Design Gráfico com Codificação Criativa
Utilizando a Arte Abstrata como Lógica Bidimensional no Desenvolvimento de Projetos
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i3.852Palavras-chave:
Design Gráfico, Lógica, Arte Abstrata, Codificação Criativa, Método de DesignResumo
Este artigo descreve uma abordagem para ensinar codificação criativa para estudantes de design. Pode responder a uma situação em que a “apreensão da substituição da automação” da inteligência artificial e da aprendizagem automática no que diz respeito à produção de design gráfico pode afetar os alunos. Como tal, este artigo também pretende evocar a importância da diversidade na resolução de problemas e nos métodos. Este texto começou com uma revisão da literatura sobre estratégias para codificação criativa no ensino superior em design. É apresentada uma metodologia detalhada de uso da arte abstrata como princípio para aplicar a lógica bidimensional na criação de codificação. O método foi aplicado durante dois semestres em um curso de design de 120 horas composto por aulas práticas de laboratório e desenvolvimento de projetos. Por fim, dois projetos significativos onde o aprendizado tutorial de lógica e codificação resultaram em produtos de design gráfico foram selecionados para discutir o método. Este trabalho contribui para o tema, fornecendo dados adicionais que apoiam métodos de codificação criativa na educação em design visual, ao mesmo tempo que demonstra o potencial gráfico de tal abordagem.
Downloads
Referências
Artut, S. Geometric Patterns with Creative Coding Coding for the Arts. 1st ed. 2023. [Online]. Berkeley, CA: Apress, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4842-9389-8_1
Bergstrom, I. & Lotto, R. B. Code Bending: A New Creative Coding Practice. Leonardo (Oxford), Vol. 48, No. 1, pp. 25-13., 2015. DOI: https://doi.org/10.1162/LEON_a_00934
Costa, M . Creative coding expanding visual possibilities in graphic design. PhD diss. (ESAD - Escola Superior de Artes e Design). In 2023, (https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/45675) .
Duyver, A., Groeneveld, W., & Aerts, K. Does Interdisciplinary Creative Coding Boost Creativity? A Mixed Methods Approach. Preprint, submitted on 03 Jul 2023. (https://arxiv.org/abs/2307.00800)
Edmonds, E. Art and Code: Programming as a Medium. In: Brooks, A., Brooks, E. (eds) Interactivity, Game Creation, Design, Learning, and Innovation. ArtsIT DLI 2019 2019. Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, vol 328. Springer, Cham, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-53294-9_1
Jia, P. & Li, C. & Liu, Z & Shen, Y. & Chen, X. & Yuan, Y. & Zheng, Y. & Chen, D. & Li, J. & Xie, X. & Zhang, S. & Guo, B. COLE: A Hierarchical Generation Framework for Graphic Design. Preprint, submitted on 28 Nov 2023. (https://arxiv.org/abs/2311.16974)
Knochel, A. D. & Patton, R. M. If Art Education Then Critical Digital Making: Computational Thinking and Creative Code, National Art Education Association, Vol. 57, No. 1, pp. 21-38, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/00393541.2015.11666280
Matthews, B. & Shannon, B. & Roxburgh, M. Destroy All Humans: The Dematerialisation of the Designer in an Age of Automation and its Impact on Graphic Design—A Literature Review, International Journal of Art & Design Education, Vol. 42, No. 3, pp. 367-383, 2023. DOI: https://doi.org/10.1111/jade.12460
Mosher, M. Processing: A Programming Handbook for Visual Designers and Artists, Second Edition by Casey Reas, Ben Fry (review). Leonardo (Oxford). 49 (5), 476–477, 2016. DOI: https://doi.org/10.1162/LEON_r_01316
Reas, Casey. et al. Form+code in design, art, and architecture. New York: Princeton Architectural Press, 2010.
Shiffiman, D. Learning Processing: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and Interaction. Burlington, MA: Morgan Kaufmann Publishers, 2008.
Terroso, T. & Pinto, M. Programming for Non-Programmers: An Approach Using Creative Coding in Higher Education, International Computer Programming Education Conference (ICPEC). Open Access Series in Informatics (OASIcs), Vol.102, pp. 13:1-13:8, Schloss Dagstuhl - Leibniz-Zentrum für Informatik, 2022.
Xisto, T, Playful Occupations: Mobile Creative Coding for Critical Consciousness. PhD diss., (Program in Media Arts and Sciences (Massachusetts Institute of Technology). In 2023 (https://dspace.mit.edu/handle/1721.1/153095)
Zhang, Y. & Funk, M. Coding Art: The Four Steps to Creative Programming with the Processing Language. 1st Edition. [Online]. Berkeley, CA: Apress L. P, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4842-6264-1_1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.