Relato de criação e divulgação de campanha com inteligência artificial generativa
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i4.718Palavras-chave:
Inteligência Artificial Generativa, Concepção, DivulgaçãoResumo
O presente estudo aborda a inauguração de cinco bibliotecas digitais especializadas em odontologia, salientando o papel crucial da Inteligência Artificial Generativa (IAG) nos procedimentos de criação e disseminação de informações. Inicialmente, é ressaltada a importância desses inovadores mecanismos de conhecimento no contexto da sociedade atual, assim como a contribuição significativa da IAG na formulação de novos paradigmas informativos. Na campanha de lançamento das bibliotecas é descrita a influência fundamental da IAG na concepção dos materiais promocionais. A Inteligência Artificial mostrou-se primordial na orquestração de várias etapas do projeto, analisando e sugerindo opções estratégicas. Por fim, discute-se o impacto desta tecnologia nos processos de design e comunicação. Enfatiza-se o deslocamento de uma relação vertical e hierarquizada entre o humano e a máquina para uma interação mais horizontal e colaborativa.
Downloads
Referências
FLORIDI, L. Information: a very short introduction. London: Oxford University Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.1093/actrade/9780199551378.001.0001
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo - SP: 34, 1999.
LIMA, Izabel França de; OLIVEIRA, Henry Pôncio Cruz de; SANTANA, Sérgio Rodrigues de. Metodologia para avaliação do nível de usabilidade de bibliotecas digitais: um estudo na Biblioteca Virtual de Saúde. Transformação, Campinas, v. 25, n. 2, p. 135-143, maio/ago., 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-37862013000200004
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
MEDINA, Erik Nardini; FARINA, Mauricius Martins. Inteligência artificial aplicada à criação artística: a emergência do novo artífice. Manuscrítica, n. 44, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p68-81
MIRANDA, R. C. R., TEIXEIRA, S. C., & FILIZOLA, A. R. (2016). Gestão do conhecimento aplicada a bibliotecas digitais: Estudo de caso no Ministério da Saúde e na Infraero. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends, 10(1), 49-55.
MONTEIRO, Jean Carlos da Silva; LOPES, Ana Paula de Sousa; RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes. Mapeamento histórico do hipertexto: dá origem à utilização no processo ensino-aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação, São Luís, v. 9, n. 22, p. 1-13, out. 2017. Disponível em: http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/. Acesso em: 01 maio 2023.
REINO, Lucas Santiago Arraes. Antes da internet: ideias que embasaram a criação da rede mundial de computadores. Revista Cambiassu, São Luís/MA, v.13, nº 20, p. 81, Jan/Jun 2017.
MACHUCO ROSA, António. As origens históricas da Internet: uma comparação com a origem dos meios clássicos de comunicação ponto a ponto. Estudos em Comunicação, nº 11, 89-116, Maio de 2012.
SANTOS, Marcio Carneiro dos. Inteligência artificial generativa: uma experiência com o chatGPT e Midjorney para avaliar o impacto dessas ferramentas nas indústrias criativas, da mídia e da comunicação. São Luís, 2023.
UNA-SUS INSTITUCIONAL. Conheça a UNA-SUS. Disponível em: <https://www.unasus.gov.br/institucional/unasus/>. Acesso em: 15 de abril de 2023.
PASSARELLI, Brasilina. Mediação da informação no hibridismo contemporâneo: um breve estado da arte. Ciência da Informação, Brasília, v. 43, n. 2, p. 231-240, maio/ago. 2014. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1406/1584. Acesso em: 01 de maio de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.