O design participativo em tempos de atividades remotas: Adaptação ao serviço educacional Escola_Casa

Autores

  • Evandro Jefferson Stein
  • Marli Teresinha Everling
  • Maria Regina Álvares Correia Dias
  • João Eduardo Chagas Sobral
  • Elenir Carmen Morgnestern

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.504

Palavras-chave:

Design centrado no ser humano, Design participativo, Design de serviço, Educação

Resumo

As atividades remotas, aceleradas em virtude da Covid-19 exigiram repensar as atividades participativas contidas nos processos de design centrado no ser humano. Nesse contexto, a pesquisa utilizou o design participativo como estratégia para o desenvolvimento de uma metodologia híbrida de ensino-aprendizagem para a Escola_Casa, uma entidade privada que atua como promotora de capacitações nas áreas de arte e design e atende toda a microrregião de Blumenau, Santa Catarina. O artigo consiste de um estudo de caso, apresentado a partir dos problemas, objetivos, procedimentos e as ferramentas participativas utilizadas e adaptadas para condução remota, de modo a possibilitar segurança aos participantes e favorecer a eficácia para os processos de desenvolvimento de soluções. A estrutura abrange a contextualização da pesquisa apresentada na introdução, fundamentação teórica: o design, participação e enfoque centrado no humano, um cenário de pandemia, estrutura metodológica, organização e condução do processo participativo, resultados e conclusão.

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Biografia do Autor

Evandro Jefferson Stein

Bacharel em Publicidade e Propaganda e Mestre em Design pela Universidade da Região de Joinville. Sócio da Escola_Casa que possui abrangência local, regional e nacional. Possui experiência na educação para a Arte e o Design considerando aspectos pedagógicos, de gestão, aprendizagem e ensino.

Marli Teresinha Everling

Doutora em Design e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia da Produção e Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, e, especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville e coordenadora do Projeto Ethos – Design e Relações de Uso. Atua no ensino, pesquisa e extensão e seus temas de interesse são educação, processos participativos, crise ecológica, ética, design e suas interfaces as relações usuário-objeto-ambiente.

Maria Regina Álvares Correia Dias

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, mestre em Engenharia de Produção, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduada em Design Industrial pela Fuma. É professora e pesquisadora da Escola de Design da UEMG nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Design. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD-UEMG) e coordena o Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa em Design. Editora dos Cadernos de Estudos Avançados em Design (2010-2021) e editor-chefe da revista Pensamentos em Design (2021).

João Eduardo Chagas Sobral

Doutor em Design e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau e Bacharel em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville e coordenador do Projeto Íris – A Imagem e as Ferramentas de Concepção e Desenvolvimento de Artefatos no Campo do Design. Atua no ensino, pesquisa e extensão e seus temas de interesse são educação, imagem, filosofia e ergonomia.

Elenir Carmen Morgnestern

Doutora em Design e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestre em Educação nas Ciências, Especialista em Metodologia do Ensino de Artes Plásticas e Bacharel em Comunicação Visual pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville e coordenador do Projeto Simbol – O Design e suas Fronteiras na Instituição Social da Cultura Simbólica. Atua no ensino, pesquisa e extensão e seus temas de interesse são educação, imagem, filosofia e ergonomia.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Stein, E. J., Everling, M. T., Dias, M. R. Álvares C., Sobral, J. E. C., & Morgnestern, E. C. (2021). O design participativo em tempos de atividades remotas: Adaptação ao serviço educacional Escola_Casa. DAT Journal, 6(4), 255–278. https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.504