A cidade como espaço de apropriação da arte: projeção audiovisual

Autores

  • Daniel Jesus de Souza Prazeres Faculdade Belas Artes
  • Suzete Venturelli Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.648

Palavras-chave:

Design, Cidade, Arquitetura da paisagem, Projeção audiovisual

Resumo

O presente artigo reflete sobre a apropriação da arte no ambiente urbano considerando o contexto histórico da cidade de São Paulo e está apoiado nos condicionantes políticos e culturais que envolvem a vida das pessoas e a própria formação da arquitetura da paisagem. No campo das mídias digitais, a projeção audiovisual se apropria dessas informações num formato expressivo de manifestação imagética; comunica-se com os transeuntes através da arte, do design e da paisagem urbana como ferramenta de ativismo. Se contextualiza como arte ativista, na condição de impulsor social e cultural dos acontecimentos cotidianos com vistas ao entendimento da cidade. No campo do design, a sobreposição imagética corresponde a acréscimos conceituais, evidenciando a cidade em constante transformação e redesign. Para as mídias digitais, apresenta-se como intervenção urbana e estética que permeia de ideias, relacionando indivíduos e o mundo significativamente.

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Biografia do Autor

Daniel Jesus de Souza Prazeres, Faculdade Belas Artes

Mestrando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (PPGDesign). Bolsista PPGDesign UAM – PROSUP-CAPES. Especializações em Gestão de Projetos e Design de Interiores. Graduado em Arquitetura e Urbanismo. Docente da Faculdade Belas Artes.

Suzete Venturelli, Universidade Anhembi Morumbi

Professora e artista_ designer computacional da Universidade Anhembi Morumbi (PPGDesign) e Universidade de Brasília (PPGAV). Pesquisadora do CNPq. Coordenadora do Media- Lab/UAM. Palestrante em congressos e exposições nacionais e internacionais.

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

de Souza Prazeres, D. J. ., & Venturelli, S. (2022). A cidade como espaço de apropriação da arte: projeção audiovisual. DAT Journal, 7(3), 42–55. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.648