Desenvolvimento de artefato lúdico para conscientização à inclusão social de crianças usuárias de cadeira de rodas

Autores

  • Alice Duk de Azevedo Universidade Feevale
  • Débora Nice Ferrari Barbosa Universidade Feevale
  • Jacinta Sidegum Renner Universidade Feevale
  • Tcheice Laís Zwirtes Universidade Feevale
  • Paulo Ricardo dos Santos Universidade Feevale
  • Ivan César Roos Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i4.733

Palavras-chave:

Design, Inclusão social, Mudança de comportamento, Usuários de cadeira de rodas

Resumo

A cadeira de rodas é a tecnologia assistiva mais utilizada por pessoas com deficiência motora. Entretanto, persistem na sociedade atitudes de preconceito contra essas pessoas. Assim, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um artefato lúdico, a fim de sensibilizar crianças que não possuem deficiência motora, para a inclusão social de crianças usuárias de cadeira de rodas. Para o desenvolvimento da solução, utilizou-se uma metodologia projetual estruturada, baseada em preceitos do design. Com base na coleta de dados, projetou-se um livreto com elementos interativos, com personagens e ferramentas lúdicas voltadas para o público infantil. Espera-se, minimizar as repercussões sociais e comportamentais negativas sobre os usuários de cadeira de rodas.

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Biografia do Autor

Alice Duk de Azevedo, Universidade Feevale

Graduada em Design pela Universidade Feevale.

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Professora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale

Professora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Doutora e mestre em Engenharia de Produção com enfase em Ergonomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tcheice Laís Zwirtes, Universidade Feevale

Doutoranda e Mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Graduada em Design pela Universidade Feevale.

Paulo Ricardo dos Santos, Universidade Feevale

Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Licenciado em Letras – Português & Inglês pela Universidade Feevale.

Ivan César Roos, Universidade Feevale

Bolsista de Iniciação Científica e graduando em Design pela Universidade Feevale.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Azevedo, A. D. de, Barbosa, D. N. F., Renner, J. S., Zwirtes, T. L., Santos, P. R. dos, & Roos, I. C. (2023). Desenvolvimento de artefato lúdico para conscientização à inclusão social de crianças usuárias de cadeira de rodas. DAT Journal, 8(4), 181–195. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i4.733

Edição

Seção

Design, Arte e Tecnologia