Design Thinking, fase de imersão, como proposta para avaliação de ferramentas ativas de apoio ao ensino da Anatomia Humana em cursos da área de saúde

Autores

  • Fabiane Rodrigues Fernandes
  • Rainner Vital Nunes Ribeiro
  • Mychaelly Oliveira dos Santos
  • Carla Carvalho Menezes
  • Lívia Flávia de Albuquerque Campos

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.706

Palavras-chave:

Anatomia Humana, Ensino-aprendizagem, Ferramentas ativas, Jogos

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem da anatomia humana é complexo e tem sofrido constantes modificações. Devido às dificuldades que perpassam este processo, métodos inovadores de aprendizagem são necessários para solucionar essa problemática. Uma equipe foi formada para avaliar tanto os problemas relativos ao ensino aprendizagem da disciplina de AH quanto às soluções já existentes em termos de ferramentas ativas. Foi utilizado como procedimento metodológico o Design Thinking (fase de imersão) por se tratar de uma abordagem empática que se divide em dois espaços, o do problema e o da solução para que artefatos possam ter propriedades desejadas e alcancem objetivos bem definidos. O artigo relata a execução das primeiras etapas relativas ao espaço do problema. Os resultados do primeiro ano de um projeto de pesquisa que visa criar um jogo sobre Anatomia Humana permitiu compreender que existem mais fatores internos que atrapalham o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Anatomia Humana (AH) e que há mais fatores externos que ajudam nesse processo. Por isso, a criação de um jogo que explore conteúdos de AH parece muito promissor e necessário.

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Biografia do Autor

Fabiane Rodrigues Fernandes

professora Adjunta do DEDET/CCET/ UFMA. Coordena o LABDesign [@labdesign. ufma] com ênfase em experiência e inovação. É líder do grupo de pesquisa LABDesign - experiência e inovação. Doutorado em Design pela FAAC - UNESP/Bauru (2017). Mestre em Design pela FAAC - UNESP/Bauru (2013). Especialização em Gerenciamento de Projetos pela Anhanguera/ Rio Claro (2010). Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (2005).

Rainner Vital Nunes Ribeiro

bolsista PIBIC-CNPq do projeto Criação de um jogo sobre anatomia humana. Pesquisador de iniciação científica no LABDesign/DEDET/CCET/UFMA.

Mychaelly Oliveira dos Santos

Graduada em Design pela UFMA. Estagiária no LABDesign/DEDET/CCET/UFMA

Carla Carvalho Menezes

doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão (2015). Mestre em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (1996). Faz parte do quadro de docentes da Universidade Federal do Maranhão, com exercício no CAMPUS PINHEIRO, Pinheiro (MA), no qual ministra a disciplina Anatomia Humana.

Lívia Flávia de Albuquerque Campos

professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão. É Doutora em Design pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP - Bauru. É Mestre em Design, pela mesma instituição. É Bacharel em Desenho Industrial, com habilitação em Projeto de Produto, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Atua no Programa de Pós-graduação em Design PPGDG - UFMA, na linha de pesquisa: Design: ergonomia e usabilidade de produtos e sistemas. É Co-líder do Grupo de pesquisa. Design, Experiência e Inovação e do LABDesign Experiência e Inovação - UFMA.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Rodrigues Fernandes, F., Vital Nunes Ribeiro, R., Oliveira dos Santos, M., Carvalho Menezes, C., & de Albuquerque Campos, L. F. (2023). Design Thinking, fase de imersão, como proposta para avaliação de ferramentas ativas de apoio ao ensino da Anatomia Humana em cursos da área de saúde. DAT Journal, 8(2), 60–77. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.706