Objetos artísticos digitais diante dos processos de mediação e interação

Autores

  • Andréia Machado Oliveira
  • Hermes Renato Hildebrand

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i3.771

Palavras-chave:

Objeto artístico digital, Ontogênese, Semiótica, Simondon, Peirce

Resumo

Neste artigo, buscamos pensar os objetos artísticos digitais como mediadores entre sujeitos e meios, a partir de dois filósofos que, de maneiras distintas, tratam a realidade de modo relacional e processual. Para Gilbert Simondon, os objetos tecnoestéticos têm o papel de mediar mundos e transformar as relações coletivas, sendo compreendido a partir de uma abordagem ontogenética que não dissocia cultura, tecnologia e natureza. Charles S. Peirce também avalia a complexidade do mundo pela perspectiva de diversas vertentes que extrapolam o humano. Em sua Teoria Semiótica, encontramos as inferências lógicas “abdutiva, indutiva e dedutiva” associado aos sistemas complexos. De fato, esses filósofos nos levam a refletir sobre as relações entre as tecnologias, os organismos vivos, a natureza e sistemas complexos ambientais e culturais. Assim, entendemos que os objetos artísticos digitais são definidos e definem o seu meio associado, bem como se configuram em processos de mediação e interação.

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Biografia do Autor

Andréia Machado Oliveira

Artista, pesquisadora e docente nas áreas de arte, ciência e tecnologia. Pesquisadora do CNPq/PQ2. Pesquisadora Associada da University of the Witwatersrand/ Áfica do Sul. Pós-doutorado na City University of Hong Kong e doutorado na UFRGS e Université de Montréal. Vice-diretora do Centro de Artes e Letras, professora do DAV e do PPG em Artes Visuais, e coordenadora do LabInter/ PPGART na Universidade Federal de Santa Maria. https://www.ufsm.br/laboratorios/labinter

Hermes Renato Hildebrand

Artista, pesquisador e docente nas áreas de arte, ciência e tecnologia. É pesquisador, professor e Livre Docente da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. É chefe do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação – DMM, na UNICAMP. Também é coordenador do Grupo CSGames – Comunicação Semiótica e Games/PUCSP. Faz parte dos coletivos artísticos SCIArts – Equipe Interdisciplinar e do Grupo cAt – Ciência, Arte e Tecnologia. http:// www.hrenatoh.net

Referências

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Publicado

2023-09-25

Como Citar

Oliveira, A. M., & Hildebrand, H. R. (2023). Objetos artísticos digitais diante dos processos de mediação e interação. DAT Journal, 8(3), 122–131. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i3.771

Edição

Seção

4 RETiiNA + 4 Design, Arte e Tecnologia