Qual a aplicação do design no planejamento estratégico da empresa?

Autores

  • Juliana da Silva Louzada
  • Laina Priscila de Oliveira Sales
  • Claudete Barbosa Ruschival
  • Caren Michels
  • Almir de Souza Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.611

Palavras-chave:

Gestão de Design, Design Thinking, Planejamento

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar de que forma o planejamento estratégico dentro das organizações pode ser inovado a partir da adesão da metodologia design thinking. Isso foi demonstrado através de uma aplicação prática de uma das fases da metodologia Design thinking, chamada ideação, dentro do mais alto nível organizacional de uma empresa, chamado estratégico. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico, e buscou conceituar os três tópicos principais do referencial teórico: Gestão do Design, Design Thinking, e Planejamento Estratégico. Os resultados obtidos indicam que a utilização do design thinking para o planejamento estratégico, na etapa da análise da situação, se mostra muito eficiente, pois possui a capacidade de trazer muitas respostas, e soluções inovadoras aos objetivos pretendidos pela empresa, e questionamentos realizados quanto ao entendimento do problema que se deseja solucionar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana da Silva Louzada

Graduada em Design pela Faculdade Martha Falção Wyden e Mestranda em Design pela Universidade Federal do Amazonas.

Laina Priscila de Oliveira Sales

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nilton Lins, Pós Graduação Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação (IPOG) e Mestranda do curso de Design pela Universidade Federal do Amazonas. Experiência profissional na área de Licenciamento Ambiental e de Obras, Incorporação e Desenvolvimento de Novos Produtos Imobiliários.

Claudete Barbosa Ruschival

Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Professora Adjunta do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas. Possui curso de Especialização em Design de Embalagem pelo Programa Posgrado Mercosur Design, uma cooperação Italiana, Espanhola e Mercosul (2001) e em Propaganda e Marketing pela Universidade Federal do Amazonas (1998). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Processos de Desenvolvimento de Produtos e Gestão do Design.

Caren Michels

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente ministra as disciplinas de Conforto Ambiental, Bioarquitetura, Projeto de Arquitetura e ergonomia. Tem experiência em conforto ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho térmico de edificações e conforto térmico e lumínico

Referências

ALVES, C. S. R; SIEDSCHLAG, D; LIZOTE, S. A. Design Thinking: Uma contribuição para o planejamento estratégico de uma universidade comunitária. XIX COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Florianópolis, Santa Catarina, 25, 26,27 de novembro de 2019.

AMBROSE, G., & HARRIS, P. Design thinking (M. Belloli Trad.). Porto Alegre: Bookman, 2011.

BAHIANA, Carlos. A importância do Design para sua empresa. CNI, COMPI, SENAI/DR-RJ, Brasília, DF. CNI 1998.

BORJA, B. D.M. Design management: using Design to build value and corporate innovation. New York: Allworth Press, 2003.

BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CABRAL, G. G. Gestão de Design em indústrias de produtos de uso: um estudo de caso na Companhia Industrial de Vidros (CIV). 2008. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 2ª Edição.

GIMENO, J. M. I. La gestión Del diseño en la empresa. Madrid: McGraw-Hill, 2000.

KULPA, C.C; BERNARDES.M. Design Estratégico: Um Estudo de Caso de Uma Empresa do Panifício. Revista INGEBRO – Inovação, Gestão e Produção, v.02, n° 04, p. 37-45, 2010.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Linguística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MAGALHÃES, F. C. Design Estratégico: integração e ação do design industrial. Rio de Janeiro: Estudos em Design, v.3, n. 01, jul. 1995. P. 15 – 27.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 5ª ed. ver. E ampl. São Paulo: Atlas, 2000.

MARTINS, R.F.F. A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis, 2004, 220f.

MOREIRA, B. R. Gestão do Design na Prática: Framework para implementação em empresas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós Graduação em Design, Porto Alegre, Br-RS, 2016, 279 f.

PEREIRA, L; ARCOVERDE, C; MERINO, E; BOLZAN, A. Gestão do design nas organizações: proposta de um modelo de implementação. In: 1º Congresso Internacional de Pesquisa em Design e 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2002. Brasília. Anais. Rio de Janeiro: AEND-BR, 2002.

RODA, Rui; KRUCKEN, Lia. Gestão do Design Aplicada ao Modelo Atual das Organizações: agregando valor a serviços. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 6º, São Paulo. Anais do 6º P&D. São Paulo, 2004.

TERENCE, A.C.F. Planejamento Estratégico como Ferramenta de Competitividade na Pequena Empresa: Desenvolvimento e Avaliação de um roteiro para o processo de elaboração do planejamento. 2002. Dissertação de Mestrado em (Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo, São Carlos, 2002.

TEIXEIRA, J.D.A. O design estratégico na melhoria da competitividade das empresas. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina. Florianópolis, p. 250, 2005.

VIANNA, M.; VIANNA Y.; ADLER I.K.; LUCENA B.; RUSSO B. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

WOLFF, F. Sistemática de avaliação da gestão de Design em empresas. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

WOLF, B. O Design Management como fator de sucesso comercial. Florianópolis: FIESC/IEL, ABIPTI, Programa Catarinense de Design, SEBRAE, CNPq, 1998.

WOLF, B. Curso de Extensão Estratégias para o Sucesso no Design de Móveis. Curitiba: Departamento de Design, UFPR, apoio CAPES/DAD, 18-29, ago. 2003.

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Louzada, J. da S., Sales, L. P. de O., Ruschival, C. B., Michels, C., & Pacheco, A. de S. (2022). Qual a aplicação do design no planejamento estratégico da empresa?. DAT Journal, 7(2), 198–209. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.611