O design dos produtos publicitário sustentáveis em marcas de tecnologia: A influência em novas ordens de consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i2.785

Palavras-chave:

comunicação publicitária, Design, marcas de tecnologia, Sustentabilidade

Resumo

Esse estudo discute a relação entre a comunicação publicitária em marcas de tecnologia que utilizam a temática sustentável como estratégia de promoção da marca e sua contribuição para a promoção da sustentabilidade na sociedade, visando uma melhor qualidade de vida. A pesquisa, centrada na marca Intelbras, utiliza uma abordagem estético-simbólica, analisando o design dos produtos publicitários no Instagram em julho de 2023. A metodologia qualitativa, baseada em análise minuciosa, revela que a comunicação sustentável tem potencial para influenciar positivamente novas as ordens de consumo. Conclui-se enfatizar a necessidade de alinhar estratégias comerciais voltadas para parceiros de negócios com os princípios sustentáveis. A marca Intelbras exemplifica uma abordagem visual e discursiva que valoriza a energia solar na comunicação com os clientes consumidores, contribuindo para uma sociedade mais consciente e responsável, no entanto apresenta conflitos simbólicos sustentáveis e comerciais no design dos produtos publicitários direcionados aos revendedores e parceiros de negócios.

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Biografia do Autor

Bianca Ariela Eickel Barel

Mestra e Doutoranda em Design (Pós Design/ UFSC). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UNISC, 2017). Publicitária na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) alocada sob edital público (Fapesc) ao Programa Agroinovação. Integrante do grupo de pesquisa Significação da marca, informação e comunicação organizacional (SIGMO/UFSC/CNPq) e do Grupo de Pesquisa LEMME - Inovação Digital.

Richard Perassi Luiz de Sousa

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP, 2001). Mestre em Educação (UFMS, 1995). Bacharel e Licenciado em Artes (UFJF, 1984/86). Professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina, atua nos cursos de graduação em Design e Animação e nos programas de pós-graduação em Design e Engenharia e Gestão do Conhecimento. Realizou estágio pós- -doutoral no Instituto de Arte e Design (IADE/Lisboa, 2015/1) e lidera o grupo de pesquisa Significação da marca, informação e comunicação organizacional (SIGMO/UFSC/CNPq).

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Barel, B. . A. . E., & Sousa, R. P. L. de. (2024). O design dos produtos publicitário sustentáveis em marcas de tecnologia: A influência em novas ordens de consumo . DAT Journal, 9(2), 4–22. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i2.785