O novo produto, resultado da multiplicação dos saberes do design

Autores

  • Claudia Alquezar Facca

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i4.281

Palavras-chave:

Design, História, Design de Produto, Desenho Industrial

Resumo

Este texto trata de uma percepção de mudança a respeito do conceito de design na sua essência e de suas formas de aplicação na atualidade, principalmente no que tange o termo design de produto ou product design. Partindo da história da palavra “design” que se mistura com a própria história do “design” como área do conhecimento, passando pela análise do design como atividade prática, indo do design industrial ao design de produto, até chegar no produto como resultado do processo de design, observa-se que seu significado tem se alterado significamente. O design de produto ou product design, que conhecíamos originalmente, não se restringe mais ao produto como objeto, mas sim abrange o produto como resultado do processo de design, seja ele físico ou digital – assim como o produto é o resultado da multiplicação, no âmbito da matemática. Multiplicação, esta, de conhecimentos diversificados voltados à inovação e ao desenvolvimento de novas soluções para os problemas que vão se tornando cada vez mais complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Alquezar Facca

Mestre e Doutora em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, com Doutorado Sanduíche na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal; Especialista em Didática do Ensino Superior e em Comunicação e Artes pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; docente nos Cursos de Design e Engenharia e Coordenadora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Design do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Referências

BÜRDEK, B. E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Blucher, 2006.

CARA, M. Do desenho industrial ao design no Brasil: uma bibliografia crítica para a disciplina. São Paulo: Blucher, 2010.

CARDOSO, R. Uma introdução à história do design. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2004.

CARDOSO, R. O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

COELHO, L. A. L. Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: PUC-Rio / Novas Ideias, 2008.

CUFFARO, D.; PAIGE, D.; BLACKMAN, C.; LAITURI, D.; COVERT, D.; SEARS, L.; NEHEZ-CUFFARO, A. Process, Materials, and Measurements: all the details industrial designers need to know but can never find. Gloucester / MA: Rockport, 2006.

FACCA, C. A. A contribuição do pensamento do design na formação do engenheiro: o espaço do Fab Lab como experiência transversal. 2020. 253 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo. 2020.

FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Tradução de Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

HARDT, M. The term design. In:. [S.l.]: [s.n.]. 2006. p. 21.

HESKETT, J. Design. São Paulo: Ática, 2008.

LÖBACH, B. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. Tradução de Freddy Van Camp. São Paulo: Blucher, 2001.

MALDONADO, T. Design Industrial. Lisboa: Edições 70, 2012.

MORAES, D. D. Fenomenologia do design contemporâneo. DATJournal, São Paulo, 5, n. 2, 19 jun. 2020. 7-24. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat. Acesso em: 13 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.188

MTE. CBO - Classificação Brasileira de Ocupações / MTE - Ministério do Trabalho. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTituloResultado.jsf. Acesso em: 12 set. 2020.

SCHNEIDER, B. Design - uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico. Tradução de George B. Sperber e Sonali Bertuol. São Paulo: Blucher, 2010.

WDO. Definition of Industrial Design. WDO - World Design Organisation, 2020. Disponível em: https://wdo.org/about/definition/. Acesso em: 12 out 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Alquezar Facca, C. . (2020). O novo produto, resultado da multiplicação dos saberes do design. DAT Journal, 5(4), 41–57. https://doi.org/10.29147/dat.v5i4.281