Design Gráfico com Codificação Criativa

Utilizando a Arte Abstrata como Lógica Bidimensional no Desenvolvimento de Projetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i3.852

Palavras-chave:

Design Gráfico, Lógica, Arte Abstrata, Codificação Criativa, Método de Design

Resumo

Este artigo descreve uma abordagem para ensinar codificação criativa para estudantes de design. Pode responder a uma situação em que a “apreensão da substituição da automação” da inteligência artificial e da aprendizagem automática no que diz respeito à produção de design gráfico pode afetar os alunos. Como tal, este artigo também pretende evocar a importância da diversidade na resolução de problemas e nos métodos. Este texto começou com uma revisão da literatura sobre estratégias para codificação criativa no ensino superior em design. É apresentada uma metodologia detalhada de uso da arte abstrata como princípio para aplicar a lógica bidimensional na criação de codificação. O método foi aplicado durante dois semestres em um curso de design de 120 horas composto por aulas práticas de laboratório e desenvolvimento de projetos. Por fim, dois projetos significativos onde o aprendizado tutorial de lógica e codificação resultaram em produtos de design gráfico foram selecionados para discutir o método. Este trabalho contribui para o tema, fornecendo dados adicionais que apoiam métodos de codificação criativa na educação em design visual, ao mesmo tempo que demonstra o potencial gráfico de tal abordagem.

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Biografia do Autor

Marília Lyra Bergamo

Dra Marília Lyra Bergamo é pesquisadora e artista computacional. Ela lecionou design gráfico e de interação, artes digitais e game art nos últimos 17 anos. Atualmente é professora de arte de jogos/design interativo na Escola de Humanidades, Ciências Criativas e Sociais da Universidade de Newcastle, Austrália.  Ela se formou em Design e Ciência da Computação e trabalhou com design de interfaces no início da carreira. Seu trabalho como educadora também começou em Design de Interface e gráfica impressa tradicional. Como artista, buscou produzir e pesquisar arte relacionada à interação, às imagens digitais e ao conceito de evolução e interação com sistemas digitais.

Andre Luiz Silva

MA André Silva é um designer multidisciplinar que trabalha na intersecção entre arte, arquitetura e design digital. Tem interesse em metodologias de projetos, Interação Humano-Computador, Técnicas Tradicionais e Tecnologia de Computação para desenvolver Arquitetura, Produtos e Arte. Atualmente é doutorando na linha de pesquisa Poéticas Tecnológicas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. Ele tem experiência no ensino de disciplinas de design gráfico, de interiores e de moda, com foco em codificação criativa e abordagens de design generativo. Ele ensina arquitetura, com foco em história da arte, representação e design. Sua experiência de ensino e pesquisa concentra-se em metodologias de design digital, criatividade e fluxos de trabalho influenciados pela inteligência artificial.

Victor Hugo Soares Valentim

Professor Adjunto de música, arte e tecnologia no CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Músico, Produtor Musical, Artista Multimídia, Pesquisador de música e novas tecnologias, graduado em composição musical e mestre em arte e tecnologia pela Universidade de Brasília e doutorando em poéticas tecnológicas pelo PPG-Artes. Atua no cenário da música e da arte tecnologia, com experiência em pesquisa e criação artística das relações entre o som e a imagem, com trabalhos apresentados no Brasil e diversos países. Desenvolve pesquisas de criação de obras para fulldome (cinema para planetários), projeção mapeada, projetos em música, arte e tecnologias emergentes.

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Lyra Bergamo, M., Luiz Silva, A., & Hugo Soares Valentim, V. (2024). Design Gráfico com Codificação Criativa: Utilizando a Arte Abstrata como Lógica Bidimensional no Desenvolvimento de Projetos. DAT Journal, 9(3), 108–124. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i3.852