Design e saúde e sua convergência com o design psicoeducacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i3.850

Palavras-chave:

Design, Saúde, Psicoeducação

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a convergência do design e saúde com o design psicoeducacional. Inicialmente, apresentamos aplicações práticas do design na saúde, como embalagens de medicamentos, equipamentos médicos e infraestrutura hospitalar. Em seguida, fazemos um breve retrospecto bibliográfico dos termos que fazem referência ao design e saúde, além dos autores da área de design mais citados nos artigos de 2010 a 2016. Entendemos que Gui Bonsiepe, Barab e Squire foram os autores mais citados entre os artigos de design e saúde. Adiante, fazemos um retrospecto do Design Psicoeducacional a partir dos estudos do Dr. Glenn Snelbecker (1929 - 2010) e dos educadores e pesquisadores Henry P. Cole e Warren E. Lacefield. Finalmente, apresentamos um estudo de caso com a metodologia do projeto de design na perspectiva de Gui Bonsiepe em um programa de acolhimento ao luto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato de Amorim Gomes

Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontífica Universidade Ca- tólica de São Paulo (2013), possui pós graduação em Gestão de Projetos pela Faculdade Impacta Tecnologia (2007) e Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2003). Professor de Publicidade e Propaganda da Universidade Anhembi Morumbi. Fundador e Diretor Execu- tivo da Wire EdTech Solutions. Editor Chefe do Portal Design Educacional.

Milton Terumitsu Sogabe

Docente na Universidade Anhembi Morumbi, no PPG Design (2017-atual), atua na área da arte e tecnologia desde os anos 80, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica, na PUC-SP, e pós-doutorado no Departamento de Comunica- ção e Arte, da Universidade de Aveiro.

Referências

ALVES, Tânia Maria. Tese (doutorado) Formação de Indicadores para a psicopatologia do luto | Tânia Maria Alves. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.

BONSIEPE, Gui. Metodologia experimental: desenho industrial/coordenação. Brasília: CNPq/Coordenação. Editorial, 1984.

CARDODO, Rafael. Design para um mundo complexo, Ubu Editora, 2022.

CELUPPI, Maria Cristina; MEIRELLES, Célia Regina Moretti. O Método Projetual de Bonsiepe. Fonte: https://www.researchgate.net/profile/Maria-Celuppi/publication/322937108_O_METODO_PROJETUAL_DE_BONSIEPE_1984_E_OS_ENCONTROS_DISCIPLINARES_NO_BRASIL/links/5a787ed9aca2722e4df30517/O-METODO-PROJETUAL-DE-BONSIEPE-1984-E-OS-ENCONTROS-DISCIPLINARES-NO-BRASIL.pdf. Acessado em: 28/06/20024

COLE, Henry P; LACEFIELD, Warren E. Theories of Learning, Development, and Psychoeducational Design: Origins and Applications in Nonschool Settings, 1982. Fonte: https://www.researchgate.net/publication/235764748_Theories_of_Learning_Development_and_Psychoeducational_Design_Origins_and_Applications_in_Nonschool_Settings. Acessado em: 07/11/2023.

LEMES, C. B., & Ondere Neto, J. Aplicações da Psicoeducação no Contexto da Saúde. Trends in Psychology / Temas em Psicologia, 25(1), 17-28. DOI: 10.9788/TP2017.1-02, 2017 DOI: https://doi.org/10.9788/TP2017.1-02

MANZANARES, Raquel Dastre; LANA, Sebastiana Luiza Bragança; A INTERFACE ENTRE DESIGN E SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Fonte: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/5509. Acessado em: 13/06/2024

SNELBECKER, Glen. Learning Theory, Instructional Theory, and Psychoeducational Design Glen E. Snelbecker. New York, McGraw-Hill Book Company, 1974. Fonte: https://www.jstor.org/stable/30217823. Acessado em: 20/04/2024.

SKRABE, Celso. Chegou a hora e a vez do design. Anuário Hospital Best. Eximia Comunicação:São Paulo, 2010. Disponível em: https://issuu.com/fdellatorre/docs/anuario_design_01_montado. Acesso em: 18 dez. 2016.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Gomes, R. de A., & Sogabe, M. T. (2024). Design e saúde e sua convergência com o design psicoeducacional. DAT Journal, 9(3), 181–190. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i3.850