(AINDA) NA SALA DE AULA (?) A literatura, seus professores e seus alunos no contexto contemporâneo

Autores

  • Márcio Roberto do Prado

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.722

Palavras-chave:

Literatura, Literatura digital, Educação, Covid-19

Resumo

Ao pensarmos na literatura e no seu ensino, uma visão apressada pode nos remeter apenas ao contexto da linguagem verbal, contexto esse no qual essa arte em particular se sedimentou e de onde se desenvolveu, naquilo que costumamos chamar de “Ocidente”, desde as epopeias homéricas. Todavia, no cenário contemporâneo, produzir, pensar e ensinar a literatura acaba por exigir um arsenal de linguagens mais vasto, mudando as dinâmicas e os diálogos que se estabelecem. É o caso da literatura digital, que cada vez mais surge como elemento de destaque no âmbito da educação literária e que traz consigo a necessidade de adaptação (ou até mesmo de criação) de ferramentas e estratégias para sua abordagem. Afetada pela pandemia de Covid- 19 e pela adoção de vários modelos remotos (muitas das vezes mediados pelo computador), a educação literária viu-se em uma situação que, aparentemente, seria propícia para o ensino da literatura digital. Todavia, seria isso o que realmente ocorreu? Para responder a essa pergunta, abordaremos a literatura e seus atores em seu contexto educacional, destacando como tais elementos se relacionam e se afetam no mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Roberto do Prado

Possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Araraquara, doutorado-sanduíche pela Université Paris 8 – Vincennes- -Saint-Denis, e graduação em Letras, com Licenciatura e Bacharelado em Português e Francês (2002) e Bacharelado em Italiano (2004) também pela UNESP, campus de Araraquara. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos sobre a comunicação, a arte e a cultura contemporâneas em suas relações com mídias e tecnologias, enfocando sobretudo questões de poética. É Professor Associado do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias da Universidade Estadual de Maringá- UEM.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. In: ARISTÓTELES et al. A poética clássica. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 2005. (p. 17-52)

CAMÕES, Luís de. Lírica completa. Lisboa: Imprensa Nacional. Casa da Moeda, 1980. (vol. 2)

CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. Caderno de análise literária. São Paulo: Ática, 1986.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.

LÉVY, Pierre. O fogo liberador. Trad. Lilian Escorel. São Paulo: Iluminuras, 2001.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: 34, 2001.

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

VIEIRA, Antonio. Sermões. Org. Alcir Pécora. São Paulo: Hedra, 2001. (Tomo 1)

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

do Prado, M. R. (2023). (AINDA) NA SALA DE AULA (?) A literatura, seus professores e seus alunos no contexto contemporâneo. DAT Journal, 8(2), 216–226. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.722