Digitalização de estruturas biológicas no design de material instrucional tátil para pessoas com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i4.716Palavras-chave:
Design Assistivo , Tecnologia Assistiva, Digitalização 3D, Material Didático, InclusãoResumo
Design Assistivo se caracteriza pelo processo de desenvolvimento de Tecnologias Assistivas, a qual promover funcionalidade e a inclusão de pessoas com deficiência. O desenvolvimento de material instrucional para o ensino de pessoas com deficiência visual pode ocorrer por meio das novas tecnologias de digitalização e impressão 3D. O presente estudo objetivou desenvolver material instrucional tátil, a partir de estruturas biológicas de serpentes. Foram realizadas digitalizações de crânios, cabeças, escamas e cauda de diferentes espécies. Os arquivos digitais foram editados em softwares específicos. Foram descritos procedimentos de verificação e análise dos fatores e parâmetros que implicam em uma melhor definição e acurácia dos modelos virtuais, controlando a relação dimensional com a percepção de detalhes como escamas e formato anatômico. Os protótipos foram obtidos por tecnologia de impressão 3D, permitindo analisar fatores e parâmetros que implicaram em uma melhor precisão dos detalhes; além da possibilidade de validação da interação de uso (eficácia e eficiência) em condições educacionais.
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