Um Espaço-tempo de Serendipidade

Explorando o Acaso como Ferramenta de Inovação no Design de Serviços

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i2.837

Palavras-chave:

Serendipidade, Design de Serviços, Inovação, Evenos de Conhecimento

Resumo

Este artigo investiga o papel da serendipidade como ferramenta de inovação no design de serviços, com foco em eventos de conhecimento. Serendipidade, entendida como a descoberta acidental de valor, é tradicionalmente vista como imprevisível. No entanto, o estudo propõe que é possível desenhar contextos que favoreçam o inesperado, enriquecendo a experiência do usuário e gerando novas interações. A partir de uma revisão conceitual e exemplos práticos, o texto explora como eventos de inovação, como festivais e conferências, podem ser projetados para maximizar a serendipidade. Argumenta-se que, ao permitir que o acaso ocorra em ambientes estrategicamente desenhados, serviços podem facilitar conexões imprevistas, insights e soluções inovadoras. O artigo conclui que, apesar de ser impossível controlar completamente o acaso, designers podem criar condições para que a serendipidade floresça, oferecendo valor adicional tanto ao usuário quanto ao sistema de inovação.

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Biografia do Autor

Sofia Vasconcelos Maciel, CESAR School

Sofia Maciel é mestra em Design (CESAR School), pesquisadora com foco em Design de Serviços e Inovação para Eventos. Formada em Arquitetura & Urbanismo (UFPE), com cursos de extensão na De Montfort University (UK), Università degli Studi di Milano-Bicocca (Itália) e Universitat de Barcelona (Espanha). Há 8 anos, atua tanto como colaboradora quanto empreendedora em serviços centrados no usuário.

Willian das Neves Grillo, CESAR School

Willian Grillo é Doutorando em Design de Serviços Habilitados por Inteligências Artificiais, Design Lead no CESAR e professor do programa de mestrado em Design na CESAR School. Formado em Administração (UFRGS), especialista em Design Centrado no Usuário (Positivo) e mestre em Design (CESAR School). Com 18 anos de experiência, liderou projetos de UX, Pesquisa com Usuários e Design de Serviços em empresas como GoDigital, Acxiom Brasil e Brivia.

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Publicado

2025-08-25

Como Citar

Maciel, S. V., & Grillo, W. das N. (2025). Um Espaço-tempo de Serendipidade: Explorando o Acaso como Ferramenta de Inovação no Design de Serviços. DAT Journal, 10(2), 42–55. https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i2.837