O design participativo em tempos de atividades remotas: Adaptação ao serviço educacional Escola_Casa
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.504Palavras-chave:
Design centrado no ser humano, Design participativo, Design de serviço, EducaçãoResumo
As atividades remotas, aceleradas em virtude da Covid-19 exigiram repensar as atividades participativas contidas nos processos de design centrado no ser humano. Nesse contexto, a pesquisa utilizou o design participativo como estratégia para o desenvolvimento de uma metodologia híbrida de ensino-aprendizagem para a Escola_Casa, uma entidade privada que atua como promotora de capacitações nas áreas de arte e design e atende toda a microrregião de Blumenau, Santa Catarina. O artigo consiste de um estudo de caso, apresentado a partir dos problemas, objetivos, procedimentos e as ferramentas participativas utilizadas e adaptadas para condução remota, de modo a possibilitar segurança aos participantes e favorecer a eficácia para os processos de desenvolvimento de soluções. A estrutura abrange a contextualização da pesquisa apresentada na introdução, fundamentação teórica: o design, participação e enfoque centrado no humano, um cenário de pandemia, estrutura metodológica, organização e condução do processo participativo, resultados e conclusão.
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