Águas de al-mar
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.449Resumo
Este artigo apresenta as reflexões dos artistas pesquisadores autores da obra em vídeo Águas de al-mar, realizada para a exposição PANORAMA EXPO junto ao LABLUZ, dispositivo panorâmico e sonoro situado na sala Josep Renau da Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valência, Espanha, apresentada ao público em junho de 2021 junto ao VIII SIIMI/Seminário Internacional de Inovação em Mídias Interativas, # 20ART e 8o Balance-Unbalance. A peça apresenta uma sucessão de videoclipes das águas do Rio Grande do Norte, em um fluir cinemático e sonoro metafórico às emo-
ções da alma. A obra é vinculada às noções de cinema expandido e cinema de exposição, e pensada em suas relações com o recorte, enquadramento e cena no audiovisual e com as opções definidas para a montagem da obra, tomando partido do recorte horizontal da tela panorâmica, entre outras questões.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus Editora, 2004
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002
FLUSSER. Willem. A filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 2002
GRAU, Oliver. Virtual art, from Illusion to immersion. Cambridge, The MIT Press, 2003 DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/7104.001.0001
MACIEL, Kátia (org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009
MANOVICH. Lev. The language of the new media. Cambridge: MIT Press, 2001 DOI: https://doi.org/10.22230/cjc.2002v27n1a1280
MARIN, Louis. De la représentation. Paris, Seuil, 1993
MARIN, Louis. Des pouvoirs de l’image. Paris, Éditions du Seuil, 1993
MARKS, Laura U. Marks. The Skin of the Film: Intercultural Cinema, Embodiment, and
the Senses. Durham: Duke University Press, 2000
MARKS, Laura U. Marks. Touch: Sensuous Theory and Multisensory Media. Minneapolis:
Minnesota University Press, 2002.
MERLEAU-PONTY. Fenomenologia da percepção. São Paulo, Martins Fontes,1994
MILETTO, E.M. et al. Minicurso: Introdução à Computação Musical. In:“Anais do IV Congresso Brasileiro de Computação ”, pp. 883-902. Congresso Brasileiro de Computação, 4. Itajaí, SC: Editora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) 2004. Acessível em: http://www.inf.ufrgs.br/lcm/site_arquivos/textos/aula1/CMintro2.pdf
PARENTE, A. Cinema de exposição: o dispositivo em contra/campo in Revista Poiésis, n. 12, nov. 2008. Niterói: Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense, 2008, p. 51-63. Acessível em: https://periodicos.uff.br/
poiesis/article/view/26944/15652
PARENTE, A. Cinemáticos: tendências do cinema de artista no Brasil. Rio de Janeiro: +2 editora, 2013 Águas de al-mar 219 DATJournal v.6 n.3 2021
SALLES, Laurita R. de. Imagem: lógica para a visibilidade e interatividade, artigo in Anais do XXIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas [recurso eletrônico]: ecossistemas artísticos / Afonso Medeiros, Lucia Gouvêa Pimentel, Idanise Hamoy, Yacy-Ara Fro- ner (orgs.) – Belo Horizonte : ANPAP; Programa de Pós-graduação em Artes - UFMG, 2014 , p. 1077 a 1091. Acessível em: http:// anpap.org.br/anais/2014/Comit%C3%AAs/3%20PA/Laurita%20Ricardo%20de%20Salles.pdf
SIQUEIRA, Ana Paola Vianna Ottoni de. Cinema expandido : experiências cinemáticas no território das artes visuais / Ana Paola Vianna Ottoni de Siqueira. - 2019. 85 f.: il. Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de CiênciasHumanas, Letras e Artes. Licenciatura em Artes Visuais, Natal, 2019. Orientadora: Prof.a Dr.a Regina Helena Johas.
SCHOENBERG, Arnold: Fundamentals of Musical Composition, 1993.
SCHAEFFER, Pierre: Tratado de los objetos musicales. Madri: Alianza Editorial, 1996
SOBCHACK, Vivian. Carnal Thoughts, embodiement and moving image culture. Berke- ley, University of California Press, 2004 DOI: https://doi.org/10.1525/9780520937826
SOBCHACK, Vivian. The Adress of the eye: a Phenomenology of film experience. Princeton, Princeton University Press, 1992 DOI: https://doi.org/10.1515/9780691213279
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.