Obsolescência de produto: Design e dinâmicas de mercado

Autores

  • Pedro Henrique Lopes Ribeiro
  • Edson Carpintero Rezende
  • Juliana Rocha Franco

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.501

Palavras-chave:

Obsolescência, Cadeias Globais de Valor, Projeto de Produto, Design, Economia

Resumo

O presente artigo parte de uma caracterização dos diferentes tipos de obsolescência de produtos para demonstrar que não se trata apenas de uma questão interna dos objetos, mas uma questão interna atravessada por fatores sociais e econômicos. A obsolescência é compreendida dentro da dinâmica de gestão de projeto, mas também por meio das formas de organização econômicas contemporâneas, especialmente a produção por meio de cadeias globais de valor. Ao final do texto, dois exemplos de estratégias de empresas (Baratza e Flair) atuantes no mercado de equipamentos de café foram analisados a partir dos elementos trazidos ao longo do artigo. O trabalho concluiu que apesar de existirem práticas possíveis de serem adotadas, há particularidades de acordo com o setor de atuação das firmas que tem um peso considerável para a efetividade das medidas adotadas para reduzir a obsolescência de produtos.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Lopes Ribeiro

Barachel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Aluno do Programa de Pós-Graduação em Design da UEMG.

Edson Carpintero Rezende

<[email protected]>Possui graduação em Odontologia pela UFMG (1990), licenciatura em Ciências pela PUC-MG (1986), pós-graduação “Latu sensu” em Microbiologia pela PUC-MG (1988), pós- -graduação “Latu sensu” em Odontologia Legal pela Associação Brasileira de Odontologia (2003), mestrado em Saúde Coletiva pela UEFS (2006), doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG (2011) e Pós-doutorado em Lazer pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Professor e pesquisador nos cursos de graduação e pós-graduação Latu Sensu e Stricto Sensu na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Juliana Rocha Franco

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), mestre em Comunicação Social (UFMG). Professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Design (UEMG) e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Ribeiro, P. H. L., Rezende, E. C., & Franco, J. R. (2021). Obsolescência de produto: Design e dinâmicas de mercado. DAT Journal, 6(4), 208–222. https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.501