Digitalização de estruturas biológicas no design de material instrucional tátil para pessoas com deficiência visual

Autores

  • Mauro Inácio Alves Junior Universidade Estadual Paulista
  • Lívia Cristina Ambrósio Universidade Estadual Paulista
  • Lígia Souza Lima Silveira da Mota Universidade Estadual Paulista
  • Fausto Orsi Medola Universidade Estadual Paulista
  • Luis Carlos Paschoarelli Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i4.716

Palavras-chave:

Design Assistivo , Tecnologia Assistiva, Digitalização 3D, Material Didático, Inclusão

Resumo

Design Assistivo se caracteriza pelo processo de desenvolvimento de Tecnologias Assistivas, a qual promover funcionalidade e a inclusão de pessoas com deficiência. O desenvolvimento de material instrucional para o ensino de pessoas com deficiência visual pode ocorrer por meio das novas tecnologias de digitalização e impressão 3D.  O presente estudo objetivou desenvolver material instrucional tátil, a partir de estruturas biológicas de serpentes. Foram realizadas digitalizações de crânios, cabeças, escamas e cauda de diferentes espécies. Os arquivos digitais foram editados em softwares específicos. Foram descritos procedimentos de verificação e análise dos fatores e parâmetros que implicam em uma melhor definição e acurácia dos modelos virtuais, controlando a relação dimensional com a percepção de detalhes como escamas e formato anatômico. Os protótipos foram obtidos por tecnologia de impressão 3D, permitindo analisar fatores e parâmetros que implicaram em uma melhor precisão dos detalhes; além da possibilidade de validação da interação de uso (eficácia e eficiência) em condições educacionais.

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Biografia do Autor

Mauro Inácio Alves Junior, Universidade Estadual Paulista

Designer, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC-Unesp).

Lívia Cristina Ambrósio, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Animais Selvagens, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu (FMVZ/Unesp).

Lígia Souza Lima Silveira da Mota, Universidade Estadual Paulista

Professora Associada, Instituto de Biociências de Botucatu (IBB-Unesp).

Fausto Orsi Medola, Universidade Estadual Paulista

Professor Associado, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC-Unesp).

Luis Carlos Paschoarelli, Universidade Estadual Paulista

Professor Titular, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC-Unesp).

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Alves Junior, M. I., Ambrósio, L. C., Mota, L. S. L. S. da, Medola, F. O., & Paschoarelli, L. C. (2023). Digitalização de estruturas biológicas no design de material instrucional tátil para pessoas com deficiência visual. DAT Journal, 8(4), 100–123. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i4.716

Edição

Seção

Design, Arte e Tecnologia