Visualidades e visibilidades das mulheres negras: um estudo sobre a cenografia do carnaval recifense de 2006

Autores

  • Natasha Bezerra
  • Haidée Cristina Câmara Lima

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.618

Palavras-chave:

Carnaval do Recife, Mulheres Negras, Visibilidades, Visualidades

Resumo

Este artigo apresenta um estudo das visualidades e visibilidades das mulheres negras na cenografia do carnaval do Recife no ano 2006. Feito a partir de revisão bibliográfica, busca estudar as relações estruturais destes regimes e examinar a estética e representação enquanto instrumentos de poder usando a análise semiótica como ferramenta para discutir os sentidos destas imagens, além de verificar se estes modos de representação geram identificação nestas mulheres.

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Biografia do Autor

Natasha Bezerra

Doutoranda em Antropologia na UFPE, Mestra em Design pela Cesar School, especialista em Gestão em Marketing pelo Senac/SP, Graduada em Design Gráfico pelo IFPE e em Publicidade e Propaganda pela Uninassau. Atualmente é designer gráfica do Instituto Federal de Pernambuco, tendo experiência na produção de impressos e materiais digitais. Interessa- se pelos atravessamentos sociais enfrentados pelas mulheres negras e por como o Design, especialmente através das representações imagéticas pode contribuir para construção do imaginário social positivo no que se refere às minorias e, consequentemente, com uma sociedade mais justa.

Haidée Cristina Câmara Lima

Graduação em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo e Mestrado em Design pela CESAR School. Atualmente é designer sênior do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e professora do Mestrado Profissional em Design da CESAR School. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura, e Design, com ênfase em interface e experiência do usuário.

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

Bezerra, N., & Lima, H. C. C. (2022). Visualidades e visibilidades das mulheres negras: um estudo sobre a cenografia do carnaval recifense de 2006. DAT Journal, 7(2), 290–304. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.618

Edição

Seção

Dossiê PPG Design CESAR School