Alternativas imagéticas à economia da atenção: Design e ativismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.498Palavras-chave:
Design, Ativismo, Política, Economia da Atenção, InstagramResumo
Este trabalho investiga a produção imagética recente de design ativista no Brasil. Para compreender o fenômeno, são apresentados os principais fatores socioeconômicos em torno da economia da atenção, forma de geração de valor que predomina nos ambientes digitais. Em seguida, são analisadas imagens selecionadas de design ativista no Instagram, observando contexto e características. Por fim, elencamos alguns atributos do design que o aproximam da transformação social e da partilha do comum. Como resultado, observamos a importância do design gráfico no que diz respeito à sua relação com as tecnologias de informação e a construção de consciência político-identitária no país.
Downloads
Referências
ACTIVATE Technology & Media Outlook 2021. Activate Consulting, 2020. Disponível em: https://activate.com/outlook/2021/>. Acesso em 25 jan. 2021.
BRUNO, F. G.; BENTES, A. C. F.; FALTAY, P. Economia psíquica dos algoritmos e laboratório de plataforma: mercado, ciência e modulação do comportamento. Revista FAMECOS, v. 26, n.3, p. e33095, 27 dez. 2019. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.33095 DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.33095
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Ubu Editora, 2016.
CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Editora Ubu, 2016.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? São Paulo: Editora 34, 2016.
HAN, Byung-Chul. Sociedade da Transparência. Petrópolis: Editora Vozes, 2017. ______________. Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Ed. Vozes, 2015.
LIPOVETSKY, Gillles; SERROY, Jean. A estetização do mundo. São Paulo: Cia das Letras, 2015.
MANOVICH, Lev. Notes on Instagrammism and mechanisms of contemporary cultural identity (and also photography, design, Kinfolk, kpop, hashtags, mise-en-scène, and cостояние).
Manovich.net, 2016. Disponível em: < http://manovich.net/index.php/projects/notes-on-instagrammism-and-mechanisms-of-contemporary-cultural-identity>. Acesso em 19 dez. 2019.
MASON, Paul. Pós-Capitalismo: um guia para o nosso futuro. São Paulo: Cia das Letras, 2017.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
NEVES, Flávia de Barros. Contestação gráfica: engajamento politico-social por meio do design gráfico. In: BRAGA, Marcos da Costa (org). O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissonal. São Paulo: Editora Senac, 2011.
ODELL, Jenny. How to do nothing: resisting the attention economy. Melville House Printing: NY, 2019.
PATER, Ruben. Políticas do design. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SCHWARZ, Roberto. Cultura e Política. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
SCOTT, Mac. Obama Hope Poster — Shepard Fairey (2008). Medium.com, 15 out. 2017. Disponível em: <https://medium.com/fgd1-the-archive/obama-hope-poster-by-shepard-fairey-1307a8b6c7be>. Acesso em 16 jan. 2020.
SILVA, Tarcízio. Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: Olhares Afrodiaspóricos. São Paulo: LiteraRua, 2021.
VIEIRA, Bárbara Muniz; PAULO, Paula Paiva; FIGUEIREDO, Patrícia. Câmara de SP elege 2 mulheres a mais do que em 2016 e vai a 13 vereadoras; mulher mais votada é negra e trans. G1, 16 nov. 2020. Disponível em: < https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/ eleicoes/2020/noticia/2020/11/16/camara-de-sp-elege-2-mulheres-a-mais-do-que-em-2016-e-vai-a-13-vereadoras-mulher-mais-votada-e-negra-e-trans.ghtml>. Acesso em 25 jan. 2021.
WILLIAMS, James. Stand Out of Our Light: Freedom and Resistance in the Attention Economy. Cambridge: Cambridge University Press, 28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.