Oneroom-Babel: tecnologia poética de enfrentamento

poetic technology of coping

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i3.854

Palavras-chave:

Arte e Tecnologia, Realidade Virtual, Experiência Perceptiva e Incorporação., Ação de resistência.

Resumo

O artigo analisou a obra imersiva OneRoom-Babel (2023) de Sanghee, para apontar como os processos perceptivos são tecnologicamente condicionados em poéticas artísticas. Tornou-se claro que as incorporações de dispositivos são atividades operatória da poética e fundamentais para a manifestação da subjetividade artística. A reflexão se apoiou metodologicamente na dimensão prática do processo de criação (Rey, 2002), localizando seus elementos técnicos e em seguida, apropriou-se dos conceitos de corpo próprio (Merleau-Ponty, 1999) e incorporação (Ihde, 2017) para descrever as operações poéticas. Por fim, evidenciou-se as razões que levam a obra a se configurar como uma ação poética-tática (Certeau, 2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Fernandes Pinheiro do Amaral

Bolsista de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) (agosto 2023- dezembro 2023) no Interface Culture Department da Kunstuniversität Linz / University of Art Linz, Linz - Áustria. Bolsista CAPES (1 semestre 2022) e Bolsista FAPESP (2 semestre 2022-atual) no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Graduada em Artes Visuais com ênfase em Licenciatura pela PUCCAMP (2021). Bolsista em Iniciação Científica pela FAPESP (2019-2020). Bolsista de Iniciação à Docência - PIBID (2018-2019). No campo da pesquisa em arte, se interessa por práticas artísticas que diluem as fronteiras entre linguagens e materialidades na investigação das temáticas: processos de criação; imagem, corporeidade e memória; multissensorialidade; identidade; filosofia da tecnologia; dispositivos tecnológicos. 

Luisa Angélica Paraguai Donati

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Consultora Ad Hoc da CAPES e FAPESP. Reviewer da Leonardo Digital. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos: Cultura e Arquitetura (EUCA). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Produção e Pesquisa em Arte. Pesquisadora e artista investiga linguagens e tecnologias enquanto modos de percepção do espaço cotidiano. Possui graduação em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Multimeios, Instituto de Artes na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado no Planetary Collegium, Nuova Accademia di Belle Arti NABA, Milão e no Programa de Pós Graduação em Performances Culturais, Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Referências

ALEKSANDRA, E. The Harsh Reality of Being a One-Room Tenant in South Korea. Yonsei University. Seoul. s.d. Disponível em: <https://annals.yonsei.ac.kr/news/articleView.html?idxno=11183>. Acesso em jun. 2024.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2008.

FEENBERG, A. Replies to critics. In: Tyler J. Veak (Editor). Democratizing technology: Andrew Feenberg’s critical theory of technology. State University of New York Press, 2006.

FEENBERG, A. Racionalização subversiva: tecnologia, poder e democracia. In Ricardo T. Neder (Org). A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasiília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina; CDS; UnB; Capes, 2013.

IHDE, D. What is Postphenomenology? In: Postphenomenology and Technoscience: The Peking University Lectures: New York: SUNY Press, 2009. DOI: https://doi.org/10.1515/9781438426402

IHDE, D. Tecnologia e o mundo da vida: do jardim à Terra. Chapecó: Editora da Universidade Federal Fronteira Sul, 2017. DOI: https://doi.org/10.7476/9788564905610

LEOTE, R. Processos Perceptivos e e multissensorialidade: entendendo a arte multimodal sob conceitos neurocientíficos. In: ArteCiênciaArte [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015, p. 23-44. DOI: https://doi.org/10.7476/9788568334652

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MERLEAU-PONTY, M. O Primado da Percepção e Suas Consequências Filosóficas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

MURRAY, J. Hamlet no Holodeck. São Paulo: UNESP/Itaú Cultural, 2003.

REY, S. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. A Colocação do Problema: Arte Como Processo Híbrido. In: Blanca Brites e Élida Tessler (Org.). Metodologia da Pesquisa em Artes Visuais. Porto Al egre: UFRGS, 2002, p. 123-140.

ROCHA, C. Perspectivas de Interação: um olhar sobre o interator. In: Pablo Gobira (org.). Percursos Contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia. Belo Horizonte: EduUEMG, vol. 1, p. 103-116, 2018.

ROCHA, C. Pontes, janelas e peles: cultura, poéticas e perspectivas das interfaces computacionais. Goiânia: FUNAPE: Media Lab; CIAR; UFG, 2014.

ROCHA, C. Três concepções de interfaces computacionais na arte tecnológica. In Suzete Venturelli (Org.), Anais do 9º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#9ART): sistemas complexos artificiais, naturais e mistos, 2010. p. 101-105. Disponível em: <https://www.repositoriobib.ufc.br/000028/000028eb.pdf>. Acesso em fev. 2022.

SALLES, C. A. Gesto inacabado: processo de criação artistica. São Paulo: Intermeios, 2013.

SALLES, L. Poética e Tecnologia. In Cleomar Rocha (org.), Anais do V Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas. Goiânia: Media Lab / UFG, 2018. p. 78-92.

SANGHEE. CV, s.d. Disponível em: <https://sanghee.xyz/cv>. Acesso em jul. 2024.

SANGHEE. Oneroom-Babel (2022-2023), s.d. Disponível em: <https://sanghee.xyz/oneroom-babel-2022-2023>. Acesso em jul. 2024.

SANGHEE. Prix Ars Electronica, s.d. Disponível em: <https://sanghee.xyz/prix-ars-electronica-2023>. Acesso em jul. 2024.

SANGHEE. WORK, s.d. Disponível em: <https://sanghee.xyz/work>. Acesso em jul. 2024.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Amaral, B. F. P. do, & Donati , L. A. P. (2024). Oneroom-Babel: tecnologia poética de enfrentamento: poetic technology of coping. DAT Journal, 9(3), 82–94. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i3.854