Um Espaço-tempo de Serendipidade
Explorando o Acaso como Ferramenta de Inovação no Design de Serviços
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i2.837Palavras-chave:
Serendipidade, Design de Serviços, Inovação, Evenos de ConhecimentoResumo
Este artigo investiga o papel da serendipidade como ferramenta de inovação no design de serviços, com foco em eventos de conhecimento. Serendipidade, entendida como a descoberta acidental de valor, é tradicionalmente vista como imprevisível. No entanto, o estudo propõe que é possível desenhar contextos que favoreçam o inesperado, enriquecendo a experiência do usuário e gerando novas interações. A partir de uma revisão conceitual e exemplos práticos, o texto explora como eventos de inovação, como festivais e conferências, podem ser projetados para maximizar a serendipidade. Argumenta-se que, ao permitir que o acaso ocorra em ambientes estrategicamente desenhados, serviços podem facilitar conexões imprevistas, insights e soluções inovadoras. O artigo conclui que, apesar de ser impossível controlar completamente o acaso, designers podem criar condições para que a serendipidade floresça, oferecendo valor adicional tanto ao usuário quanto ao sistema de inovação.
Downloads
Referências
GENCIA SEBRAE. REC’n’Play 2023 se consolida como o maior evento de inovação e tecnologia do país. 01 11 2023. Disponível em: https://pe.agenciasebrae.com.br/inovacao-e-tecnologia/recnplay-2023-se-consolida-como-o-maior-evento-de-inovacao-e-tecnologia-do-pais/. Acesso em: 06 05 2023.
ALLEN, J, O’TOOLE, W, HARRIS, R & McDONNEL, I. Festival and Special Event Management. Wiley, 2021.
BUSCH, C. Towards a Theory of Serendipity: a Systematic Review and Conceptualization. Journal of Management Studies. 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/joms.12890
CUNHA, J & PROVIDENCIA, B. Percursos do Design Emocional. 2C2T Lab2PT, 2020.
CNN. Brasil teve recorde de público no festival de inovação. 24 03 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/sxsw-2024-brasil-teve-recorde-de-publico-no-festival-de-inovacao/. Acesso em: 07 05 2024.
DANZICO, L. The Design of Serendipity is Not By Chance. Interactions. AUTHENTICITY IN NEW MEDIA XVII.5 September + October 2010. Disponível em: https://interactions.acm.org/archive/view/september-october-2010/the-design-of-serendipity-is-not-by-chance1. Acesso em: 22 02 2024.
DIARIO DE PERNAMBUCO. Festival de Inovação e Tecnologia chega a Lagoa de Itaenga no fim de abril. 16 04 2024. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/ultimas/2024/04/festival-de-inovacao-e-tecnologia-chega-a-lagoa-de-itaenga-este-mes.html. Acesso em: 07 05 2024.
GLOBO. O Que Esperar do Web Summit Rio 2024? 16 04 2024. Disponível em: https://gente.globo.com/o-que-esperar-do-web-summit-rio-2024/. Acesso em: 04 05 2024.
MAGALHÃES, A. L. Serendipidade na investigação científica. Rev. Ciência Elem., V10(4):057, 2022 DOI: https://doi.org/10.24927/rce2022.057
NORMAN, D. Design Emocional. Rocco, 2008.
PENIN, L. An introduction to service design: designing the invisible. Bloomsbury Publishing, 2018.
REVIGLIO, U. Serendipity as an emerging design principle of the infosphere: challenges and opportunities. Ethics and Information Technology, Vol 21 No 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10676-018-9496-y
SCHRAEFEL, M. Discovery is never by chance: Designing for (Un)Serendipity.
SMETS, A. Designing for serendipity: a means or an end? Emerald Insight, Journal of Documentation, Vol 79 No 3, 2022. DOI: https://doi.org/10.1108/JD-12-2021-0234
STICKDORN, M., e SCHNEIDER, J. This Is Service Design Thinking. Wiley, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DAT Journal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.