downloads
Referências
BELL, Daniel. Technology, nature and society : the vicissitudes of three world views and the confusion of realms. The American Scholar, 1973.
BONSIEPE, G. Design do material ao digital . Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.
CARVALHO, F. O.; GOMES, R. F.; FRAGELLI, R. R.; SILVA, T. B. P. Desafios financeiros: design de jogo de educação financeira para as escolas públicas. Estudos em Design (Online), v. 1, p. 86-107, 2017.
CATALDI, P. C. P.; SILVA, T. B. P. Parâmetros para a concepção e avaliação de jogos para rea bilitação de pacientes vítimas de AVE. Design e Tecnologia , v. 7, n. 14, p. 69-90, 30 dez. 2017.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia . Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p.
FRAGELLI, R.R. Método Trezentos : Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2019. v. 1. 120p.
GOUVEIA, Luis; GAIO, Sofia. Sociedade da Informação: balanço e implicações . Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2004.
KALUME, A. C. O Jornalista Brasileiro : Convergência e Mudança Provocada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. 1ª. ed. Brasília - DF: Editora Universidade de Brasília; FAC Livros, 2017. v. 1. 360p.
LOGAN, Robert K. Que é informação? A propagação da organização na biosfera, na simbolosfera, na tecnosfera e na econosfera. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2012.
LOPES, F. G. S.; SILVA, T. B. P.; DOMINGOS FILHO, C. A.; VALE, M. E. B. Design de estratégia de ensino-aprendizagem para o estudo de máquinas térmicas. Estudos em Design (Online), v. 27, p. 108-133, 2019.
MANSUR, A.; GUIMARÃES, C. P. Magia e Ação no processo criativo : fluxo entre intuição e estrutura como catalisador projetual. Revista de Design, tecnologia e sociedade, v. 4, p. 32-44, 2017.
MATSUNAGA, C.; MASS, M.; CARVALHO, D. M.; ATHAYDE, A. Paisagem Amazônica : Uso da tecnologia na fruição poética. In: #16.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2017, Porto. #16.ART - Artis intelligentia: imaginar o real. Porto: i2ADS - Instituto de Investi - gação em Arte, Design e Sociedade, 2017. v. 1. p. 841-850.
MATTELART, Armand; VITALIS, André. De Orwell al cibercontrol. Barcelona: Gedisa, 2015.
MINEIRO, Érico F. Design da informação, modelos mentais e a gestão da inovação: articulações possíveis. InfoDesign v. 8, n. 3. São Paulo: 2011.
PORTUGAL, C. Questões complexas do design da informação e de interação. InfoDesign v.7, n. 2. São Paulo: 2010.
PREECE, J., ROGERS, Y., SHARP, H. Design de interação : além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
QUINTÃO, F. S.; TRISKA, R. Design de informação em interfaces digitais: origens, definições e fundamentos. Revista Brasileira de Design da Informação. InfoDesign v. 10, n. 2. São Paulo: 2013.
SAFFER, D. Design for Interaction . EUA: Peachpit Press, 2006.
SANTOS, F. A.; SOUTO, V. T. Graphic design and user-centred design : designing learning tools for primary school. International Journal of Technology and Design Education, v. 29, p. 999-1009, 2019.
SHEDROFF, N. Information interaction design : a unified field theory of design. In: JACOB - SON, Robert (ed.). Information design. Cambridge (MA): The MIT Press, 2000.
SILVA, T. B. P. (Org.); SARMET, M. M. (Org.); SILVINO, A. M. D. (Org.) Gameplay : ensaios sobre estudo e desenvolvimento de jogos. 1. ed. Quito: Ciespal, 2016.
SOUTO, V. T. (Org.); FRAGELLI, R. R. (Org.) Design de jogos educativos : da ideia ao jogo. 1. ed. Quito: Ciespal, 2016.
SOUTO, V. T.; FRAGELLI, R. R.; VENEZIANO, W. H. Designing an Innovative Collaborative Learning Application : The Case of Method 300. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2020, p. 552-565.
SOUTO, V. T. (Org.); SPINILLO, C. G. (Org.); PORTUGAL, C. (Org.); FADEL, L. M. (Org.). Selected Readings of the 7th Information Design International Conference. 1. ed. Brasília: SBDI, 2016.
TOURAINE, Alain. La société post-industrielle . 1969.
TUFTE, E. The visual display of quantitative information . Cheshire: Graphics Press, 2002.