Proposta de Educação Socioambiental Biocentrada: especulações pelo design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i1.744

Palavras-chave:

Educação Socioambiental, Biocentrismo, Pedagogias decolonizadoras, Design Anthropology

Resumo

O território Maracanã em São Luís, Maranhão, vive atualmente uma realidade de forte especulação fundiária, acarretando a perda significativa do elemento mais representativo de sua biodiversidade, a juçara² (euterpe oleracea mart.), uma das principais fontes da economia local, tal como o turismo ecológico. Por essa razão, carece de ações que viabilizem a conservação, a regeneração e o fortalecimento socioambiental local. Nessa conjectura, enxerga-se na proposta de educação socioambiental Biocentrada, sustentada pelo Design Anthropology, o fundamento para ideação das ações. Esta proposta visa comungar os princípios de pedagogias decolonizadoras3, pautadas no pensamento biocêntrico, com a finalidade de estimular reflexões de conservação ao patrimônio natural do território em questão, a partir da aproximação com escolas e conselhos locais. O presente artigo, discorre sobre arcabouço teórico-reflexivo de tese em andamento.

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Biografia do Autor

Tayomara Santos dos Santos

doutoranda PPGD-UEMG, Mestre PPGD-UFMA (2020) e Bacharel UFMA (2018) em Design; Bacharel em Administração FACAM (2008); Pesquisadora do Centro de Tecnologia e Cultura (TC-UEMG-CNPq) e colaboradora do Núcleo de Inovação, Design e Antropologia (NIDA-UFMA-CNPq); Membro do corpo editorial da Revista Pensamentos em Design (PPGD-UEMG); Pesquisa sobre práticas socioambientais biosituadas a partir da confluência Design Participativo, Educação Ambiental e Decolonialidade; Pesquisou sobre o artesanato no Maranhão a partir da abordagem do “DesignAntropologia” , correspondendo design, sustentabilidade, identidade, cultura produtiva, o território e seus nativos.

Edson José Carpintero Rezende

possui graduação em Odontologia pela UFMG (1990), licenciatura em Ciências pela PUC-MG (1986), pós-graduação “Latu sensu” em Microbiologia pela PUC-MG (1988), pós-graduação “Latu sensu” em Odontologia Legal pela Associação Brasileira de Odontologia (2003), mestrado em Saúde Coletiva pela UEFS (2006), doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG (2011) e Pós-doutorado em Lazer pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (2019). Atualmente é profes sor efetivo e pesquisador nos cursos de graduação e pós-graduação Latu Sensu e Stricto Sensu na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. É líder do grupo de pesquisa “Design em interface com a saúde” CNPq.

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

Santos, T. S. dos, & Rezende, E. J. C. (2024). Proposta de Educação Socioambiental Biocentrada: especulações pelo design. DAT Journal, 9(1), 17–35. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i1.744