Características anatômicas macroscópicas de espécie florestal da Amazônia no desenvolvimento de padrões visuais em Design de Superfície
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.554Palavras-chave:
anatomia da madeira, madeira amazônica, design de superfícieResumo
A floresta amazônica apresenta uma diversidade de espécies que podem ser exploradas e divulgadas por meio do Design de superfície em conjunto com a área da anatomia da madeira. Logo, este estudo teve como objetivo a geração de padrões visuais a partir da utilização de imagens macroscópicas geradas por meio da análise dos cortes tangencial, radial e transversal de uma espécie amazônica. Assim, foram coletadas amostras de espécies amazônicas no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), sendo estas identificadas cientificamente e feita a seleção de uma destas para obtenção de imagens macroscópicas do lenho e análise visual dos elementos anatômicos e desenvolvimento dos padrões visuais, sendo selecionada a espécie Pithecellobium racemosum (Angelim Rajado). Por meio dos resultados obtidos concluiu- se que o conhecimento científico acerca da anatomia das madeiras pode ser utilizado como fonte criativa no Design superfície a fim de divulgar e valorizar a diversidade florestal amazônica.
Downloads
Referências
BOTOSSO, P. C. Identificação macroscópica de madeiras : guia prático e noções básicas para o seu reconhecimento. Colombo: Embrapa Florestas, ISSN 1517-52X, 2011.
BURGER, L. M; RICHTER, H. G. Anatomia da Madeira. São Paulo, 1991.
CAVALCANTI, A. H. S.; ROCHA, N. A. V. Brincando com os padrões: a arte de criar estampas. ModaPalavra E-periódicos, Florianópolis, Ano 9, n.17, p. 145-160, jan./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x09172016145
COMMISSION PANAMERICANA DE NORMAS TÉCNICAS – COPANT. Descripcion de características generales, macroscópicas de las maderas angiospermas dicotiledoneas. v.30. p.1-19. 1974.
FEITOSA, A. P. Composição visual no design de superfície: diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2019.
FREITAS, J. A. de; VASCONCELLOS, F. J. de. Identificação prática de madeiras comerciais da Amazônia: Método macroscópico de comparação. Manaus: CNPq: CTAmazônia, 2010.
GAJARDO, L.H.P. Design de Superfície: a marchetaria em uma visão contemporânea para aplicação em luminárias. 2017. Monografia (Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS – IBAMA. Normas de Procedimento em Estudos de Anatomia da Madeira: I. Angispermae, II. Gimnospermae. Laboratório de Produtos Florestais. Brasília, 1991.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNICA – INPA/CPPF. Catálogo de madeiras da Amazônia: Características tecnológicas, Área da Hidrelétrica de Balbina. CPPF/INPA, Manaus, 1991.
Lima. J. T. Design de superfície: taxonomia e práticas de projeto em escolhas de design de Curitiba, PR. Dissertação (Mestrado em Design) – Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2013.
MARCOS, J. R.; SCHULTE, N. K. Desenho manual e tecnologias na criação de estampas. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis (SC), v. 2, n.2, p. 83-100, jul./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/259464122283
OLIVEIRA, M. A. A. Design de superfície: proposta de procedimento metodológico para a criação de estampas têxteis com referência em elementos naturais. 2012. Dissertação (Mes¬trado em Design) - Programa de Pós Graduação em Design, Universidade do Rio Grande de Sul, Porto Alegre, 2012.
PACHECO, K. M. M.; PACHECO, A. S.; CATANHEDE, C. do N. Anatomia da madeira amazônica: estudo de padrões visuais para aplicação em vestuário feminino. In: Anais do 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Sao Paulo, 2008.
PROCTOR, Richard M. Principles of Pattern Design. New York: Dover Publications, 1990.
ROSA, S. M. de L. Design de superfície como ferramenta para a valorização institucional: um estudo de caso da Fundação Casa Grande. 2017. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
RÜTHSCHILLING, E. A.. Design de Superfície. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008.
Santos, J. P. de A. Identidade estampada: relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca. 2020. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
SCHWARTZ, A. R. Design de Superfície: por uma visão projetual geométrica e tridimensional. 2008. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.
ZENID, G. J.; CECCANTINI, G. C.T. C. IPT- Identificação Macroscópica de Madeiras. Laboratório de Madeira e Produtos Derivados - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.