Hipnotizados: uma revisão exploratória sobre crianças e tempo de tela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i2.816

Palavras-chave:

Crianças, Tempo de Tela, Saúde Infantil, Design de Interface, Design da Informação

Resumo

O design da informação para interfaces digitais tem se popularizado pelos tópicos de experiência do usuário. Ao investigar a literatura da área, vê-se nas interfaces a intenciolalidade de captar ao máximo a atenção do usuário, reduzir seu esforço e, por conseguinte, mantê-lo conectado. As áreas de saúde, no entanto, têm pesquisado e alertado acerca dos danos ao desenvolvimento infantil causados pelo uso de telas. O presente estudo procura confrontar a perspectiva do Design da Informação sobre o uso de telas com o conhecimento produzido por áreas da saúde. Enquanto primeiro passo exploratório, este artigo conta com uma pesquisa sistemática rodada com a metodologia TEMAC dentro da área da nutrição. Foram obtidos 408 resultados e 7.470 citações. Nota-se um padrão aparente de correlação entre uso excessivo de telas e maus padrões alimentares entre crianças. É possível notar que há uma preocupação latente da comunidade da saúde relacionada ao consumo de telas por crianças.

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Biografia do Autor

Debora Teixeira Vilarinhos

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Brasília (2020). Atualmente é designer de produto para o segmento automotivo na empresa ília. É pesquisadora mestranda no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília, no qual investiga o uso de telas por crianças.

Tiago Barros Pontes e Silva

Professor Associado do Departamento de Design da Universidade de Brasília e pesquisador do PPG Design, atuando nas áreas de Ergonomia Cognitiva, Design de Interação, da Informação e de Jogos Sérios, com foco em tarefas cognitivas complexas, ubiquidade, portabi- lidade, segurança, aprendizagem e ludicidade. Doutor em Arte (2014) pela UnB, investigando o campo da Arte Computacional Evolutiva sobre Vida Artificial, emergência e complexidade efetiva. Mestre em Psicologia (2006) pela UnB com ênfase em Ergonomia Cognitiva aplicada a ambientes e interfaces, estudando a apresentação da informação em artefatos portáteis. Bacharel em Design em Projeto de Produto (2002) e Programação Visual (2003) pela UnB.

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Vilarinhos, D. T., & Silva, T. B. P. e. (2024). Hipnotizados: uma revisão exploratória sobre crianças e tempo de tela. DAT Journal, 9(2), 192–209. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i2.816