Características anatômicas macroscópicas de espécie florestal da Amazônia no desenvolvimento de padrões visuais em Design de Superfície

Autores

  • Jéssica Ester Elvas Costa
  • Claudete Catanhede do Nascimento
  • Jorge Alves de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.554

Palavras-chave:

anatomia da madeira, madeira amazônica, design de superfície

Resumo

A floresta amazônica apresenta uma diversidade de espécies que podem ser exploradas e divulgadas por meio do Design de superfície em conjunto com a área da anatomia da madeira. Logo, este estudo teve como objetivo a geração de padrões visuais a partir da utilização de imagens macroscópicas geradas por meio da análise dos cortes tangencial, radial e transversal de uma espécie amazônica. Assim, foram coletadas amostras de espécies amazônicas no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), sendo estas identificadas cientificamente e feita a seleção de uma destas para obtenção de imagens macroscópicas do lenho e análise visual dos elementos anatômicos e desenvolvimento dos padrões visuais, sendo selecionada a espécie Pithecellobium racemosum (Angelim Rajado). Por meio dos resultados obtidos concluiu- se que o conhecimento científico acerca da anatomia das madeiras pode ser utilizado como fonte criativa no Design superfície a fim de divulgar e valorizar a diversidade florestal amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Ester Elvas Costa

Bacharel e Mestre em Design pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com ênfase em Design, Produto e Processos. Pesquisadora pelo Programa de Apoio a Iniciação Científica -PIBIC/INPA (2015-2017) e membro do Projeto de Cooperação Internacional entre DEG/UFAM-INPA-UPV (2015-2016). Tem experiência na área de Design, com ênfase em design e processos de produtos, atuando principalmente nos temas: matérias-primas naturais da Amazônia, tecnologia de produtos florestais madeireiros, resíduos florestais, árvores naturalmente caídas, design de mobiliário e design sustentável.

Claudete Catanhede do Nascimento

Graduada em Tecnologia da Madeira pelo Instituto de Tecnologia do Amazonas (antiga UTAM, atual Escola Superior de Tecnologia - EST/UEA), Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade de São Paulo - USP e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase na Tecnologia da Madeira e Produtos, desenvolve projetos de inclusão social, visando a socialização do conhecimento em municípios do Estado do Amazonas. Os projetos desenvolvidos buscam sustentabilidade da floresta Amazônica.

Jorge Alves de Freitas

Graduado em Tecnologia Florestal pelo Instituto de Tecnologia do Amazonas (1983). Especialização de Agente de Inovação e Difusão Tecnológica pela ABIPTI - INPA/FUA (1995). Atualmente é tecnologista sênior III - a - III do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Anatomia e Identificação de Produtos Florestais, atuando principalmente nos seguintes temas: madeiras da Amazônia, características tecnológicas, sílica e cristais, anatomia da madeira - Amazônia e catálogo de madeiras.

Referências

BOTOSSO, P. C. Identificação macroscópica de madeiras : guia prático e noções básicas para o seu reconhecimento. Colombo: Embrapa Florestas, ISSN 1517-52X, 2011.

BURGER, L. M; RICHTER, H. G. Anatomia da Madeira. São Paulo, 1991.

CAVALCANTI, A. H. S.; ROCHA, N. A. V. Brincando com os padrões: a arte de criar estampas. ModaPalavra E-periódicos, Florianópolis, Ano 9, n.17, p. 145-160, jan./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x09172016145

COMMISSION PANAMERICANA DE NORMAS TÉCNICAS – COPANT. Descripcion de características generales, macroscópicas de las maderas angiospermas dicotiledoneas. v.30. p.1-19. 1974.

FEITOSA, A. P. Composição visual no design de superfície: diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2019.

FREITAS, J. A. de; VASCONCELLOS, F. J. de. Identificação prática de madeiras comerciais da Amazônia: Método macroscópico de comparação. Manaus: CNPq: CTAmazônia, 2010.

GAJARDO, L.H.P. Design de Superfície: a marchetaria em uma visão contemporânea para aplicação em luminárias. 2017. Monografia (Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS – IBAMA. Normas de Procedimento em Estudos de Anatomia da Madeira: I. Angispermae, II. Gimnospermae. Laboratório de Produtos Florestais. Brasília, 1991.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNICA – INPA/CPPF. Catálogo de madeiras da Amazônia: Características tecnológicas, Área da Hidrelétrica de Balbina. CPPF/INPA, Manaus, 1991.

Lima. J. T. Design de superfície: taxonomia e práticas de projeto em escolhas de design de Curitiba, PR. Dissertação (Mestrado em Design) – Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2013.

MARCOS, J. R.; SCHULTE, N. K. Desenho manual e tecnologias na criação de estampas. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis (SC), v. 2, n.2, p. 83-100, jul./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/259464122283

OLIVEIRA, M. A. A. Design de superfície: proposta de procedimento metodológico para a criação de estampas têxteis com referência em elementos naturais. 2012. Dissertação (Mes¬trado em Design) - Programa de Pós Graduação em Design, Universidade do Rio Grande de Sul, Porto Alegre, 2012.

PACHECO, K. M. M.; PACHECO, A. S.; CATANHEDE, C. do N. Anatomia da madeira amazônica: estudo de padrões visuais para aplicação em vestuário feminino. In: Anais do 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Sao Paulo, 2008.

PROCTOR, Richard M. Principles of Pattern Design. New York: Dover Publications, 1990.

ROSA, S. M. de L. Design de superfície como ferramenta para a valorização institucional: um estudo de caso da Fundação Casa Grande. 2017. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.

RÜTHSCHILLING, E. A.. Design de Superfície. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008.

Santos, J. P. de A. Identidade estampada: relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca. 2020. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

SCHWARTZ, A. R. Design de Superfície: por uma visão projetual geométrica e tridimensional. 2008. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.

ZENID, G. J.; CECCANTINI, G. C.T. C. IPT- Identificação Macroscópica de Madeiras. Laboratório de Madeira e Produtos Derivados - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Costa, J. E. E., Nascimento, C. C. do, & Freitas, J. A. de. (2022). Características anatômicas macroscópicas de espécie florestal da Amazônia no desenvolvimento de padrões visuais em Design de Superfície. DAT Journal, 7(2), 124–146. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.554