Modelo de Negócio para marca de moda consciente Sustin

Autores

  • Luana Graf Univille
  • Elenir Morgenstern Morgenstern UNIVILLE
  • Victor Laurenciano Aguiar UNIVILLE

Palavras-chave:

Moda consciente, Mercado, Modelo de Negócios

Resumo

O artigo apresenta um recorte da investigação intitulada "Produção e comercialização de moda consciente para a marca atemporal Sustin", desenvolvida junto ao Mestrado Profissional em Design da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). A referida pesquisa objetivou investigar diretrizes produtivas e mercadológicas, com vistas à estruturação de um Modelo de Negócio para a marca Sustin. Para o desenvolvimento projetual, foram estabelecidos os seguintes passos metodológicos: fundamentação teórica acerca da moda sustentável no contexto atual, fatores socioculturais e mercadológicos no consumo da moda e definição do Modelo de Negócios, coleta de dados junto a marcas similares, mapeamento dos insumos e processos produtivos de baixo impacto ambiental existentes no mercado têxtil, estruturação do Modelo de Negócios e o planejamento de coleção para a marca Sustin. Os principais resultados da pesquisa referiram-se ao desenvolvimento do Modelo de Negócios para a produção e comercialização dos artefatos e a criação da coleção cápsula para a marca Sustin. O recorte abordado no presente artigo, evidencia o desenvolvimento do Modelo de negócios.

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Biografia do Autor

Luana Graf, Univille

Mestrado profissional em Design em andamento (UNIVILLE, 2020); graduada em Design de Programação Visual (UNIVILLE, 2019); pesquisadora integrada ao projeto SIMBOL/ CNPQ; empreendedora na marca de moda atemporal Sustin

Elenir Morgenstern Morgenstern, UNIVILLE

Doutora em Design e Sociedade (PUC-Rio, 2011); Estágio Pós-doutoral (UB - Universidade de Barcelona, 2017); Pós-doutoramento pela Universidade de Coimbra/UC (2021); Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ, 2002); Especialista em Metodologia do Ensino de Artes Plásticas (UNIJUÍ, 1998); Graduada em Artes Plásticas (UNIJUÍ, 1993); Professora titular no Curso de Design (Moda, Produto, Gráfico, Animação) da UNIVILLE (Joinville, SC); professora titular no Mestrado Profissional em Design, orientando pesquisas relacionadas ao campo do Design (especialmente Moda) e da Arte. Coordenadora do Projeto de Pesquisa SIMBOL - UNIVILLE. Coordenadora do Grupo de pesquisa Design, Cultura e Sociedade - CNPQ.

Victor Laurenciano Aguiar, UNIVILLE

Doutor em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP, 2012); Mestre em Engenharia da Produção (UFSC, 2002); Especialista em Marketing (ESPM, 1995); Administrador (PUC/SP, 1989); professor do Mestrado Profissional em Design desde a sua implantação, coordena o projeto DSERV (Design de serviços e comportamento do consumidor).

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Graf, L., Morgenstern, E. M., & Aguiar, V. L. (2022). Modelo de Negócio para marca de moda consciente Sustin. DAT Journal, 7(4), 280–298. Recuperado de https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/670