Arte, Design, Mídia: Memoriais da América Latina
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.489Palavras-chave:
Arte, Design, Media, América LatinaResumo
Por ocasião do III Simpósio DAT, proponho um percurso analítico por meio de uma série de exposições realizadas na América Latina que remetem a uma memória sobre as formas de desenhar, representar e operacionalizar problemas que fazem leituras críticas de nosso continente. São os diversos processos artísticos que, do ponto de vista expositivo, pensam significativamente e propõem histórias sobre a nossa região e sobre as mesmas artes visuais tecnológicas. Um panorama analítico que inclui o cinema experimental, a televisão, a videoarte, a multimídia, a bioarte em um conjunto que questiona e relaciona criticamente a arte contemporânea com o design e a arte midiática. Esses movimentos híbridos envolvem contaminações que transcendem as fronteiras da mídia e que podemos considerar sob o conceito de “extremidades discursivas” conforme definido por Christine Melo. Um tour pelas obras de Albertina Carri e Andrés Denegri (Argentina), Gilbertto Prado (Brasil), José Alejandro Restrepo (Colômbia), Gerardo Suter (México) e Irina Raffo (Uruguai) cujos processos acompanhei de perto oferecem uma amostra significativa de leituras do continente, que dialogam com o contexto urbano em que foram implantadas: Buenos Aires, México, Montevidéu, Salta. Exposições que proponham uma leitura de memórias pessoais, de histórias particulares da história recente do continente e que se refiram aos meios aplicados em cada amostra onde prevalece a prática da instalação, que se desenvolve sob diferentes suportes e dispositivos tecnológicos.
Downloads
Referências
Carri, A. (2015). Operación Fracaso y el Sonido Recobrado, Parque de la Memoria, Buenos Aires, Buenos Aires. https://parquedelamemoria.org.ar/wp-content/uploads/2020/04/Al¬bertinaCarri_PDM2020.pdf
La Ferla, J., García, C. y Arancibia, V. (2015). Aurora. Instalaciones fílmicas. Andrés Denegri. Salta: Museo de Bellas Artes de Salta. Recuperado de: https://issuu.com/basalta/docs/au¬rora_catalogo (Consultado el 1.12.2021)
La Ferla. J. (2013). Cine de Exposición. Instalaciones fílmicas de Andrés Denegri. Buenos Ai¬res: Espacio de Arte Fundación OSDE. http://www.historicoartefundacionosde.com.ar/ba¬ckend/upload/files/img_$272.pdf (Consultado el 1.12.2021)
Machado, A. (2007). El paisaje mediático. Buenos Aires: Nueva Librería.
Mello, C. Extremidades. www.extremidades.art (Consultado el 1.12.2021)
Prado, G. y La Ferla, J. (2018). Circuito Alameda. Ciudad de México: Laboratorio Arte Alame¬da, Instituto Nacional de Bellas Artes. http://www.gilberttoprado.net/assets/circuito_ala¬meda_gttoprado_jlf.pdf (Consultado el 1.12.2021)
Prado, G. (2003). Arte telemática:dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais mul¬tiusuário. São Paulo: Itaú Cultural. https://poeticasdigitais.files.wordpress.com/2009/09/ 2003-arte_telematica_dos_intercambios_pontuais_aos.pdf
Raffo, I. (2022) Intermitencias. Montevideo: Centro Cultural de España.
Restrepo, J.A., La Ferla, J., Religión Catódica. José Alejandro Restrepo. Buenos Aires: Espacio de Arte Fundación OSDE. http://www.historicoartefundacionosde.com.ar/backend/uplo-ad/evento/Espacio_de_Arte_Catalogos/restrepo.pdf (Consultado el 1.12.2021)
Suter, G., La Ferla, J. (2018). neoTrópico. Caja Negra y otros Microrelatos. Laboratorio Arte Alameda, Secretaría de Cultura. Ciudad de México: Instituto Nacional de Bellas Artes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.