Design e Comunicação na Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Amazonas: uma proposta visual
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.550Palavras-chave:
Design, Comunicação, Interdisciplinaridade, Assessoria de Comunicação, UniversidadeResumo
O artigo se enquadra na Linha de Pesquisa Design, Comunicação e Gestão de Projetos Visuais no Programa de Pós-Graduação em Design - PPGD da UFAM. O objetivo é investigar a interdisciplinaridade entre o Design e a Comunicação no contexto da prática profissional para a elaboração de uma proposta visual de trabalho conjunto para a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. Os procedimentos metodológicos envolvem a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Os resultados indicam que as atividades da ASCOM estão direcionadas majoritariamente às ações operacionais, sendo necessário o posicionamento estratégico das áreas do setor para o alcance da interdisciplinaridade, o que implica ao Design o pensamento que não o limite aos projetos gráficos, mas o integre gradualmente a tomada de decisões, articulando os conhecimentos, as técnicas e os processos com os demais membros da assessoria.
Downloads
Referências
ALMANSA, A. Assessorias de comunicação. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2010.
ALVARENGA, A. T. et al. Histórico, Fundamentos Filosóficos e Teórico-metodológicos da Interdisciplinaridade. In: PHILIPPI Jr, A.; SILVA NETO, A. J. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. Barueri: Manole, 2011.
ALVES, C. A. Gestão da Comunicação das Universidades Federais: mapeamento das ações e omissões. 2015. 161 pp. Dissertation (Master in Communication), State University of São Paulo, São Paulo, 2015.
ARAUJO, R.; SILVA, I. Diagnóstico da participação do designer nas micro e pequenas empresas calçadistas de Campina Grande. Design e Tecnologia, v. 7, n. 13, 2017. DOI: https://doi.org/10.23972/det2017iss13pp88-99
BRASIL. Lei Federal nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Availlable: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm. Retrieved: 15 jan. 2021.
BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1, pp. 1-12, 2010. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15nesp.p1
BÜRDEK, B. E. História, teoria e prática do design de produtos. 2. Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2010.
CURVELLO, J. J. Legitimação das assessorias de comunicação nas organizações. In: DUARTE, J. (Ed.). Assessoria de imprensa e o relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2018.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2017. DOI: https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo4
______. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
FREITAS, R. F.; COUTINHO, S. G.; WAECHTER, H. N. Análise de Metodologias em Design: a informação tratada por diferentes olhares. Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, pp. 1-15, 2013.
GUIMARÃES, R. L. V. Comunicação Organizacional e inovação: o design thinking na gestão de crise. 2017. 95 pp. Monograph (Graduation), University of Brasilia, Brasilia, 2017.
IKEDA, M. Strategic Design. In: ERLHOFF, M.; MARSHALL, T. (Eds.). Design dictionary: perspectives on design terminology. Basel/Boston/Berlim: Walter de Gruyter, 2008.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. 6. Ed. São Paulo: Summus, 2020.
MERONI, A. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, v. 1, n. 1, pp. 31-38, 2008. DOI: https://doi.org/10.4013/sdrj.20081.05
MOZOTA, B. B.; KLÖPSCH, C.; COSTA, F. C. X. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
MUELLER, R. R. Trabalho, produção da existência e do conhecimento: o fetichismo do conceito de interdisciplinaridade. 2006. 115 pp. Dissertation (Master in Education), Federal University of Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
PANIZZA, J. F. Metodologia e processo criativo em projetos de comunicação visual. 2004. 254 pp. Dissertation (Master in Communication), University of São Paulo, São Paulo, 2004.
POMBO, O. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação, v. 10, n. 1, pp. 9-40, 2008.
REGINATO, G. D. Informar de modo qualificado: a finalidade central do jornalismo nas sociedades democráticas. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 17, n. 1, pp. 43-53, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p43
SAMPAIO, R. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 4. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
VÖRÖS, A. L. S. A. Design e modos de vida: uma escuta para conexões entre objetos e valores contemporâneos. 2012. 131 pp. Dissertation (Master in Design), Anhembi Morumbi University, São Paulo, 2012.
ZURLO, F. Design Strategico. XXI Secolo, v. 4, Gli spazi e le arti. Roma: Enciclopedia Treccani, 2010. Available: https://www.treccani.it/enciclopedia/design-strategico_(XXI-Secolo)/. Retrieved: 12 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.