A prática da equoterapia e da educação em arte como experiência de ensino em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.437Palavras-chave:
Equoterapia, TEA, Artes Visuais, PandemiaResumo
Este trabalho apresenta o espaço da Equoterapia em conjunto com as atividades baseadas na Educação em Artes Visuais e tecnologia, como meios para auxiliar no processo de aprendizagem de crianças com o Transtorno do Espectro Autista – TEA, em tempos de pandemia. A prática da Equoterapia e da Educação em Arte como experiência de ensino envolve também a apresentação de objetos de aprendizagem, que foram desenvolvidos durante o curso de mestrado na Universidade de Brasília, com autorização da Comissão de Ética da Universidade de Brasília. Este artigo apresenta a pesquisa realizada no mestrado e seu desenvolvimento posterior durante a pandemia, no qual amplia as referências oriundas da educação, no desenvolvimento de práticas arte-educativas e objetos de aprendizagem de Equoterapia, que auxiliem pessoas especiais.
Downloads
Referências
ANDE-BRASIL – Disponível em https://www.equoterapia.org.br. Acesso 15 set. 2020.
ATEC – Disponível em https://www.autism.org/autism-treatment-evaluation-checklist. Acesso 20 ago. 2020.
BARBOSA, Gisele. Manual do professor para utilização de objetos de aprendizagem. UFJF, MG. 2014.
FERNANDES, Tatiana e DIAS, Belidson. Objetos de aprendizagem poéticos: máquinas para construir territórios de subjetivação. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2015/ simposios/s8/tatiana_fernandez_belidson_dia s.pdf. Acesso 1 dez. 2017.
CAMPOS, J. (org.). Psicologia da educação. Batatais,SP : Claretiano, 2013. 234 p.
CEZAR, A.T. Gestaltpedagogia: Um caminho trilhado na intersubjetividade. Debates em Educação. Vol. 10 – No 20. Rio de Janeiro, 2018. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p143
CORREA, R.A; KRASTANOV, S.V. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Bata¬tais – SP: Claretiano, 2013. 198 p.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra. Brasil, 1967. Dispo¬nível em http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/educacao_ pratica_liberdade.pdf Acesso 04 set. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
GRANDIM, T. Is Autism the Price for a Human Brain? Dept. of Animal Science - Colorado State University. 2018, USA. Disponível em http://www.templegrandin.com/temple_arti¬cles. Acesso 12 set. 2020.
HÉRNANDEZ, F. H. in DIAS, B.; IRWIN, R. (orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/R/Tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.
Instituto Maria Montessori. Disponível em https://www.mariamontessori.org/our-commu¬nity/useful-articles. Acesso 05 ago. 2020.
Ministério da Educação. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Edu¬cação Inclusiva. MEC, 2008. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politi¬caeducespecial.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index. php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-edu¬cacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso 10 set. 2020.
MONTESSORI, M. A descoberta da criança: pedagogia científica. Campina: Kírion, 2017.
MONTESSORI, M. O segredo da infância. Campinas: CEDET, 2019.
PIC, C. V. Arte Equoterapia: Confluências na Educação em Artes Visuais com Crianças Au¬tistas. Brasília - UNB, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35312. Acesso 10 set. 2020.
ROHRS, H. Maria Montessori. Recife: Fundação Joaquim Nabuco - Editora Massanga¬na, 2010.
RUBIM, Vanessa M. Equoterapia, escola e subjetividade: promoção da saúde, aprendiza¬gem e desenvolvimento da criança. Brasília - UNB, 2012. Disponível em: https://reposito¬rio.unb.br/handle/10482/11093. Acesso 22 set. 2020.
SEPAHBAN, L. Temple Grandin: inspiring animal-behavior scientist. Disponível em: ht-tps://books.google.com.br/books?id=C1hFBAAAQBAJ&printsec=frontcover&dq=temple+¬grandin&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjOr_XwsoLsAhXCILkGHTTgDl8Q6AEwAXoECAEQA-g#v=onepage&q=temple%20grandin&f=false. Acesso 24. Set. 2020.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
WALTER, G. B. Equoterapia – fundamentos científicos. São Paulo: Editora Atheneu, 2013.
WICKERT, H. O cavalo como instrumento cinesioterapêutico. Disponível em http://equoterapia.org.br/media/artigos-academicos/documentos/11021000.pdf. Acesso 26 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.