Augmented reality in physical exercise

Authors

  • Luana Bittencourt Saraiva
  • Bruno Raphael de Carvalho Santos
  • Alef Vernon De Oliveira Santos
  • Eduardo Jorge Lira Antunes Da Silva
  • Lúcio Vasconcellos Dias
  • Claudete Barbosa Ruschival
  • Nelson Kuwahara

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.508

Keywords:

Augmented Reality, Physical Activities, Literature Review

Abstract

Faced with the new coronavirus pandemic, initiatives capable of adapting to social isolation and remote operation technologies are relevant. Among the emerging technologies, Augmented Reality (AR) allows interaction between the real and virtual world, even helping people to have a healthier life. The article investigates how AR has been used to guide people in performing physical activity and takes place through prospecting in international databases to visualize the approach to the theme. The results showed two groups of applications in AR: gamification, played by the Pokémon Go game; and rehabilitation, with applications for the recovery of people with muscle loss. There is a predominance of publications originating in the United States and the United Kingdom, according to the search engine and defined string for conducting the prospecting research in journal collections. The information collected will help to define functionalities that can be used in RA applications.

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Author Biographies

Luana Bittencourt Saraiva

Programadora Visual na Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ascom/Ufam). Mestre no Programa da Pós-graduação em Design na Universidade Federal do Amazonas (PPGD-UFAM). Especialista em Design, Comunicação e Multimídia pela Faculdade Fucapi. Graduada em Design pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Administração pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Bruno Raphael de Carvalho Santos

Mestre em Design pela Universidade Federal do Amazonas (PPGD-UFAM) com foco em Gestão do Design para Micro e Pequenas Empresas. Formou- -se em design pela Faculdade Martha Falcão (FMF) com especialização em Design, Comunicação e Multimídia pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação (FUCAPI) em 2014. Sua área de interesse atual é gestão de negócios, tecnologia, educação e design.

Alef Vernon De Oliveira Santos

Graduado em Design pela Universidade Federal do Amazonas, com foco em User Interface Design e User Experience Design, atuante como Product Designer em Plataformas Digitais e Ilustrador 2D. Mestrando do Programa de Pós- -Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas.

Eduardo Jorge Lira Antunes Da Silva

Licenciado em Computação pela UEA; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design da UFAM; Especialista em Design Digital; Técnico em Computação Gráfica.

Lúcio Vasconcellos Dias

Designer de produto da Planta Projetos e Instalações de Móveis LTDA-ME. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas. Pós Graduando em Design de Interiores pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação - IPOG. Graduado em Design pela Faculdade Martha Falcão.

Claudete Barbosa Ruschival

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) onde também fez mestrado em Engenharia de Produção (2004). Formou- se em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 1996. Especialista em Design de Embalagens bolsista do Posgrado Mercosul Design Program, uma cooperação italiana, espanhola e do Mercosul (2001) e em Publicidade e Marketing pela Universidade Federal do Amazonas (1998). Atua como professora associada do curso de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design. Tem vasta experiência na área de Design Industrial, com ênfase em Processos de Desenvolvimento de Produto e Gestão de Design.

Nelson Kuwahara

Professor Associado da UFAM. Coordenador do Laboratório TRANSPORTAR, Departamento de Design e Expressão Gráfica, Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará. Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Engenharia de Transportes, PET - COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD, e Professor dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PPG-PROFNIT) da UFAM.

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Published

2021-12-21

How to Cite

Saraiva, L. B., Santos, B. R. de C., Santos, A. V. D. O., Silva, E. J. L. A. D., Dias, L. V., Ruschival, C. B., & Kuwahara, N. (2021). Augmented reality in physical exercise. DAT Journal, 6(4), 338–355. https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.508